UFOPA recebe reunião do Fórum Estadual do PARFOR
Representantes de secretarias municipais de educação e coordenadores do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), de cinco instituições públicas federais de ensino superior, que ofertam cursos de licenciatura em todo o estado do Pará, estiveram reunidos em Santarém, durante a 3ª Reunião Anual do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente do Pará e também na 38ª reunião ordinária, realizadas nos dias 25 e 26, no hotel Barrudada Tropical.
O reitor da UFOPA, Prof. Dr. José Seixas Lourenço, abriu as atividades da 38ª Reunião do Parfor, relembrando a história de interiorização da Universidade Federal do Pará (UFPA), quando foi reitor daquela instituição, na década de 1980. “Há 25 anos estamos conduzindo este processo de interiorização e por isso mesmo sabemos como este cenário é configurado, sabemos quais são esses desafios. Um deles é o envolvimento consciente do poder público local. Ele é fundamental para que o município receba o apoio tecnológico das universidades. No Nordeste do Pará, o município de Bragança é um exemplo. Atualmente, graças a esse comprometimento, o município tem um centro de excelência em genética e biologia e é referência”, enfatizou o reitor.
A pró-reitora de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Pará, Marlene Freitas, ressaltou o papel e o entusiasmo do Prof. Dr. Seixas Lourenço, para ela, um dos grandes responsáveis pela interiorização do ensino superior no estado do Pará. “Eu penso que o entusiasmo é importante, pois já há um declínio na demanda de professores sem licenciatura no estado, o que permite passarmos para outros objetivos para a melhoria da educação básica em nosso estado”, disse.
Após a solenidade de abertura, Licurgo Brito, secretário adjunto de ensino da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), coordenou os trabalhos da reunião ordinária. No ato, foi aprovada a ATA da 37ª reunião, com inclusão de proposições de pauta, como a definição da posição do coordenador estadual.
Maximizando experiências
A construção em rede e o compartilhamento das experiências das cinco instituições públicas que executam o Parfor no Pará – UFOPA, UFPA, UFRA, IFPA e UEPA – têm ocorrido por meio dos encontros mensais e comitês semanais, nos quais são discutidos ofertas e demandas dos cursos, e tambémestrutura acadêmica e os planos pedagógicos deles. “Na verdade, nós compartilhamos experiências de modo a maximizar o desenvolvimento do Parfor no Estado e, como muitas vezes, os desafios são os mesmos, e por meio deste compartilhamento conseguimos chegar a boas reflexões e soluções dos desafios”, esclarece Katia Corrêa, coordenadora do Parfor/UFOPA.
Atualmente, a UFOPA possui 3.140 alunos do Parfor em cinco licenciaturas integradas. Em 2013, a Capes autorizou a oferta de 21 turmas. O próximo encontro do fórum promovido pela UFOPA ocorrerá no mês de setembro deste ano.
Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/UFOPA