Poder Público mobiliza sociedade contra violência à criança e adolescentes

Crianças chamam atenção das autoridades
Crianças chamam atenção das autoridades

No dia 18 de maio de 2013, a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Educação, alunos e a Sociedade Civil Organizada, percorreram as principais ruas da pacata cidade de Curuá. A mobilização teve como principal objetivo, convocar a sociedade no engajamento em favor dos direitos das crianças e adolescentes e na luta pelo fim da exploração sexual e do trabalho infantil.

Os organizadores simbolizaram a campanha, com o símbolo de uma flor, cuja faixa tinha a seguinte frase: “Faça bonito, proteja nossas crianças e adolescente”.  A ação chamou a atenção para o imprescindível cuidado ou necessidade de uma força tarefa no cumprimento do direito de meninas e meninos, crescer de forma digna, saudável e protegida das mazelas sociais.

Apraz salientar que o art. 227 da Constituição Federal – CF normatiza que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e adolescente, com absoluta propriedade, o direito a vida, à saúde, à alimentação, à cultura, à dignidade, à liberdade, ao respeito e à convivência familiar, comunitária, além de colocá-los a salvos de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Neste contexto, é indispensável que as caminhadas nas ruas contra a violência ao menor, não seja só sensacionalizadas de ano em ano. O Conselho e o poder público devem ser mais consistentes e incisivos em suas respectivas ações. De maneira que possam evitar ameaças à integridade física destas, tais como: Gravidez precoce, drogas licitas e ilícitas, constrangimentos, traumas, etc. Principalmente relacionado a assédio, aliciamento, trabalho degradante, fato típico e de praxe no município de Curuá.

ESPORTE – Apesar do município de Curuá ainda não possuir estádio para práticas futebolísticas e outras modalidades esportivas, os desportistas curuaenses estão deveras satisfeitos com o jovem secretário Daniel Damasceno, com o trabalho que vem fazendo junto à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Em tão pouco tempo, o titular já conquistou a cabeça da galera. Daniel montou uma equipe de excelente quilate e está fazendo a diferença. Em contato com nossa redação, o mesmo disse que vai ter uma reunião com a prefeita Adriana Silva, para juntos estudarem a possibilidade da seleção curuaense de futebol participar pela primeira vez da Copa Oeste do Pará. Sucesso, esporte é vida!

Por: Hemenegildo Garcia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *