Mineração incentiva cooperativismo
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Pará (Sescoop/Pa) agora tem apoio da Mineração Rio do Norte (MRN) no desenvolvimento do Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC) nas instituições criadas com esse modelo pelas comunidades do entorno da empresa, no município de Oriximiná, no oeste paraense.
O Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista vem sendo desenvolvido nacionalmente pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) com o objetivo de garantir que o cooperativismo no país mantenha suas características originais de respeito ao trabalho coletivo e para o bem comum.
O trabalho do Sescoop com foco no Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista teve início em abril, com a realização de um diagnóstico nas três cooperativas prestadoras de serviço da MRN – Coopbarcos, Coopermoura e Cooperboa. Como resultado desse diagnóstico, as cooperativas se dedicam atualmente à atualização e adequação dos documentos que são indispensáveis para seu funcionamento, a exemplo dos estatutos.
O próximo passo será uma visita técnica das cooperativas locais a uma instituição bem-sucedida que atua em Barcarena, com fornecimento de mão de obra.
O apoio da MRN consiste na logística, mobilização das cooperativas e no acompanhamento das atividades desenvolvidas com orientação do Sescoop. Através do Sescoop, a MRN já promoveu cursos de capacitação para as cooperativas locais e passará a trabalhar mais fortemente no crescimento delas de forma organizada.
Fonte: RG 15/O Impacto e Érica Bernardo