Informe RC

PODE SERVIR DE ALERTA

Dia 9 deste, portador de doença mental entrou no Hospital Regional, abriu a porta do consultório e deu 6 tiros, acertando 4 e 1 varando o corpo do médico neuro psiquiatra Edson Ferreira Filho, deixando-o paraplégico. Preso pelos seguranças e conduzido a Polícia, onde ficou preso, declarou ser doente, culpando o médico por não estar curado. Mentira, conversa de maluco, o atirador não era seu paciente. Dias depois, no mesmo hospital, morre doente portadora de câncer, seus familiares residentes em Município próximo, culparam (mas voltaram atrás) com ameaças de morte, um casal de oncologistas, pelo falecimento. Ameaças a integridade física de médicos têm sido constantes, a infelicidade ocorrida com Edson Filho pode servir de alerta a muitos Hospitais e Casas de Saúde espalhados pelo Brasil, mostrando a necessidade de contratarem pessoas habilitadas para lidarem com enfermos (muitos caem da cama). Qualquer dia, médicos vão precisar de colete a prova de bala, detector de metais, seguranças armados na porta de seus consultórios para atender pacientes. No caso do Edson, o Hospital ou o Estado pode vir a pagar o pato, se acionados na Justiça.

BOI DIANTE DA CARROÇA

Não é a primeira vez, nem a décima, que o Sindicato dos Rodoviários de Santarém usa greve de seus sindicalizados “507” para ajudar, empresas dos proprietários de ônibus, imprensar a Prefeitura a conceder aumento das tarifas de transportes coletivos. Só que agora os empresários, donos provisórios das concessões para explorarem os serviços de interesse público, quebraram a cara. O pedido de reajuste não obedeceu os trâmites legais pela interferência precipitada e indevida de um Vereador que se sentia dono do pedaço, o Prefeito mero coadjuvante, o que não aconteceu. Alexandre colocou o boi diante da carroça e começou dar as cartas, para que o Sindicato resolvesse a pedida dos motoristas e cobradores e acabasse com a greve, o que ocorreu na terça, para depois falar com empresários em aumento de tarifas que reclamam estar há 2 anos defasadas e do débito de 9 milhões de ISS com o Município. Nada demais, milhares de funcionários efetivos e inativos da Prefeitura estão várias vezes 2 anos sem aumento, não deixaram de trabalhar e nem pensaram em grevar. Que sirva de exemplo.

CPI’s DO FIM DO MUNDO

Três CPI’s devem ter sido abertas na Assembléia Legislativa do Pará, duas destinadas apurar existência de corrupção no DETRAN, pedidas pelos deputados Parsival Pontes “PMDB” e Cilene Couto “PSDB”. A 1ª vai investigar a participação do clube de futebol do senador Màrio Couto “PSDB”, pai da deputada, Santa Cruz do Cuiarana (jogadores e familiares) na folha de pagamento do órgão, cujo titular é de indicação do Senador. Outra vai verificar o comportamento dos indicados pelo PMDB, nos 4 anos do governo da ex, Ana Júlia “PT”. A terceira, de Deputado do PT, vai comprovar se existe desvio de recursos de convênios na Federação Paraense de Futebol, presidida há quase 20 anos por um coronel PM aposentado, apontado como corrupto. A quem acompanha diariamente pela mídia essa perlenga falta uma, a quarta, para saber oficialmente se meteram as mãos ou não no período de 2003/2010 no dinheiro destinado ao Poder Legislativo e quais os autores, que falam atingir acima de 100 milhões de reais. A tendência natural dessas apurações, chamadas de CPI’s do fim do mundo, é não chegarem a nada. Aguardar pra ver.

