Deficientes físicos comporão estratégia de segurança pública em Santarém
O prefeito Alexandre Von reuniu-se na quinta-feira, 27, com representantes da Associação dos Deficientes Físicos de Santarém (ADEFIS) e Associação dos Portadores de Deficiência do Tapajós (APDT). O município vai recrutar trabalhadores, associados às duas instituições, para trabalhar no Núcleo Integrado de Operações Policiais (NIOP), na estratégia de segurança pública, com a implantação das primeiras 20 câmeras de videomonitoramento, em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP).
De acordo com o prefeito, as câmeras serão equipamentos que darão um suporte maior às ações das Polícias nos serviços de segurança pública. Segundo Von, o governo do estado entrará com as câmeras e o município apoiará a aquisição de equipamentos complementares para o NIOP.
A ideia é que os 15 servidores civis – num total de 20, complementando com mais cinco militares – sejam ligados a estas instituições. As representações seriam responsáveis por fazer a triagem de currículos e encaminhá-los posteriormente à Prefeitura. Os critérios são de que o associado tenha o ensino médio completo e noções de informática – já que o mesmo passará seis horas diárias – em regime de turno- operando monitores.
Vinte candidatos serão pré-selecionados. Eles passarão por treinamento específico para a função. Dos 20, 15 serão selecionados e os outros cinco comporão o cadastro de reserva.
“Esta é uma forma de mostrar que a pessoa portadora de deficiência física não está inválida para o trabalho. Temos que oferecer condições e dar dignidade para eles. E nada melhor que estar inserido no mercado de trabalho”, observa o prefeito.
Para o presidente da ADEFIS, Claudionor da Silva Araújo, as pessoas portadoras de deficiência física sentem-se valorizados quando o município abre as portas para inseri-los no mercado de trabalho, oferecendo capacitação e emprego.
“Esta é uma oportunidade única. O governo dá exemplo de inclusão, dignificando a vida do deficiente e fazendo toda a sociedade entender que nós temos habilidades e competência”, completa Claudionor.
COMEÇA A SER ELABORADO PLANO MUNICIPAL INTEGRADO E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Na sexta-feira, 28, a Coordenadoria Municipal de Saneamento Básico discutiu com representantes do governo do estado os instrumentos disponibilizados para o saneamento integrado o que inclui: abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais.
O Prof. José Almir Pereira, da Universidade Federal do Pará, explicou, durante a palestra, como o governo do Estado está trabalhando para a elaboração de indicadores. Santarém, cidade pólo no Oeste do Pará, servirá de base para elaboração destes indicadores da política de estado.
A reunião também dá início a elaboração do Plano Municipal Integrado e Gerenciamento de Resíduos Sólidos. A criação do Plano terá também a participação da sociedade civil organizada, empresários, instituições de ensino superior que deverão contribuir com sugestões. O Plano Municipal Integrado e Gerenciamento de Resíduos Sólidos será definido até o fim deste ano. Por lei, a partir de janeiro de 2014 as cidades que não tiverem o plano não terão acesso a recursos federais disponíveis para a área de saneamento básico.
“Com o Plano Municipal Integrado e Gerenciamento de Resíduos Sólidos nós poderemos definir as ações que serão implementadas desde a coleta de resíduos, triagem, reciclagem e distribuição”, enfatizou o Coordenador de Saneamento Básico do município, Hugo Aquino.
EDUCADORES PARTICIPAM DE FORMAÇÃO
Educadores da rede municipal participaram na sexta-feira, 28, de uma formação para aplicação da Prova Brasil. Professores de Língua Portuguesa estiveram reunidos no auditório do IFPA, e de matemática na escola Madre Imaculada. O exame será aplicado no segundo semestre deste ano.
A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). O exame avalia a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICORRACIAIS NA ESCOLA É DISCUTIDA EM ENCONTRO
A Educação das relações étnicorraciais na escola foi tema de encontro realizado na sexta-feira, 28, no auditório da UFOPA Campus Rondon. A Profª. Dra. Geogirna Helenas, da Universidade Federal de Pelotas (UFPE), destacou a implementação da lei 10.639/03 e das diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnicorraciais.
As atividades foram promovidas pelo Programa de Extensão “Africanidades em sala de aula”, coordenado pelo professor Luiz Fernando de França, do Instituto de Ciências da Educação (ICED), em parceria com a Coordenação de Educação e Diversidade Étnico-Racial da Secretaria de Educação (SEMED).
