Escola Maria Barbosa da Rede Estadual está caindo aos pedaços
Na acepção da palavra, está sendo difícil atribuir adjetivos aos políticos em nível de Estado que estão fazendo com a E. E. Maria Barbosa, localizada no bairro do Aeroporto Velho. Infelizmente é triste publicar que quem passa em frente do estabelecimento escolar, de forma visível presencia sua deplorável situação, sintetizada através da imagem fotográfica. O lamentável estado de abandono entristece qualquer cidadão que tem na vida o zelo com o patrimônio público e o comprometimento da educação.
Na sua pluralidade, a inércia, a inoperância, o marasmo e a incompetência em políticas administrativas, relacionadas ao descaso provocado pelos deputados que só aparecem de 4 em 4 anos, e pelo governador do estado Simão Jatene, é a principal causa do estabelecimento estar caindo aos pedaços. O resultado da falta de investimento nas políticas públicas educacionais tem como principal resultado o baixo índice do IDEB, não só em Alenquer como em todo estado do Pará.
Outro despautério objeto de desmotivação no setor educacional, certamente é em conseqüência dos professores estarem com seus respectivos salários aviltados. Com relação aos alunos, estudos apontam que no município de Alenquer a evasão escolar tem indicadores alarmantes em relação aos municípios vizinhos. Neste contexto, sintetiza-se que os políticos não estão observando o art. 205 da Constituição Federal – CF onde elenca que tanto os docentes e os discentes devem ser tratados com dignidade, conforto e instalarem-se em lugares seguros para o perfeito exercício de dignidade.
Por: Hemenegildo Garcia