SONHANDO ALTO

Politicamente desgastado por algumas indicações a cargos públicos do Estado em Santarém, dividindo o bolo com o federal Lira Maia “DEM” e o então estadual Alexandre Von “PSDB”, hoje Prefeito, se afastando dos amigos quando de sua diplomação como vice-Governador e da posição forçada de neutralidade em obediência a Constituição do Pará nas publicitárias de dezembro de 2011 para criação do Estado do Tapajós, são os motivos apontados pelo desgaste. O que não ocorreu com o governador Jatene, foi contra, quando prometeu sem ser cobrado comportamento de magistrado. O vice-governador Helenilson Pontes, segundo seus próximos, pensa dar a volta por cima e sair candidato ao Senado Federal pelo PSD, filial do PSDB, que vai presidir no Estado, apontado por Simão Jatene em substituição a Sérgio Leão. Sua pretensão é justa, tem sido um leão em defesa do Estado, mas como político, principiante. Vai ter de reconquistar os antigos amigos, corrigir erros e dar as mãos ao Maia e Von para obter votos no Oeste paraense.

ATROPELADOS

Leitor do jornal e da coluna manda e-mail concordando ser verdade o estampado na nota “Cegueira” da edição anterior, quanto a existência em toda eleição de candidatos a Deputado Estadual sem condições de ganharem e de outros servindo de puxadores de votos a políticos alheios aos problemas do Município, impedindo uma maior representação nos legislativos. Diz não ter sido só o Carlos Martins “PT” atropelado na sua pretensão de chegar a Câmara Federal, com os votos dados a Zequinha Marinho “PSC”, a troco de emendas parlamentares para construção da Praça da Bíblia, ainda no imaginário, e inclui o ex-deputado Gerson Peres “PP” como vítima deste tipo de trairagem nas eleições de 2010, o pepista foi também atropelado pelo Chico de Pesca “PT”, Deputado cassado por corrupção, que pescou acima de 40 mil votos usando pescadores piratas “falsos” recebedores do Seguro Defeso, dados ao atual federal Mariquinho Batista “PT”. Verdade, Carlos e Gerson pertenciam a mesma coligação (PT-PP). O internauta de Cametá deve ser eleitor do segundo.

MOTIM

Semana passada, presos “hospedados” pela Justiça e Polícia na Penitenciária Hotel do Cucurunã, ateando fogo em colchões, deram início a um principio de motim, quebrando tranca das grades, visando terem acesso a uma área externa para facilitar a fuga, debelada pela Polícia Militar. Segundo explicações da direção, próximo de 50 “hóspedes”, homicidas, latrocidas, traficantes, usuários de drogas e assaltantes “só gente boa” confessaram não quererem fugir, sim protestar, contra a demora do Judiciário na tramitação de seus processos. Como se os apenados, ou guardadores de penas, estivessem sendo injustiçados. Tentativas de fuga ou fugas, com chamas e destruição é acontecimento corriqueiro em casas penais, principalmente na de Santarém onde os “hóspedes” com grana gozam de regalias (drogas, sexo e celulares) já denunciadas pela Secção da OAB local e do conhecimento do Judiciário e Ministério Publico.

É DANDO QUE SE RECEBE

Com alegações inconsistentes, o PTB nacional afastou da presidência regional do Estado o ex-Prefeito “8 anos” de Belém, Dulciomar Costa, que já foi Deputado e Senador, alegando do mesmo não dispor de tempo para continuar à frente da legenda, por estar atarefado com problemas pessoais, ocasionados por sua passagem pela Prefeitura. Antes, quando tinha mandatos, serviu a muitos, agora não presta. Assumiu o federal Josué Bengshton, também enrolado junto a Justiça Federal “gangue dos sanguessugas”, mas com mandato, dirigente fundador da Igreja Quadrangular, dona de centenas de templos no Pará, aliada permanente de governos chapa branca e considerada política que, antes dos acertos, lê na cartilha de São Francisco de Assis: é dando que se recebe.

