Saúde do homem é meta do Projeto Quilombo para 2013

Projeto Quilombola
Projeto Quilombola

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, que vem sendo reforçada desde 2012 pelo Ministério da Saúde, foi abraçada pelo projeto Quilombo nas comunidades da região do Trombetas, no município de Oriximiná, ooeste paraense. O projeto já começa a apresentar os primeiros resultados na prevenção de doenças entre o sexo masculino. A coordenação do projeto registrou um aumento de 30% no número de atendimentos de homens nas comunidades quilombolas em áreas semi-isoladas do Pará, onde o acesso à saúde ainda é difícil.

O projeto desenvolvido pela Fundação Esperança em parceria com a Mineração Rio do Norte e prefeitura municipal de Oriximiná leva atendimento médico a 18 comunidades oriximinaenses. Mensalmente, elas recebem assistência curativa e preventiva nos barracões da própria comunidade, reduzindo quilômetros de distância entre médico e paciente. A meta, agora, é chegar ao final de 2013 com um aumento de 50% nos atendimentos em relação à procura por assistência registrada no ano passado. “Vamos trabalhar para prevenir o câncer de próstata. Não encontramos casos de câncer na comunidade, mas alterações sim. Nosso trabalho é prevenir a doença entre os homens sexualmente ativos e com mais de 40 anos”, explica a coordenadora do projeto pela Fundação Esperança, Ethel Soares.

O trabalho de saúde preventiva do projeto Quilombo contempla, além de consultas e exames, o acesso à informação. Em 2012, foram realizadas 239 palestras, sendo 11 desses encontros com foco na saúde masculina, eventos que reuniram mais de 200 homens. No saldo do trabalho de campo realizado nos últimos doze meses também constam a realização de 4.053 exames e o atendimento de 3.934 pessoas, entre homens, mulheres e crianças.

Fonte: RG 15/O Impacto e Érica Bernardo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *