População decide investimentos em Juruti na 4ª conferência municipal da cidade
A Prefeitura Municipal de Juruti realizou no dia 20 de maio, a 4ª Conferência Municipal das Cidades, que tratou o tema “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já!”. O salão Dom Bosco recebeu autoridades, empresários, lideranças comunitárias e sociedade civil. Todos os mais de 100 delegados presentes estavam aptos a falar e votar naquilo que fosse de melhor para a cidade de Juruti.
A mesa de abertura contou com a presença do prefeito Marco Aurélio, vice-prefeito Jonas Morais, secretária de Planejamento, Cláudia Panosso, presidente da Câmara Municipal, Edjânio Printes, e representante do Governo do Estado, Onélia Azevedo. Divididas em cinco eixos temáticos: habitação, saneamento, mobilidade e trânsito, planejamento urbano e ordenamento territorial, e texto base da nacional, A conferência foi um sucesso e ainda teve a posse dos novos membros do Conselho de Desenvolvimento Municipal, bem como a eleição de cinco delegados que vão para a 5ª Conferência Estadual das Cidades, em Belém, no mês de setembro.
“As lideranças, principalmente da sociedade civil tiveram a oportunidade de discutir melhorias para o desenvolvimento de Juruti. Mais um processo democrático do nosso governo, em que compartilhamos a responsabilidade com o povo nas decisões da aplicação dos recursos públicos iniciado com o Planejamento e Orçamento Participativo, e agora na Conferência das Cidades”, afirmou o prefeito Marco Aurélio.
O objetivo da conferência é estimular o debate entre autoridades e gestores públicos com os diversos segmentos da sociedade sobre assuntos relacionados às políticas de desenvolvimento urbano. Através das conferências, serão estabelecidas metas, diretrizes e planos de ação para enfrentar os problemas em todos os municípios brasileiros.
Um dos pontos discutidos foi a proposta de que passasse a ser cobrada uma taxa mínima de água para que a Prefeitura mantenha o abastecimento regular e com qualidade. Sobre essa decisão da assembleia, o prefeito Marquinho Dolzane disse: “sabemos que com a cobrança, virá a exigência na excelência do serviço público e o nosso compromisso é com a qualidade de vida da nossa população e é isso que vamos fazer”.
Monte Alegre recebe encanto das tribos de Juruti no sábado
Fazendo parte das comemorações dos dez anos do jornal Tribuna da Calha Norte, acontece na cidade de Monte Alegre neste sábado, 25, a apresentação dos destaques das tribos de Juruti Mundurukus e Muirapinima. Segundo informações do diretor do referido jornal, Genival Cardoso, os componentes das tribos jurutienses não serão apenas uma atração a mais da festa, mas sim, levarão aos moradores de Monte Alegre a cultura de Juruti representada pelo Festival das Tribos Indígenas que acontece em Juruti.
A programação tem o apoio da Prefeitura de Juruti que proporcionou condições para o deslocamento dos dois grupos até a cidade pintacuia. Segundo o prefeito Marco Aurélio Dolzane, trata-se de um evento que valoriza nossa cultura, pois é uma oportunidade que as duas tribos de Juruti terão de divulgar seus potenciais e o próprio Festribal que acontece no último final de semana no tribódromo municipal. “Sabemos que além de ajudarmos os dois grupos a se apresentarem até Monte Alegre, esse evento também é uma forma de divulgar Juruti e nosso potencial cultural na região”, avaliou Marco Aurélio.
As tribos Mundurukus e Muirapinima seguirão de barco próprio que deixará o porto da cidade nesta sexta-feira retornando no domingo pela parte da noite. Cada uma levará em torno de 25 componentes dentre os quais os principais destaques que serão apresentados ao público que comparecer ao clube Roda Viva no bairro Serra Ocidental, na cidade de Monte Alegre.
Além dos componentes e diretores das tribos, uma comitiva da prefeitura de Juruti composta pelo secretário de cultura, Carlos Pinheiro, e o assessor de imprensa do gabinete, Rui Neri Rebelo, também se deslocará até Monte Alegre, numa forma de valorização do nosso principal produto turístico e cultural que é o Festribal, que este ano acontecerá no período de 25 a 28 de julho.
Fonte: RG 15/O Impacto e Rui Neri