OAB quer afastamento de promotora que agrediu advogado

Saul Quadros

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia, Saul Quadros, enviou ofício ao procurador-geral de Justiça, Wellington Lima e Silva, para requerer a instauração de procedimento disciplinar contra a promotora Cleide Ramos Reis. Ela é acusada de agredir o advogado Murilo de Freitas Azevedo durante audiência na Vara Criminal da Comarca de Santo Amaro, na Bahia.

O advogado afirma ter levado um soco da promotora na altura do rosto, o que lhe teria causado sangramento no interior da boca. Após a agressão, o juiz que conduzia a audiência, Alberto Fernando Sales de Jesus, suspendeu o julgamento. No ofício, o presidente da OAB-BA sustenta que destemperos como esses não podem ser permitidos e devem ser rechaçados, principalmente quando partem de uma representante do Ministério Público.

“O MP tem por objetivo promover a defesa da ordem jurídica e do regime democrático, e obrigação de zelar pela paz social, devendo ser exemplo de retidão à sociedade”, afirmou Quadros. Segundo ele, casos como esse não podem maculá-lo.

O dirigente da OAB-BA solicitou o afastamento preventivo da promotora e que, ao final do procedimento, seja aplicada a pena de demissão. Com informações da Assessoria de Imprensa da Conselho Federal da OAB e da OAB-BA.

Fonte: Consultor Jurídico

Um comentário em “OAB quer afastamento de promotora que agrediu advogado

  • 13 de julho de 2012 em 14:35
    Permalink

    A conduta da Promotora de Justiça da Bahia não foi SO infeliz. FOI CRIMINOSA E ULTRAJANTE!!
    A pessoa tem q/ saber se reprimir, principalmente as autoridades.
    Seria o fim de TUDO se nós, todas as vezes q/ sentíssimos vontade de agredir fisicamente os outros, assim agíssimos!
    Sabe-se muito bem q/ tem PESSOA q/ pede p/ apanhar, tem gente q/ nos provoca MAS NÓS SOMOS SERES HUMANOS, CIVILIZADOS.
    Não somos selvagens!!
    Temos MEIOS LEGAIS p/ nos DEFENDER , LOGO DEVEREMOS USÁ-LOS PERANTE EVENTUAIS ATAQUES FÍSICOS E/OU MORAIS!!
    Inclusive nesse lamentável E RIDÍCULO AO EXTREMO episódio acima, a Promotora teve muita sorte do Advogado não revidar. O Advogado foi muito profissional, ÉTICO, humano e cavalheiro por não bater em mulher mesmo esta lhe atacando SELVAGEMENTE.
    Se a Promotora estiver em estágio probatório, acredito q/ acabou muito precocemente sua carreira no MP da Bahia, pois sua conduta infeliz, criminosa e ultrajante é totalmente incompatível com o Ministério Público Estadual qúe é um ÓRGÃO DA LEI, DO POVO, DOS BONS COSTUMES PROFISSIONAIS E MORAIS QUE POSSUI EXTREMA RESPONSABILIDADE C/ O POVO; SEUS MEMBROS , TODOS OS PROMOTORES E PROCURADORES DE JUSTIÇA, são profissionais q/ antes de tudo, TEM Q/ DAR BOM EXEMPLO.
    O CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) deverá ser acionado se o MP da Bahia não punir com rigor a atituda dessa infeliz.
    Advogado, Promotor de Justiça, Juiz de Direito, Delegados de Polícia etc etc e tal, podem ter pavil curto, são seres humanos passíveis de erro, mas tem O DEVER, A OBRIGAÇÃO de dar bom exemplo, de agir conforme a lei.
    Se eu fosse participar de uma audiência q/ eu soubesse q/ teria q/ enfrentar uma autoridade q/ gosta de agredir fisicamente os outros , eu ía sim cumprir meu dever, temerosa mas ía!! ÍA SIM MAS MUITO \”REBARBADA\”, preparada \”até os dentes\” conforme a lei me ampara.
    Cada caso é um caso mas sabemos q/ existe o bom senso, a legítima defesa e claro, tbm as agressões mútuas.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *