Dirceu diz a Lula não ter esperança de conseguir absolvição no Supremo

José Dirceu

O ex-ministro José Dirceu afirmou ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a outros aliados que não espera mais ser absolvido pelo Supremo Tribunal Federal no julgamento do mensalão.

Prestes a ser julgado pelo STF, Dirceu disse ainda que está preparado até para a hipótese da prisão.

Não porque existam provas contra ele, mas pela tendência esboçada pela corte, afirmou Dirceu.

Quatro interlocutores do ex-ministro relataram à Folha conversas em que Dirceu se diz “preparado para o pior”. Uma delas ocorreu há dez dias durante reunião com Lula, o ex-ministro Márcio Thomaz Bastos e o petista Sigmaringa Seixas.

Na conversa, Dirceu repetiu que, do ponto de vista técnico, o Supremo não teria como sustentar sua condenação. Mas, na opinião dele, o julgamento trilha um caminho político.

O grupo, que se reuniu no domingo retrasado, chegou a discutir o uso de recursos que possam reverter a decisão do Supremo, os chamados embargos infringentes.

Thomaz Bastos fez uma exposição sobre as próximas etapas na corte. Foi debatido ainda o impacto do julgamento nas eleições municipais.

Na avaliação dos participantes, há reflexo negativo, especialmente nas grandes cidades, mas outros partidos, como o PSDB, não estão imunes ao desgaste. No caso dos tucanos, por causa do “mensalão mineiro”, que envolve o empresário Marcos Valério em campanha de Eduardo Azeredo em 1998.

CONFIANÇA

Procurada, a assessoria do ex-ministro da Casa Civil afirmou que “José Dirceu está confiante em sua absolvição pelo STF, pois é inocente das acusações que lhe são feitas na ação penal 470. É o que tem dito sempre que conversa sobre o julgamento”.

O STF começa, no próximo capítulo de julgamento, a analisar as acusações de corrupção ativa e passiva imputadas a deputados da base aliada, relativas à compra de apoio político no Congresso.

Esse item, o quarto a ser analisado (e sexto da denúncia da Procuradoria), diz respeito à prática de crimes como corrupção e lavagem de dinheiro, envolvendo PP, PL (hoje PR), PTB e PMDB.

Essa etapa ocorrerá quando o tribunal terminar de julgar a denúncia relativa ao crime de lavagem de dinheiro contra dirigentes do Banco Rural e pessoas ligadas a Marcos Valério.

Se conseguir concluir o julgamento desse capítulo sem usar toda a sessão de quinta-feira, o relator Joaquim Barbosa poderá entrar ainda nesta semana na questão do mensalão propriamente dita.

Fonte: Folha de São Paulo

2 comentários em “Dirceu diz a Lula não ter esperança de conseguir absolvição no Supremo

  • 14 de setembro de 2012 em 17:07
    Permalink

    Não vai preso Não! Primeiro, acharam que não seriam pegos, depois que se fossem pegos não teriam processo, depois se tivesse processo não seriam condenados, depois se condenados não vão cumprir. Quem quer apostar! Não vão preso NEM UM DIA sequer, afinal roubaram o dinheiro público, não roubaram uma lata de leite ou um biscoito. As penas serão assim, Preso semi-aberto, preso domiciliar, cesta esmola pra caridade, gasolina pra policia, se apresentar a cada 60 dias, serviço comunitário (que não sera feito) não podem andar armado, nem beber alcool depois das 10, ou seja…. Roubar compensa!

    Resposta
  • 13 de setembro de 2012 em 08:26
    Permalink

    Essa quadrilha ( Operadora de mensalão ), roubou, tripudiou, enfim, praticou toda sorte de ilícitos contra a União e ao Povo, que sofre o maior impacto, tudo isso com o aval do maior articulador de maracutaias que já apareceu em todo a historia do Brasil República ( LULA ), agora todos vem pagando de anjos e inocentes. Se não fosse tragico, certamente seria cômico, esse patife/mor, dizer-se perseguido politicamente, jurando inocência. A Justiça Brasileira tem aí sua chance de resgatar sua credibilidade junto ao capacho dos patifes, ou seja, O POVO.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *