Apreendida carga de 31 toneladas de óleo de palma

Carga ilegal
Carga ilegal

No último final de semana, no município de Capanema, região Nordeste do Pará, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 31 toneladas de óleo de palma, também conhecido como óleo de dendê, que seriam utilizados para o consumo humano e estavam sendo transportados ilegalmente em um caminhão tanque.

O flagrante de crime ambiental e de crime contra a saúde pública ocorreu por volta das 14h50, da sexta-feira (14), no quilômetro 153 da BR-316, quando os agentes da PRF abordaram uma carreta tanque Volvo, com caminhão trator de placa OML-1335. Ao fiscalizarem a carreta os policiais constataram o tanque carregado com óleo de palma, já havia sido utilizado no transporte de produtos perigosos, procedimento que é proibido pela resolução nº 3665/2011 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e portarias 255/2007, 91/2009 e 204/2011 do INMETRO.

Segundo a legislação, atualmente não existem procedimentos de descontaminação que retirem das paredes dos equipamentos os metais pesados nocivos à saúde.

A ocorrência foi encaminhada à Vigilância Sanitária em Capanema, para confirmação do delito por meio de vistoria técnica e aplicação das autuações pertinentes. A carga seria entregue em uma fábrica de produtos alimentícios na região Sudeste do Brasil.

Fonte: DOL, com informações da PRF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *