Celpa faz palestras sobre cuidados com rede elétrica

alestra da celpa aos trabalhadores

Até o início de agosto, a Celpa registrou a ocorrência de 28 vítimas de acidentes envolvendo a rede elétrica. Desse total, 18 delas evoluíram para óbito, um número próximo ao registrado em todo o ano de 2011, quando foram registradas 26 mortes. A maior parte desses acidentes está relacionada à execução de serviços próximos à rede, como instalação de antenas e outdoors, poda de árvores e construção civil. Em Belém, um acidente ocorrido na quinta-feira (09), na Cidade Nova, vitimou dois operários que levaram uma descarga elétrica ao cair do prédio no qual trabalhavam, um deles faleceu. Em Placas, na Transamazônica, um homem, ao fazer poda de árvore próximo a fiação, também morreu ao levar choque.

Como parte da conscientização para evitar esses tipos de acidentes, a Celpa deu início nesta segunda-feira e segue até 17 de agosto, a VII Semana Nacional Segurança com Energia Elétrica da Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica). A campanha, realizada anualmente, tem o objetivo de alertar a população sobre como utilizar a energia de forma segura e será realizada simultaneamente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. No Pará, serão realizadas palestras nos canteiros de obras e em escolas comunitárias e da rede pública de ensino, por meio do Projeto Transparência.

Em Santarém, uma das ações ocorreu na manhã de terça-feira,14, com uma palestra a trabalhadores da construção civil da empresa SONDOTEC, que está construindo o Centro Tecnológico de Santarém. O evento contou com a participação de 50 trabalhadores. “Na ocasião, orientamos sobre rede de distribuição de baixa, média e mega tensão, que representa risco a quem se aproxima no momento de executar algum serviço, em especial da construção civil. Abordamos ainda sobre outros fatores que também ameaçam a segurança das pessoas, como instalação de antenas, podas de árvores, ligações clandestinas, etc.”, explicou o técnico de segurança do trabalho, Gilberto da Silva Rêgo.

Já o coordenador de Segurança no Trabalho da Celpa, Geraldo Martins disse que há acidentes mais comuns em determinadas épocas do ano. Por exemplo, os acidentes com pipa ocorrem principalmente em janeiro e em julho; já os acidentes com construção civil têm maior incidência no segundo semestre. “Entretanto, a maior parte das ocorrências está relacionada à falta do uso de equipamentos de proteção e à realização de trabalhos muito próximos à rede elétrica”, revela.

Em números absolutos, em 2012 houve menos acidentes que em 2011, entre os meses de janeiro a agosto. Porém, a gravidade das ocorrências tem sido maior este ano, quando foram registradas 18 mortes, contra 16 no mesmo período do ano passado.

“Esta campanha tem o objetivo de mobilizar a população para erradicarmos os acidentes com a rede elétrica. Por isso, buscamos disseminar informações e a palavra de ordem é ‘longe’, indicando à população que é importante manter uma distância segura da rede a fim de evitar acidentes”, conclui Martins.

 

          2012 (até o mês de agosto)

 

Categoria

Gravidade

Fatal

Grave

Leve

Inst. de antena/outdoor

4

0

2

Pipa

0

0

2

Condutor partido

1

2

1

Construção civil

4

1

0

Ligação clandestina

1

1

0

Podagem/Roço

4

0

1

Toque na Rede (automotivo)

2

0

0

Colisão com poste

2

0

0

Total

18

4

6

 

           2011

 

Categoria

Nº de vítimas

Fatais

Construção civil

13

7

Operação de equipamentos

10

7

Obras particulares

6

5

Furto de energia

3

3

Pintura

2

1

Colisão de veículo com poste

2

1

Instalação de antenas

3

0

Pipa

1

1

Cabo partido

1

1

Total

41

26

Fonte: RG 15/O Impacto e Albanira Coielho 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *