Nélio vai fiscalizar empréstimo do Estado no BNDES
O deputado Nélio Aguiar (PMN), membro da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Assembléia Legislativa do Estado do Pará (CFFO-Alepa), acompanhou na terça-feira (28) o parecer favorável do relator Martinho Carmona (PMDB) à aprovação do projeto Nº 116/2012, de autoria do Executivo, que tramita em regime de urgência na Casa.
O projeto, que autoriza o Governo do Estado a contratar operação de crédito junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no valor de mais de R$ 955 milhões no âmbito do programa Proinveste, deve entrar na pauta de votação da Alepa na próxima terça-feira (4).
Nélio Aguiar, que tem sido um parlamentar atuante e assíduo às sessões da Alepa justificou o seu voto alertando que o Projeto de Lei garante os recursos para a construção de obras importantes na região Oeste do Pará, como a construção e aparelhamento do Hospital Regional de Itaituba. Na área de segurança o recurso vai permitir a aquisição de helicópteros para Santarém e Itaituba e construção de outras Unidade Integradas ProPaz e de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) na Região Oeste. “Fico feliz por estar contribuindo para realização do sonho de milhares de cidadãos itaitubenses, que almejam a construção do Hospital Regional naquele Município. Não vamos sossegar enquanto esse hospital não ficar pronto para estar cumprindo a sua missão de oferecer atendimento médico especializado e salvando vidas na região do Tapajós,” defendeu.
O parlamentar disse, ainda, que está sempre presente nas sessões justamente para lutar pelos interesses da região Oeste. “Verifiquei com atenção cada projeto apresentado e pude observar que a nossa região será contemplada com obras importantes para o desenvolvimento regional como, por exemplo, implantação de ambulatório médico de especialidade- AME em Santarém, pavimentação da PA-255-trecho Amazonas/Murumuru/Monte Alegre, construção do porto de Santarém, Itaituba, Almeirim e Prainha”, concluiu Nélio Aguiar.
Educação de qualidade: Nélio Aguiar, que é relator do projeto de autoria do Executivo nº 119/2012, que tramita em regime de urgência na Alepa, deu parecer favorável à contratação de operação de crédito externo junto ao Banco Interamericano de desenvolvimento (BID) e a prestar contragarantias. Foi na terça-feira, 28, durante reunião conjunta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e da Comissão de Finanças e Orçamento (CFO) da Alepa.
Membro da Comissão de Finanças, o Deputado do PMN detalhou que o valor da operação de crédito é de mais U$ 2,8 milhões. O recurso destina-se a financiar ações voltadas à melhoria da qualidade e à expansão da cobertura da educação básica no Estado do Pará. “Investimento fundamental para ampliar as oportunidades de acesso dos jovens às nossas escolas e a garantir a todos a qualificação básica requerida pela vida atual”, defendeu
O relatório favorável foi aprovado por unanimidade e deve entrar na pauta da Alepa na próxima terça-feira (4). Nélio Aguiar agradeceu aos seus pares por terem aprovado por unanimidade o seu relatório e destacou a importância de investir na qualidade da educação no nosso Estado. “Temos que melhorar e muito a qualidade do ensino em nosso Estado, não basta só investir na construção de escolas e na garantia do piso nacional do salário dos professores. É necessário que haja uma revolução buscando sempre a qualidade no aprendizado dos nossos alunos, preparando-os para serem os melhores profissionais do amanhã, defendeu”.
Fonte: RG 15/O Impacto e Kátia Aguiar