Abelhas africanas matam cachorro e ferem pessoas em Outeiro
Susto no feriado prolongado para quem foi à ilha de Outeiro, distrito de Belém. Nesta sexta-feira (7), um ataque de abelhas africanas, que, de acordo com informações do CIOP (Centro Integrado de Operações Policiais), terminou com a morte de um cachorro e algumas pessoas feridas.
Ainda de acordo com os bombeiros, uma viatura da corporação foi enviada ao local para combater o ataque e impedir mais feridos.
As abelhas estariam dentro de uma residência, localizada na Avenida Beira-mar, na ilha. As pessoas que estavam na casa tiveram que sair para que os agentes pudessem derrubar e queimar o ninho.
Os feridos foram atendidos ainda no local e em seguida encaminhados para uma Unidade de Saúde em Icoaraci, também distrito da capital paraense.
Características das Abelhas Africanas:
– Respondem rapidamente e atacam em enxames;
– Se sentem ameaçadas por pessoas e animais a menos de 15 m da colméia;
– Sentem vibrações no ar até a distância de cerca de 30 m da colméia;
– Perseguem os intrusos por cerca de 400 metros ou mais;
– Estabelecem colméias em cavidades pequenas e em áreas protegidas, tais como: caixas, latas e baldes vazios, carros abandonados, madeira empilhada, moirões de cercas, galhos e ocos de árvores, garagens, muros, telhados, etc.
Pesquisa – Estudos apontam que, o veneno de uma abelha africana, na pele dos animais e do homem, a injeção provoca: dor, calor, tumor, rubor. O veneno desta abelha é uma mistura complexa de substâncias químicas com atividades tóxicas e funcionam como agentes bloqueadores neuromusculares.
Uma vez o indivíduo ou o animal, picado por uma dessas abelhas, pode até ser vítima de uma paralisia respiratória. As reações desencadeadas pela picada de abelhas são variáveis de acordo com o local e o número de ferroadas, as características e o passado alérgico da pessoa ou animal atingido.
Sintomas – Geralmente, após uma ferroada, o indivíduo sente dor aguda local, que tende a desaparecer espontaneamente em poucos minutos, deixando vermelhidão, por várias horas ou até mesmo dias. Existem pessoas muito sensíveis ao veneno das abelhas, podendo levar a morte por choque anafilático ou pelo edema de glote.
Fonte: Portal ORM
meu cachorro foi mordidi por essas abelhas de vez em quando essa abelha pode matar meu animal o que eu posso dar para ele rapidamente?