Praias de Santarém podem receber o selo do programa Bandeira Azul
Comunitários da Área de Proteção Ambiental (APA) de Alter do Chão receberam na última sexta-feira, 24, no salão comunitário de Pontas de Pedras, a visita da coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul, Leana Bernardi, do secretário de Meio Ambiente, Podalyro Neto e da Secretária de Turismo, Irene Belo. Durante a reunião foi discutida a implantação do Programa Bandeira Azul nas praias de Santarém.
De acordo com Leana, o primeiro passo para a implantação do projeto é o processo de vistoria nas praias da cidade, depois disso, a praia selecionada será classificada para fazer parte do projeto piloto. “O Estado e o Município vão se reunir com a sociedade e discutir as adequações no local, com a preocupação de manter as características do lugar. Depois de aprovado o certificado internacional, o Município tem até dois anos para se adequar as normas que o programa prevê”, explicou.
O programa Bandeira Azul tem como objetivo levar aos comunitários a certificação de qualidade internacional destinado às praias e marinas, visando colaborar para o processo de conscientização da população e preservação do ambiente. Durante o encontro, também se discutiu melhorias para a APA de Alter do Chão, como a reformulação do Conselho Gestor, plano de manejo florestal, resíduos sólidos e licenciamento ambiental. Foi discutido, também, a construção de um plano de trabalho para conscientizar os visitantes das praias quanto à preservação da APA. A divulgação deverá ser feita nas praias, através de folders, placas e cartazes.
Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS
Faltou incluir que a certificação de praias e marinas é uma ação da gerência de Turismo de Sol e Praia da Secretaria de Estado de Turismo do Pará.
Foram visitadas ainda as prias do polo turístico do Marajó (praia de pesqueiro/Soure e Joanes/Salvaterra)do polo Amazônia Atlântica (Praia da Princesa em Algodoal/ Maracanã).