Teste reprova 14 marcas de feijão no Pará

feijão
feijão

Quatorze marcas de feijão foram reprovadas em um teste realizado pelo Imetropará. Os pacotes do alimento estavam com peso inferior à quantidade indicada na embalagem do produto.

De acordo com o Instituto de Metrologia do Pará, a maior diferença chegou a 25 gramas. Já a menor foi de 3 gramas. As coletas foram realizadas durante o mês de abril em seis municípios do sul do Pará: Floresta do Araguaia, Redenção, Conceição do Araguaia, Xinguara, Tucumã e São Félix do Xingu. ‘O resultado foi uma surpresa. É a primeira vez que o Imetropará reprova 100% das amostras coletadas’, disse Luiziel Guedes, presidente do órgão.

As empresas foram notificadas e a multa varia de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, de acordo com critérios definidos pelo Inmetro. ‘Este também é o resultado de um trabalho de interiorização das ações de nosso órgão, visando defender o consumidor em toda extensão de nosso Estado’, completou Guedes.

As amostras de feijão coletadas, assim como outros produtos que passaram por análise no Laboratório de Pré-Medidos, como biscoitos, açúcar, velas, macarrão, farinha láctea, compostos lácteos, leite condensado, cream cracker, pregos, milho, entre outros, foram doados para uma instituição não governamental cadastrada no Imetropará. A doação ocorre com autorização do fabricante ou quando este não se manifesta no prazo de 24 horas após o exame.

Outros testes – Em abril, o Imetropará reprovou 11 de 14 marcas de arroz coletadas em cinco municípios. ‘O consumidor pode e deve ser fiscal de suas compras. Nos supermercados, pode procurar as balanças do projeto Veja-o-Peso e verificar se está levando pra casa o produto com o peso indicado na embalagem. Em caso de dúvida, pode ligar para nossa Ouvidoria, através do número 0800-280-1919’, concluiu Guedes.

Fonte: Portal ORM

Um comentário em “Teste reprova 14 marcas de feijão no Pará

  • 29 de maio de 2013 em 21:42
    Permalink

    É COMPANHEIROS SANTARENOS, COM O PREÇO DA FARINHA EM ALTA E DO FEIJÃO EM ALTA, O NEGÓCIO É COMER MACAXEIRA COZIDA E FICAR NO SOL DE ALTER DO CHÃO ATÉ A MACAXEIRA SECAR E VIRAR FARINHA BEM TORRADINHA. NEM VAI PRECISAR MAIS ENFIAR A MÃO NO SACO DE FARINHA E JOGAR NA BOCA. EU JÁ COMECEI SÓ QUE ME DEU UMA SEDE DA PORRA EU COLOQUEI MUITO SAL NA MACAXEIRA. VAMOS DAR NOSSO JEITO CONTERRANO

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *