Escola Eduardo Angelim abandonada pelo Governo do Estado
O prefeito de Aveiro, Olinaldo Barbosa (PSC), juntamente com vereadores, secretários de Governo, professores e alunos, estiveram no prédio da 5ª URE, em Santarém, pedindo providências imediatas para o abandono da escola estadual Eduardo Angelim, no município de Aveiro.
O prefeito Olinaldo Barbosa (Fuzica) estava acompanhado dos vereadores Paulo Henrique (PSC) e Vânia Felix (PRP); do secretário de Obras do Município, Jeremias Fonseca; professores e alunos da escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Eduardo Angelim.
A vereadora Vânia Felix, em contato com nossa reportagem, falou sobre a ida da comitiva de Aveiro até a 5ª Unidade de Educação. Ela disse que o motivo da visita foi cobrar do Estado melhorias imediatas para a escola estadual da cidade. Segundo a Vereadora, Aveiro só conta com uma escola estadual e a mesma está esquecida por parte do Estado.
Jeremias Fonseca, atual Secretário de Obras do Município, falou de sua indignação de Aveiro não poder contar com a ajuda do Estado. Segundo ele, é uma vergonha a situação da escola Eduardo Angelim, totalmente abandonada pelo Governo estadual.
O coordenador geral do SINTEPP de Aveiro, Silvanne Costa, também estava no local e falou do descontentamento da entidade pelo descaso com a educação na rede pública estadual de ensino em Aveiro. Ele disse que o governo do Estado tem que fazer a sua parte, de dar apoio e estruturar a única escola estadual que tem no Município.
Olinaldo Barbosa falou de sua insatisfação com o Governo Estadual, e relembrou que o atual governador Simão Jatene teve expressiva votação no município de Aveiro, ou seja, foi o mais votado, mas mesmo assim relegou abandono à população de Aveiro. Segundo Olinaldo Barbosa, a escola Eduardo Angelim está em situação de precariedade total. O Prefeito ainda falou que pais de alunos e professores tomaram atitude de suspender as aulas na referida escola, pelo fato de infiltrações, goteiras e falta de estrutura geral para que o educandário possa continuar funcionando.
Fuzica ainda acrescentou que o Estado tem que se responsabilizar com a escola estadual em questão e que o Município ajuda no que pode. Ele acrescentou que a situação do Município não é das melhores, e que os alunos não podem ser penalizados pelo fato do descaso com a educação por parte do Estado. Fuzica finalizou dizendo que veio até Santarém para resolver essa questão e se não tiver resposta, ele irá até a capital do Estado pedir providências.
Nossa reportagem conversou com a senhora Glória Maria dos Santos Costa, diretora da 5ª URE, em relação a visita dos aveirenses. Ela disse que a respeito das más condições e da precariedade da escola publica estadual de Aveiro, fará um relatório e encaminhará à Secretaria Estadual de Educação, pedindo a reforma do prédio da Escola. A respeito dos problemas do prédio e da interdição das aulas, ela falou que pediu para o grupo vir até a 5ª URE, munido com a documentação necessária e também com fotos para que seja feita de forma emergencial a reforma na escola. Para finalizar, Glória Maria falou que a Secretária de Educação do Estado está vindo até Santarém, não só para resolver o problema de Aveiro, mas de todas as escolas que estiverem comprometidas emergencialmente.
Fonte: RG 15/O Impacto