Igreja vai fiscalizar compra de votos e candidatos “ficha suja”

Membros do Comitê

O candidato que quiser comprar votos pode encontrar sérios oponentes à essa ação eleitoreira. Surgiu no caminho desses candidatos ‘fichas sujas e corruptos’ a Comissão de Justiça e Paz da Diocese de Santarém, com objetivo de fiscalizar e coibir a ação de candidatos com o passado ‘pregresso’, ‘nada publicano’ na Justiça Eleitoral, durante a campanha para as eleições do dia 07 de outubro deste ano, aos cargos de vereador e prefeito.

Para traçar metas e planos de combate à corrupção eleitoral, membros da Diocese de Santarém realizaram uma reunião nesta semana, com a presença de representantes de diversas entidades parceiras no combate a corrupção eleitoral, como o Ministério Público Estadual (MPE). Durante a reunião, foram discutidas a formação do comitê 9.840 e as ações que visam sensibilizar o eleitor quanto aos crimes eleitorais.

Valdeci Oliveira, secretária executiva da Comissão que funciona na Diocese de Santarém, ressalta que a reunião teve grande importância, principalmente por ter servido para elaborar propostas que serão adotadas já nestas eleições municipais, dia 07 de outubro.

Conforme Valdeci Oliveira, além dos seminários que serão realizados nos municípios de Santarém, Belterra e Mojui dos Campos, o comitê também vai realizar panfletagem em pontos estratégicos dos três municípios. A panfletagem também tem a finalidade de trazer orientações a cerca dos crimes eleitorais.

Fiscalização: A secretária Valdeci Oliveira explica que o comitê terá três propostas de atuação: educação, fiscalização e acompanhamento do processo eleitoral na cidade. “Vamos tentar tratar nessas três frentes, informando e conscientizando o eleitor, com apoio da imprensa e das igrejas. Para a fiscalização, vamos receber denúncias de irregularidades que porventura venham a ser cometidas, para posterior encaminhamento às autoridades competentes”, destacou a titular da Comissão. O eleitor que quiser fazer a denúncia deve comparecer à sede da OAB ou a Diocese de Santarém, onde haverá um formulário a ser preenchido. A Comissão tem ainda como objetivo fazer com que o eleitor exerça plenamente sua cidadania e tenha consciência que deve fiscalizar seu candidato, mesmo depois que ele for eleito. As denúncias feitas diretamente na sede da OAB ou na sede da Comissão, na Diocese de Santarém, que funciona atrás da igreja Matriz, ou pelos fones 9185 4517 ou 3522 1777, ainda pelo site: www.mcce.org.br serão levadas ao Ministério Público Estadual, (MPE). Eis os dez mandamentos pelo voto consciente, resumidos:

1-Procure conhecer o passado, as idéias e valores dos candidatos, se ele já se envolveu em escândalos de corrupção, comprou votos ou foi cassado pela justiça, renunciou a mandatos para escapar de punições ou se aliou a grupos envolvidos com essas práticas. A ordem é: simplesmente não vote nele! 2-Não basta que os candidatos tenham ficha limpa, e preciso conhecer as reais intenções e propósitos de quem você vai depositar seu voto. 3- Conheça mais sobre a Lei Eleitoral, participando de palestras, reuniões e debates. 4- Ajude a criar ou fortalecer um Comitê da Lei 9840 para o Combate á corrupção eleitoral, (MCCE) e aplicação da Ficha Limpa. 5-Denuncie a compra de votos. 6-Denuncie o desvio de recursos públicos para fins eleitorais. É muito grave que um candidato se utilize de bens e serviços públicos para ganhar as eleições. 7-Tire fotos, grave ou filme se notar qualquer sinal de compra de votos ou de apoio eleitoral, utilizando o mal uso do dinheiro público. 8-Não vote em candidatos que mudam de partido político, como quem muda de roupa. 9-Procure saber se o candidato tem compromisso com a defesa da vida em todas as suas fases, bem como com a realização da Reforma Agrária, Política e com Direitos Sociais fundamentais. Cobre esse compromisso. 10- Pense antes de votar, escolhendo pessoas que se prepararam para administrar, (Prefeito) ou fazer leis (vereador, deputado), em benefício de toda a sociedade, nunca em proveito próprio. Importante: Depois das eleições, acompanhe o trabalho dos eleitos.

Por: Carlos Cruz

4 comentários em “Igreja vai fiscalizar compra de votos e candidatos “ficha suja”

  • 12 de agosto de 2012 em 22:27
    Permalink

    se esta comissão não estiver comprometida com nenhum partido politico como ja esteve no passado, o que causou o caos em que o pais se encontra sera bem vinda e até gostaria de implorar que se estendesse a outros municipios, prioritariamente a juruti onde ja fiz varias denucias e pedidos para que a imprensa(impacto)enviasse um reporte investigativo para documentar inrregularidades e desvios do erario publico em nosso municipio na gestão atual e progredindo para o pleito que se aproxima como compra de votos com os donativos doados pela defesa civil que seria para os ribeirinhos afetados pelas enchentes e que não foram destribuidos,mas o serão quando estiverem proximas a eleições,e muito mas, sera que ao MP da nossa região isto é legal ou voces concordarão com estas e outras mais irregularidades por ser o partido atual no poder ser (demagogicamente) socialista e sempre teve a defesa da igreja e deu no que deu, o brasil é do povo brasileiro e não de um grupo politico que ja estrapolou todos os criterios constitucionais de nosso pais, se verdadeira, estara de parabens esta comissão(ESPÉRO)
    ,

    Resposta
  • 11 de agosto de 2012 em 10:20
    Permalink

    Muito válida essa iniciativa e implantação desse Comite da corrupção, agora nos resta aguardar que a população não se sinta intimidade em denunciar,pois se formalizarem a denunciar estaram contribuindo para que essa sindrome da compra de votos se eternize.No entanto temos que votar somente naqueles candidatos que realmente tem o proposito do bem estar de todas.E outra se foi dado o voto de confiança e ele não correspondeu as espectativos da população temos que tira-lo do poder e dá oportunidade pra outro como se em outras Cidades.

    Resposta
  • 11 de agosto de 2012 em 10:08
    Permalink

    A Igreja fará isso e cada um de nós cidadãos de bem, que somos diuturnamente ludibriados enganados e roubados por aqueles q/ deveriam ser os 1º a zelar dinheiro público.
    Denuncie ANUNIMAMENTE POR TELEFONE OU, SE VC ESTIVER \”P\” DA VIDA ,C/ CEDE DE JUSTIÇA VÁ PESSOALMENTE AO MINISTÉRIO PÚBLICO A DELEGACIA DE POLÍCIA CIVIL OU A FEDERAL CHAME A IMPRENSA, FAZ LOGO UM SHOW DE CORAGEM E CIDADANIA INIGUALÁVEL E, DENUNCIE!!!!
    Inclusive se vc precisar de ajuda é so me chamar!Antes de ser advogada sou santarena cansada de ver tanta patifaria.

    Resposta
  • 11 de agosto de 2012 em 09:20
    Permalink

    É isso aí, quanto mais pessoas se engajando melhor. Parabêns a comissão.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *