Segurança em ferrovia é tema de palestra em Juruti
Cerca de trezentos pecuaristas de 32 comunidades das regiões de lago e planalto de Juruti, no Oeste do Estado, participaram do V Encontro de Pecuaristas, promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais do município, com apoio do Programa Espia o Trem, desenvolvido em parceria pela empresa Terra Meio Ambiente e pela mineradora Alcoa, que possui um empreendimento para a extração de bauxita em Juruti.
Com o tema “Sindicato forte promove cidadania”, o evento contou com a presença de representantes do setor produtivo, agropecuário, da Federação de Agricultura do Estado do Pará (Faepa), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Prefeitura de Juruti. Para o presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Juruti, Saul Cohen, o encontro foi uma oportunidade de aproximar sindicato e pecuaristas. “Como o trabalho desses produtores faz com que eles fiquem longe da base do nosso município, essa foi a oportunidade de reuni-los para informar sobre diversos aspectos relacionados à produção rural: vacinação do gado, a questão do sindicato forte para trazer benefícios a eles. Mas o principal objetivo desse encontro é o de trazer conhecimentos, com a realização de palestras”, afirma.
O município de Juruti possui mais de 29 mil cabeças de gado, de acordo com informações divulgadas no último perfil da pecuária municipal, traçado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010. O número representa cerca de 10% do rebanho total da microrregião de Óbidos, onde se localiza. O fortalecimento sindical foi apontado como um dos principais aspectos que podem contribuir com a melhoria na qualidade do rebanho local – e por conseguinte, da competitividade deste no mercado.
“O setor agropecuário aqui na região é atuante. A gente vê a produção crescendo e os produtores, através de sua organização sindical, precisam estar fortalecidos. É preciso um sindicato mais atuante, prestando bons serviços aos associados. Também é preciso estabelecer parcerias com os governos municipal, estadual e federal e com o setor empresarial e privado”, destaca o coordenador do programa Sindicato Forte, do SENAR, Celso Botelho.
A coordenadora do programa “Espia o Trem”, Márcia Marques, da Terra Meio Ambiente realizou palestra a respeito da segurança no traslado do gado, sobretudo em áreas como da ferrovia que transporta a bauxita minerada pela Alcoa até o Porto, e nas rodovias. “Trabalhamos na sensibilização e na conscientização para o traslado do gado de forma responsável, respeitando as normas de segurança, orientando sobre a maneira de se conduzir na ferrovia e na rodovia, garantindo a segurança do trânsito de Juruti”, explica.
Espia o trem – Criado em 2009, o Programa “Espia o Trem” busca a construção de novos valores e atitudes no que diz respeito ao tráfego ferroviário local. O programa de Segurança e Educação do Trem percorre as localidades e escolas de Juruti propagando valores importantes como segurança e cidadania, a partir da participação das pessoas na construção de uma sociedade sustentável.
As atividades são realizadas em dois eixos. O cultural utiliza intervenções teatrais, contação de histórias e exibição de filmes para um convívio seguro de todos os públicos que se relacionam com a ferrovia. O pedagógico trabalha com treinamentos e qualificação de professores em escolas e associações do município para conscientizar a comunidade.
Fonte: Temple Comunicação