Missa marca 5 anos da morte de Dom Lino

Dom Lino

Nesta segunda-feira, 06/08, dia da Transfiguração do Senhor, está fazendo 05 anos que o nosso saudoso Dom Lino Vombommel partiu para a morada eterna. Na tarde do dia 3 de agosto de 2007 ele sofreu um AVC e três dias depois, às 14h, Deus o chamou para a glória celeste. Uma celebração aconteceu na catedral de Nossa Senhora. da Conceição, às 18h desta segunda-feira. Vieram a Santarém para esta celebração sua irmã Zita e esposo (diácono permanente) Osni e sua sobrinha Inês com esposo Odir.

Dom Lino Vombommel nasceu em Teresópolis/SC a 24 de julho de 1934. Ingressou na Ordem dos Frades Menores (OFM) – Província da Imaculada Conceição –  a 23 de dezembro de 1957. Em 1961, em Petrópolis/RJ, foi ordenado diácono pelo saudoso Dom Tiago Ryan. Não sabia, até então, que Deus lhe havia reservado o reencontro com Dom Tiago 20 anos depois, em Santarém. Dom Lino recebeu o sacramento do Sacerdócio em Petrópolis/RJ no dia 15 de dezembro de 1962. Eleito Bispo titular de Giunca di Bisacena e Auxiliar de Santarém no dia 25 de maio de 1981.

Num fim de tarde do dia 15 de agosto de 1981 foi ordenado Bispo em Santarém, na praça de São Sebastião. Designado Bispo Coadjutor de Santarém com direito a sucessão do Exmo. Bispo Tiago Ryan, em 15 de junho de 1983. Em 27 de novembro de 1985, Dom Lino recebeu o cajado e tomou posse como Bispo Titular da Diocese de Santarém.

Dom Lino foi fundador da Pastoral Nipo-Brasileira em plano nacional e Vigário da Paróquia de São Francisco de Assis, Vila Clementino, São Paulo. Coordenou o Setor Episcopal Sul de São Paulo de 1970 a 1971.

Foi Secretário Geral da Pastoral e dos Setores de atividades da Província de 1972 a 1973.

O Bispo Emérito também foi Presidente Nacional da Pastoral Nipo-Brasileira, de 1976 a 1980, e Delegado Apostólico para a Missão Japonesa no mesmo período.

Definidor da Província de 1974 a 1979 e Vice-Provincial de 1979 a 1981.

Simples e discreto. Essas eram algumas das virtudes de Dom Lino Vombommel. O catarinense que, adotou Santarém como sua terra querida, chegou aos 25 anos de episcopado “com a graça de Deus” como ele costumava dizer. Em 1981, esse grande pastor chegou trazendo na bagagem o desejo (mesmo com a consciência dos desafios) de fazer acontecer o Reino de Deus numa terra distante, de difícil acesso, com um povo sedento da Boa Nova de Jesus.

Dom Lino viu com os “olhos do coração” as necessidades de uma diocese geograficamente imensa. E com a simplicidade, marca de seu pastoreio, conquistou padres, movimentos e grupos eclesiásticos, pastorais, congregações religiosas, organismos da Diocese, e muitos amigos. Todos passaram a fazer parte da grande missão da Igreja local, missão esta sob o cajado do nosso pastor.

Nas comemorações do Jubileu de Prata de Dom Lino (2006), o povo se reuniu para agradecer a Deus pela vida deste Pastor Missionário. A alegria era visível no rosto do Bispo Emérito por fazer parte da vida deste povo amazônico que o recebeu com muito carinho em 1981.

Fonte: RG 15/O Impacto e Pascom/Diocese de Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *