Rui Falcão diz que PT foi ‘vítima de golpe’ de setores conservadores

Rui Falcao

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, afirmou na noite desta segunda-feira, em Osasco, que o partido foi vítima de um “golpe” de setores conservadores da sociedade com a condenação do deputado federal João Paulo Cunha no julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF). Sem citar o nome do deputado, ele disse que o “golpe” ocorre porque seus adversários não conseguem ter sucesso nas urnas.

– Vocês sabem que mexeram com o PT, um golpe grande, que faz parte de uma ação daqueles que foram derrotados nas urnas três vezes. São esses conservadores que diziam que o Brasil não podia crescer mais de 3%, que não podia dar aumento de salário, que gerava inflação. São esses mesmos conservadores que, junto com os setores da grande mídia, perderam na urna e tentam nos derrotar por outros meios – disse Falcão, durante o lançamento da candidatura do substituto de João Paulo à prefeitura de Osasco, Jorge Lapas (PT).

O presidente do PT não citou diretamente o julgamento do mensalão. O deputado João Paulo não compareceu ao evento.

– Eu queria dizer para vocês: não mexam com o PT. Porque quando o PT é provocado, ele cresce – prosseguiu.

Para Falcão, a condenação é uma reação às conquistas dos governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff.

– Essa elite suja, reacionária, não tolera que um operário tenha mudado o país. Não tolera que uma mulher dê continuidade a esse projeto (…) E isso, para quem mantinha o povo subjulgado, é inaceitável. E quando eles são derrotados nas urnas, eles lançam mão dos instrumentos de poder que ainda dispõe, desde a mídia conservadora, passando pelo Judiciário, para tentar nos derrotar.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também esteve presente, mas em seu discurso não fez menção à condenação de João Paulo.

O prefeito da cidade, Emídio de Souza (PT), que bancou a candidatura de Lapas, seguiu a linha de Rui Falcão.

– O que reina aqui é: mexeu com um, mexeu com todos.

Emídio disse ainda que Lula irá gravar depoimento para Lapas. O prefeito anunciou também que vai se licenciar do cargo para se dedicar à campanha do sucessor de João Paulo como candidato do PT a prefeito.

Presente ao ato, o deputado estadual Ênio Tatto afirmou que a eleição de Lapas virou “questão de honra” para o PT.

João Paulo anunciou a decisão de desistir da candidatura na quinta-feira, depois de o voto dos ministros do STF definir a sua condenação pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e peculato.

Lapas era vice da chapa. Mesmo fragilizado, João Paulo ainda conseguiu bancar a indicação do novo vice da chapa de Lapas, o vereador Valmir Prascidelli.

Fonte: O Globo

4 comentários em “Rui Falcão diz que PT foi ‘vítima de golpe’ de setores conservadores

  • 5 de setembro de 2012 em 07:33
    Permalink

    Como o presidente do PT fala,os unicos meios que a oposisão tem é a midia e a justiça que esta quae toda comprometida.A maioria do supremo são do Democratas e PSDB,porem voces vão sempre apanhar nas urnas .vejam como era esse pais no iempo que voces governavam e agora com 8 anos de LULA e agora com DILMA .agora universidade não só estuda ricos pobre tambem estuda na mesma universidade,cade a divida externa que voces não conseguiam pagar os maiors programas para beneficiar pessoas menos favorecidas em fim.Agora uma coisa é certa isso imcomoda muito pos voces querem matar nossos irmãos menos favorecidos ,voces juntos com essa justiça e midia hipocrita querem matar o pobre.veremos isso nas urnas, FIquem com Deus

    Resposta
  • 4 de setembro de 2012 em 16:45
    Permalink

    POR UM LADO TEM RAZÃO ESSE CIDAÃO. DE FATO TEMOS UMA MÍDIA CONSERVADORA, QUE PENSA EM TER AS BENESES DE ANTES, MAS CERTAMENTE VAI CUSTAR UM POUCO. POIS SABEMOS QUE O PT TEM LENHA PARA QUEIMAR. PORÉM, DE FATO O MENSALÃO NÃO FOI COISA QUE CAIU DO CÉU, FORAM COISAS REAIS, FORAM MILHÕES, E CENTENAS DELES, QUE DE FATO DEVERIA TER SIDO USADO PARA MELHORA DE VIDA DO POVO. NESSE CASO ERRA O PRESIDENTE DO PARTIDO, NESSE CASO ERRA DE FORMA GROTESCA ESSE CIDADÃO. O PT DEVERIA ESTÁ PEDINDO PERDÃO A NAÇÃO PELO O ERRO QUE MUITOS DE SEUS MEMBROS FIZERAM. ASSIM TERIA FEITO SE FOSSE UM FATO NO JAPÃO, QUEM SABE EM OUTRO PAÍS ONDE O POVO NÃO SEJA FEITO DE GATO E SAPATO, ONDE SE CRIA UM BRIGA COM PODEROSOS, TENTANDO ENGANAR O POVO.

    Resposta
  • 4 de setembro de 2012 em 14:54
    Permalink

    Mas o MENSALÃO nao existiu, pq ele esta tao nervoso, acho que e medo de sobrar para ele.

    Resposta
  • 4 de setembro de 2012 em 13:35
    Permalink

    Em um país mais esclarecido, estaria o partido do PT pedindo desculpas a nação e reconhecendo o grave crime, mas tudo é partidário. Infelizmente.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *