Dr. Jarbas: “Sérgio Couto exerce cargo incompatível com a advocacia”
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Pará, Dr. Jarbas Vasconcelos, concedeu entrevista exclusiva à nossa reportagem, onde rebate as críticas feitas pelo ex-presidente da Ordem no Pará, Dr. Sérgio Couto, em entrevista também exclusiva à nossa reportagem. Veja abaixo a entrevista na íntegra:
Jornal O Impacto: O Dr. Sérgio Couto, em entrevista à nossa reportagem, diz que o senhor veio a Santarém e menosprezou o presidente da Subseção, Ricardo Geller, ao se fazer acompanhar do advogado Geraldo Sirotheau, que concorre à presidência da Instituição em Santarém. Bem como ele fala que o senhor está fazendo propaganda eleitoral antecipada de seu candidato. Isso tem fundamento?
Dr. Jarbas Vasconcelos: A Seccional da OAB-PA fez a entrega de serviços e obras no final de semana. Inauguramos quatro salas totalmente reformadas: duas na Justiça do Trabalho, uma na Delegacia de Polícia, e outra no Fórum Cível. Também realizamos a habilitação de tokens e tomada de compromisso de 14 advogados. Eventos esses que constam no nosso site para quem quiser ver. O Dr. Ricardo Geller, e a Dra. Luzimara Costa Moura de Carvalho, conselheira da Subseção e ainda os candidatos Geraldo Sirotheau e Ubirajara Bentes, juntos, lado a lado. Nos eventos, nós não privilegiamos nem um nem outro. Todos estavam juntos por que tem o direito de estarem em eventos institucionais da OAB. Portanto, são falsas as afirmativas proferidas pelo Dr. Sérgio Couto.
Jornal O Impacto: É verdade que a OAB tenta desmoralizar os advogados de Santarém, como o Dr. Sérgio fala na entrevista à nossa reportagem?
Dr. Jarbas Vasconcelos: Estamos trabalhando pela advocacia em todo o Estado do Pará, inclusive em Santarém. É muito leviano dizer que nós somos contrários à advocacia daquela região. Eu sou de Santarém, nasci em Santarém, a minha família é de Monte Alegre. Fui criado em Monte Alegre, vivi na região nos primeiros passos e conheço a região e os problemas por ela enfrentados.
Jornal O Impacto: Por que o evento em homenagem aos advogados foi realizado em um hotel da cidade, em vez da sede da OAB/Santarém?
Dr. Jarbas Vasconcelos: Ciente de estarmos às vésperas do período eleitoral, da nossa classe, em todas as minhas manifestações realizadas em Santarém, fiz um apelo para que o processo eleitoral da OAB fosse menor do que a necessidade de união de todos nós em torno de objetivos comuns à classe.
Jornal O Impacto: Na entrevista, Dr. Sérgio Couto diz que a OAB do Rio de Janeiro está financiando os “tokens” da autenticação digital dos advogados do Pará. Isso procede?
Dr. Jarbas Vasconcelos: Isso vale para a compra e entrega gratuita dos tokens, para a necessidade de aparelhamento das salas dos advogados e, especialmente nesse momento, para a difícil batalha para manter a Vara do Trabalho de Óbidos, em Óbidos – uma briga difícil, mas que precisamos estar juntos para vencê-la e não permitir que o mesmo aconteça também com Vara do Trabalho de Santarém, com a Vara do Trabalho de Itaituba, que são causas maiores e superiores a quaisquer questões políticas e/ou eleitoreiras.
Jornal O Impacto: Dr. Sérgio Couto diz que o senhor está despreparado para exercer o cargo de presidente da OAB/Pará. O que o senhor tem a comentar sobre isso?
Dr. Jarbas Vasconcelos: Em relação ao Dr. Sérgio Couto é meu dever informar que decisão do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-PA, ele sequer pode se apresentar como advogado, pois exerce cargo incompatível com a advocacia. Acredito que seu único propósito é causar cizânia. Sérgio Couto não conhece os problemas da Ordem e, tampouco, os desafios da nossa classe. Esse desconhecimento o torna uma pessoa ultrapassada que se limita a rogar ofensas a minha honra, e à honra da Instituição. Sobre esse assunto, só me resta dizer que as afirmações inverídicas e a falta de decoro (essencial a um advogado e muito mais a um membro do conselho seccional) serão resolvidas na esfera judicial. Por fim, anseio que os advogados de Santarém estejam unidos, antes de estarem unidos nessa ou naquela chapa, que estejam unidos na Instituição em defesa de seus interesses que é os interesses de todos nós, advogados paraenses.
Fonte: RG 15/O Impacto
PESSOAL VAMOS MUDAR SANTARÉM! ESTA CIDADE ESTA LARGADA, OU VCS QUEREM CONTINUAR COMO ESTA?
NÃO VOTEM NOS VEREADORES QUE ESTÃO QUERENDO SER RELEITOS! VOTEM EM QUEM VCS DESEJAREM! ESSE PESSOAL JÁ ESTA QUEIMADO ,ELES NÃO IRÃO FAZER NADA PELO POVO SANTARENO! ELES JÁ ESTÃO NO PODER HÁ BASTANTE TEMPO E NÃO FIZERAM NADA.
EU SEREI UMA PEDRA NO SAPATO DO PREFEITO QUE FOR ELEITO AQUI EM SANTARÉM. VCS VÃO VER, ASSIM VCS IRÃO ME CONHECER. PREFEITO TEM QUE TRABALHAR PARA O POVO,VEREADOR TEM QUE TRABALHAR COM A COMUNIDADE! BEM SÓ SE ME MATAREM! PREFEITO ELEITO NÃO LHE DAREI DESCANSO.EU SOU GENTE NÃO CONVIVO COM URUBUS NÃO, E ESGOTO DE PIA NAS RUAS NÃO, ESTAMOS NO SÉCULO 21, QUANDO SANTARÉM VAI ACORDAR! SABE QUEM É CULPADO O PRÓPRIO POVO, QUE FICA DE BRAÇOS CRUZADOS ESPERANDO POR QUEM ? POR JESUS? SANTARENOS VAMOS ACORDAR ESGOTO A CÉU ABERTO JÁ ERA! VAMOS ME RESPONDA
Nenhum desses senhores possui o doutorado para ser chamado de doutor são no máximo bacharel, se aproveitam de uma lei instituída por D. Pedro quando o Brasil ainda era colonia.