Rede Celpa pode ser vendida por um real
Um real. É quanto vai custar a transferência do controle acionário da Rede Celpa, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica no Pará, para uma nova diretoria. O baixo valor está relacionado a dívida da companhia que já ultrapassa R$ 3,5 bilhões de reais, ônus que deverá ser assumido pelos novos donos da empresa.
Já existe um empreendimento interessado em fechar o negócio, mas a venda depende de uma reunião marcada para o próximo sábado (1º) com os credores da Celpa, que já são cerca de 1.200. O administrador judicial da empresa explica que caso não haja acordo com os credores, a empresa pode decretar falência.
Entenda o caso
Atualmente 1,8 mil residências em todo o estado são atendidas pela empresa que está com as dívidas suspensas pela justiça durante o período de recuperação judicial da instituição.
O Ministério Público do Estado (MPE) divulgou nota técnica sobre o Plano de Recuperação da empresa, assinado por Sávio Brabo, titular da promotoria de Tutela das Fundações e Entidades de Interesse Social, Falências e Recuperação Judicial e Extrajudicial.
No documento, o procurador constata a má gestão empresarial da concessionária. Segundo o MPE, os diretores da Celpa preferiram dividir o lucro da companhia entre outras iniciativas a realizar investimentos na empresa do Pará.
Ainda segundo o promotor, os documentos de contabilidade da empresa são omissos, o que caracterizaria crime. Sobre as denúncias do MPE, o administrador jurídico da Celpa diz que não vai se manifestar sobre as informações.
Atualmente, a Aneel analisa o plano de transição proposto pela Equatorial Energia para assumir o controle da Celpa. A mudança de controle prevê o aporte de recursos para quitar as dívidas contraídas nos últimos anos pela distribuidora.
Fonte: G1
Infelizmente nf3s paraenses ne3o temos boas ope7f5es para vtomraos nessas eleie7f5es, algue9m citou a ale7a vie1ria cheia de buracos mas esqueceu de falar que essa obra realizada no ultimo mandato de Almir ne3o era pra estar nessa situae7e3o se tivesse sido feita de forma correta, como foi uma obra eleitoreira onde o que importava ne3o era a qualidade e sim o tempo pra que ficasse pronta antes da eleie7e3o hoje vemos o resultado, Jatene ne3o fez um bom governo mas ainda deixou os Hospitais Regionais, talvez seu governo tenha sido prejudicado tampando os buracos deixados na administrae7e3o de Almir pra fazer do Jatene governador, Ana Jfalia poderia ter feito mais, sf3 que ela comee7ou sua administrae7e3o comprando briga com o Grupo Romulo Maiorana e essa antipatia que a maioria tem pelo seu governo parte se deve as credticas desferidas por esse grupo durante tanto tempo. Mas devo dizer que ela entre todos os governos fez algo de bom para as prefeituras pobres do nosso estado que foi a doae7e3o de me1quinas para recuperae7e3o de estradas, o municipio onde moro possuia uma patrol velha e sucateada, ganhamos duas novas, nunca haviamos possuido uma carregadeira, ganhamos uma sem contar com cae7amba e trator de pneu. Juvenil, que9m conhece ele e9 o povo de Altamira e posso garantir que ne3o e9 uma boa ope7e3o para nosso estado. Resumindo com a vitf3ria eminente de Dilma no 1ba turno ainda acho que dentro da conjuntura poledtica que se desenha vou votar em Ana Jfalia porque deve ser menos pior.
Quem vendeu mesmo a CELPA? a época era preciso a vender esse patrimônio que era dos paraenses? Agora esta ai a beira da falência, eu só não entendo como essa divida se acumulou a esse patamar, até porque ela paga a ELETRONORTE centavos de reais pelo KW, acho que seja R$ 0,09 pelo KW, e nos cobra um absurdo, voltando a divida será que não faltou fiscalização por parte da ANEEL, para evitar essa divida, oriundas de desvios do dinheiro, os responsáveis devem ser punidos severamente, com a bloqueios e ou perda de seus bens, a justiça tem que se manifestar para que o povo paraense não seja mais uma vez lesado, aliás esse grupo REDE CELPA foi o que mais fez com o povo do paraense lesar, eu fui vitima dessa empresa quando residia em Itaituba, infelizmente fui transferido para Goiânia, e não foi possível dar continuidade ao processo, CADEIA AOS PROPRIETARIOS, AOS GESTORES, CONFISCAR E OU BLOQUEAR OS SEUS BENS ATÉ QUE A DIVIDA SEJA PAGA, O POVO DO PARÁ NÃO MERECE MAIS ESSE DESMANDO, vender o grupo REDE CELPA por 1 real, a preço de banana, ISSO É UMA VERGONHA, tomara que comprador seja sério para pagar essa divida.
Acrescentado mais um pouco de meu comentário, quando eles compraram eles não compraram divida, compraram uma empresa com energia de sobra e dando lucro, apesar do governo da época justificar a venda porque estava sucateada hoje estamos amargando o pior sucateamento da CELPA, ao ponto de venderem a 1 real.
em outras palavras… estamos fumados!
È muito mais que 1,8 milhões, esse numero só se for a metade do Pará.
Uma Energia Cara como essa, e ainda a empresa tendo prejuizo indo a falência, é muita falta de administração e investimento, se o ministério publico der uma olhadinha nas contas dos diretores!!!!!
Muita Coisa Errada, Sem mais Comentarios
Tô Cansado de Tanto Pagar Conta de Energia Alta
1,8 milhoes e não 1,8 mil – o redator tem fazer um atualização em matemática.
muito triste ler noticias como esta,mas,é hilario ao mesmo tempo pois é incrivel que os administradores de tais empresas sejam coniventes com determinadas prefeituras que parecem querer a falencia de empresas vinculadas ao estado tirando proveito proprio das falencias como é o caso de juruti em relação a cosanpa e atualmente ocorre com a rede celpa onde apenas 40% da população paga pela energia que a rede produs sera que é de conhecimento da direção da empresa,ou existe conivencia com o poder publico para que isto ocorra,ou é incompetecia mesmo deste administradores que como acotece no setor publico com secretarios nomeados a cargos só por serem amigos ou correlegionarios ou parentes de quem esta no poder atual,mas que é bizarro isto É.