POSSIBILIDADE ZERO

Pessoa ligada ao deputado Lira Maia “DEM”, acompanhante de seus passos políticos, fala à coluna ser zero a possibilidade do Deputado não sair candidato pelo menos a 2ª reeleição para Deputado Federal nas proporcionais de 2014 como estão ventilando e possuir o nome do substituto no bolso que seria o deputado Nélio Aguiar, recentemente filiado ao DEM, mas não descarta disso ocorrer, caso o Maia, considerado a maior mala de votos nos municípios do Oeste paraense, presidente da legenda no Estado, com densidade eleitoral para ajudar eleger 3 deputados estaduais, venha a sair  candidato ao Senado Federal, com chances de ganhar. Quanto a possibilidade do grupo político do Deputado se afastar do prefeito Alexandre, o papeador diz dos futurólogos terem de esperar sentado, em pé vão cansar. Escrito como foi dito.

REVIVENDO O PASSADO

Com votação suspensa no Congresso Nacional por decisão liminar do ministro Gilmar Mendes, o projeto que inibe a criação de novos partidos políticos com parecer contrário do procurador Geral da República por agredir a Constituição, no que não concorda a Advocacia Geral da União “AGU” defensora dos interesses oficiais, declara não ser e pede ao Supremo Tribunal Federal a suspensão da liminar ainda a ser apreciada pelo Pleno do STF. A intenção do governo tem nome e endereço: impedir a ex-ministra e ex-companheira filiada ao PT, Marina Silva, de fundar sua Rede da Sustentabilidade, já beirando o número de filiações exigidas pelo TSE “quase 500 mil” e concorrer pela 2ª vez à presidência. Se dependesse do PT, a companheira Dilma seria candidata única, uma espécie de Rei Momo da política, os restos seriam candidatos simbólicos, como ocorria à época da “democracia” da Ditadura Militar, de quem os casuísmos são copiados. Os que têm acima de 40 anos se lembram disso. Arena 1, Arena 2, Arena 3, ficava tudo em casa.

ONDE VAMOS PARAR?

A cidade de Santarém vive momentos difíceis, entregue a sanha da marginalidade, com a insegurança tomando conta da população sem que se possa culpar a Polícia, desguarnecida, sem veículos e desfalcada de material humano, por esta proliferação, onde vidas correm perigo. A responsável pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito “antiga SMT”, enquanto semáforos e placas indicativas não aparecem para evitar acidentes, devia prestar um serviço inestimável à sociedade, marcando sua passagem pelo órgão, caso consiga separar dos motoristas clandestinos, (alguns movidos pela necessidade), dos falsos, que usam veículos com placas adulteradas, levando comparsas na garupa, para praticarem assaltos em residências, casas comerciais e a transeuntes, tomando dinheiro, bolsas e celulares. Dezenas de casos ocorrem diariamente deixando as vítimas sem terem a quem apelar.

HERANÇA RUIM

A Venezuela, ou melhor, sua população, começa a colher dividendos políticos e sociais da desastrada passagem do quase ditador Hugo Chavez, alcunhado de herói depois de morto e fundador do “socialismo bolivariano”, onde o público é misturado com o privado dos governantes. Bolsistas dos cofres públicos, maioria paus mandados dos ditadores, têm o direito de sentirem o quanto foram enganados, justamente o que começa acontecer, tudo ao contrário do que apregoava Chávez. Com inflação acima de 30%, o País passa a maior crise de abastecimento de sua história, supermercados vazios, falta de 80% de alimentos básicos para 29 milhões de venezuelanos, agregados a vergonha da falta de papel higiênico, levando o governo “revolucionário” a importar urgente 50 milhões de rolos (12 dias de consumo). Coisas piores virão, aguardar.

ESTRANHO

Recente, o secretário de Estado de Segurança Publica anunciou criação de uma equipe especial da Polícia Civil para investigar desvio de dinheiro público. Estranho, quando ministérios públicos Estadual, Federal e Tribunais de Contas do Estado, dos Municípios e da União, sejam os órgãos mais bem preparados a apurarem crimes de peculato. O fato do delegado Geral, Rilmar Firmino, estar à frente de uma, que orientada pelo Ministério Público Estadual, apura fraudes no DETRAN na venda de carteiras de Habilitação, não significa disso ser papel da Polícia, criada para proteger a população. Desvirtuar sua finalidade, passível a ser manipulada politicamente, é arma de dois gumes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *