Santarém em festa: Começou o Sairé 2012
O ápice da cultura do povo de Santarém, no Oeste paraense, o Sairé, iniciou na manhã de quinta-feira (13). A abertura oficial constou de seis grandes momentos, com destaque para a celebração religiosa, a procissão da “Busca dos Mastros” e o hasteamento dos mastros por homens e mulheres.
Na liturgia presidida pelo padre José Cortês, foi enfatizado que “o Sairé é a alegria, do Pai, do Filho e do Espírito Santo, mas também da dança e da comida. É a verdadeira fraternidade entre os irmãos”, externou.
A prefeita Maria do Carmo Martins Lima destacou a grandiosidade do Sairé que perdura por mais de 300 anos e o empenho do poder público, comunidade e instituições parceiras na realização dessa festa mundialmente conhecida. “Eu quero agradecer a todos que durante esses anos contribuíram para que esse evento não perdesse sua grandiosidade. Meu desejo é que o Sairé continue sendo a festa da vida, e que a pessoas venham para cá se divertir, conhecer e perpetuar nossa cultura”, declarou.
Até a próxima segunda-feira, 17 de setembro, uma vasta programação será desenvolvida na vila balneária de Alter do Chão. A secretária municipal de Cultura, Jarle Aguiar, informa que as atividades já divulgadas para os cinco dias de festa estão mantidas, com alteração somente no local de encerramento do “Arrastão Musical”, que será na orla do CAT (Centro de Atendimento ao Turista), no horário de 5h30 às 8h de domingo, 16 de setembro. A segurança dos populares será feita pela Polícia Militar e seguranças particulares contratados pela Prefeitura.
DIA 14/09 – SEXTA-FEIRA
15h00 – Passeio Fluvial Ecológico – Centro de Atendimento ao Turista – CAT (retorno às 17h)
17h00 – Pôr do Sol (SESC e SEMC) – Praça Nossa Senhora da Saúde
– Circuito de Bar
-Camargo Fona e Bandas
19h00 – Rito Religioso (Praça do Sairé) – Folia e Ladainha
20h00 – Show Cultural (Praça do Sairé) – Cristina Caetano
21h00 – Show Cultural: Assessoria de Esporte e Lazer – PMS (Lago dos Botos)
22h00 – Show Folclórico Boto Cor de Rosa
23h30 – Show Folclórico Boto Tucuxi
01h00 – Show Nacional – Latino e Banda
03h00 – Show Local Sertanejo Elétrico – Lelo & Luiz
04h00 – Encerramento
DIA 15/09 – SÁBADO
08h00 – Passeio Fluvial Ecológico Centro de Atendimento ao Turista – CAT (Retorno às 10h)
15h00 – Passeio Fluvial Ecológico Centro de Atendimento ao Turista – CAT (Retorno às 17h)
17h00 – Pôr do Sol (SESC e SEMC) – Praça Nossa Senhora da Saúde
– Jamba Reggae
– Cesar Brasil
– Andrio Denner
19h00 – Rito Religioso (Praça do Sairé) – Folia e Ladainha
20h00 – Show Cultural (Praça do Sairé) – Jana Figarela
21h00 – Início do Festival dos Botos (Lago dos Botos)
– Boto Tucuxi
– Boto Cor de Rosa
01h30 – Show Nacional – Terra Samba
03h30 – Show Local – Arte Samba
04h30 – Show Local – Banda 4×4
05h30 às 08h00 – Arrastão Musical (até a orla do Centro de Atendimento
ao Turista/CAT) – Banda Adrenalina
DIA 16/09 – DOMINGO
08h00 – Passeio Fluvial Ecológico Centro de Atendimento ao Turista – CAT (Retorno às 10h)
15h00 – Passeio Fluvial Ecológico Centro de Atendimento ao Turista – CAT (Retorno às 17h)
15h00 – Show Musical (Orla de Alter do Chão) – Banda Fissura e Cintura Fina
19h00 – Rito Religioso (Praça do Sairé)
20h00 – Show Cultural (Praça do Sairé) – Eduardo Dias
22h00 – Show Musical Forró Pai d’Égua
01h00 – Encerramento
DIA 17/09 – SEGUNDA-FEIRA
08h00 – Encerramento da Festa (Praça do Sairé)
– Derrubada dos Mastros
– Cecuiara e Quebra da Macaxeira
16h00 – Apuração do Festival dos Botos
21h00 – Baile dos Barraqueiros (Lago dos Botos) – Banda Pegada do Forró
00h00 – Encerramento.
EQUIPES DE SAÚDE SÃO REFORÇADAS EM ALTER DO CHÃO
Por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), a Prefeitura de Santarém montou um esquema reforçado de ação para a Festa do Sairé 2012. Este ano, moradores e visitantes da vila balneária de Alter do Chão receberão atenção dobrada por causa da maior festa folclórica do Oeste do Pará.
Um total de 90 servidores da saúde foi escalado para trabalhar durante os cinco dias da Festa na vila Borari. E as equipes foram divididas para cobrir todas as áreas de Alter do Chão, dia e a noite.
No Centro de Saúde 24 horas os plantões serão reforçados para garantir eficiência e agilidade em eventuais ocorrências. Além da equipe do plantão de rotina do Centro, outros profissionais estarão de prontidão: quatro médicos, oito enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem na Unidade. O que quer dizer que os plantões no Centro 24 horas de Alter ficarão com dois médicos, dois enfermeiros e dois técnicos de enfermagem a partir da noite de hoje (13/09) até o amanhecer de segunda-feira (17).
Durante a movimentação na Praça do Sairé e Sairódromo, nas noites de apresentações folclóricas, outra equipe estará de prontidão para atender a possíveis casos de emergência. Na unidade móvel de saúde da SEMSA trabalharão seis enfermeiros e seis técnicos de enfermagem.
Segundo a coordenação de atenção em saúde para o Sairé, esse reforço é para garantir tranquilidade aos participantes e público do evento que todos os anos atrai grande número de pessoas para a distrito turístico mais conhecido do Oeste do Pará. Os casos menos graves que poderem ser atendidos no próprio local ou no Centro de Saúde receberão atenção sem precisar de transferência para o Pronto Socorro municipal.
SAMU 192 – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) também estará presente em Alter do Chão para garantir atendimento aos casos considerados mais graves. Os agentes do SAMU ficarão na Praça do Sairé durante as noites com o objetivo de dar apoio à transferência de possíveis casos que necessitem vir para o PSM. A equipe será formada por quatro enfermeiros e sete técnicos de enfermagem que se revezarão nos plantões.
Prevenção a DST’s – O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) também atuará durante os cinco dias de festa com o objetivo de esclarecer aos participantes os riscos de infecção por doenças sexualmente transmissíveis e as formas de proteção. A preocupação do CTA é com a grande aglomeração de pessoas que geralmente ocorre neste período do ano na vila e que favorece o aumento no aparecimento de novos casos, não apenas em Santarém, mas nas cidades da região, de onde vêm visitantes. Todas as noites, a partir desta quinta-feira até a madrugada de domingo para segunda-feira, nove pessoas trabalharão no posto do CTA em Alter do Chão com a distribuição e preservativos para a população que comparecer a festa. O CTA disponibilizou 50 mil camisinhas masculinas, femininas e para adolescentes, além de material educativo. O trabalho será de distribuição dos preservativos e a orientação será feita na Praça do Sairé, na barraca montada pela SEMSA, e dentro do lago dos botos durante as apresentações folclóricas.
Segurança alimentar – O Sairé é o período de faturamento para os vendedores de alimentos em Alter do Chão. Por causa do grande número de pessoas que vão para a vila balneária participar da festa, aumenta a oferta de produtos comestíveis. E para evitar os riscos de problemas de saúde provocados por consumo de alimentos contaminados ou mal conservados, a Vigilância Sanitária Municipal começou a atuar na vila desde ontem, 12 de setembro. Foram escalados para atuar no evento seis fiscais, um enfermeiro e um farmacêutico. Os agentes da Vigilância vão inspecionar bares, restaurantes, quiosques, bancas, lanches e barracas, na vila e nas praias, para averiguar como estão sendo acondicionados, manipulados e servidos os alimentos e bebidas que serão consumidos por quem for prestigiar o Sairé.
ESPORTE E LAZER NA VILA BALNEÁRIA
A Assessoria de Esporte e Lazer da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED), através do Programa Esporte e Lazer na Cidade (PELC), mais uma vez promoverá atividades durante a festa do Sairé. Os comunitários da vila de Alter do Chão e os visitantes poderão contar com as seguintes atividades:
– Jogos e brincadeiras, na praça do Sairé, nos dias 15 e 16 de setembro (8h às 18h);
– Arenas Esportivas, na praia do Cajueiro, nos dias 15 e 16 de setembro (8h às 18h);
– Roda de Viola, na praia do Cajueiro, nos dias 14 e 15 de setembro (19h às 22h);
A Prefeitura também realizará gratuitamente o Passeio Fluvial Ecológico nos dias 15 e 16 de setembro, nos seguintes horários: 09h, 11h, 14h, 16h, 18h. O barco para o passeio fluvial ecológico sairá do CAT (Centro de atendimento ao turista).
Fonte: RG 15/O Impacto e Nelma Bentes