A Lei nº 10.639/03 estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileiras e africanas nas escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio. Segundo o chefe da Coordenação de Educação Étncorracial, Marcos Branco, Santarém conta com 10 escolas quilombolas e aproximadamente 700 alunos, que trabalham a valorização da cultura afro-brasileira.
SEMED CONTINUA REGULARIZANDO ESCOLAS
A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) continua a programação de regularização das escolas. De acordo com o professor João Magalhães, coordenador da região de rios, somente nessa região são 78 escolas pólos, destas 29 já foram autorizadas pelo Conselho Municipal de Educação. Para que todas sejam regularizadas Prof. João Magalhães convoca os diretores de todas as escolas nas regiões de Planalto, Cidade e rios a procurar a SEMED.
SEMJEL FAZ DOAÇÃO DE ALIMENTOS
Alimentos não perecíveis recebidos como ingresso no Skate Rock que este ano foi realizado em parceria com a SEMJEL foram distribuídos na manhã de sexta-feira, 28, para quatro entidades filantrópicas do município de Santarém. Representantes da Apae, Asilo São Vicente de Paulo, Missão Paz (da Igreja da Paz) e Comunidade terapêutica “Lar Família Feliz” estiveram na sede da SEMJEL para receber a doação.
SEMC PROMOVE Mostra Cultural EM parceria COM A ACES
Em comemoração ao aniversário de Santarém, a Secretaria Municipal de Cultura em parceria com Associação Comercial e Empresarial de Santarém promovem neste sábado, 29, a Mostra Cultural do Conselho da Mulher Empresária. A mostra será realizada na Praça do Mirante, às 19h. Na ocasião será feita a entrega da Medalha Wilson Fonseca, quando será agraciado o cantor Odilson Matos.
ATAS realiza em julho oficina teatral
Pela demanda de solicitações ao aprendizado básico da arte cênica, a Associação de Teatro de Santarém (ATAS), continuará no mês de julho, a oficina para atores. Para essa etapa serão ofertadas 30 vagas. A oficina terá início na segunda-feira, 1º, às 18h 30 min.
IMWF PROMOVE FESTIVAL FOLCLÓRICO JUNINO
A direção do Instituto Maestro Wilson Fonseca (IMWF) realiza, no domingo, 30, no espaço externo da Casa da Cultura, “Festival Folclórico Junino”. Além do período junino, a direção, alunos e familiares se confraternizam pelo encerramento das atividades do primeiro semestre do ano letivo. O evento inicia às 18h.
ABARÉ I E II ATENDEM COMUNIDADES DE ARAPIXUNA E TAPAJÓS
Para atender as populações ribeirinhas a Prefeitura Municipal de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realiza ações em saúde com as embarcações do Programa de Estratégia de Saúde da Família (PESF) Abaré I e II que desta vez beneficiarão comunidades das regiões de Arapixuna e Tapajós.
O Abaré I inicia os atendimentos a partir de segunda-feira, dia 1º de julho, nas localidades do Tapajós, enquanto que o Abaré II segue na terça-feira, dia 2, para a região do Arapixuna.
Nesta ação, ao todo serão atendidas mais de 50 comunidades com os serviços de consultas médicas, odontológicas, de enfermagem, visitas domiciliares, atendimento aos grupões de HIPERDIA, coleta de exames laboratoriais, PCCU, pré-natal, vacinação humana e canina, teste de glicemia e verificação de pressão arterial.
GOVERNO PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A SEMANA ESTADUAL DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS
A audiência pública foi realizada na quarta-feira, 27, na Câmara Municipal e teve como pauta a Semana Estadual de Prevenção às Drogas. As instituições destacaram a importância de ações repressivas por parte das polícias, mas concordaram em dizer que o envolvimento da família e o desenvolvimento de programas educacionais são estratégias mais eficazes, e que custam menos do ponto de vista econômico e social. Participaram do encontro instituições de combate e repressão ao uso e tráfico de drogas: Polícia Federal, agente Altair Evangelista, Polícia Civil, Delegado Nelson Silva e policiais militares coordenadoras do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas) desenvolvido nas escolas em combate a formação de novos usuários. Representando o Poder Executivo estavam a vice-prefeita, Maria José Maia, e a representante da Secretaria Municipal da Juventude Esporte e Lazer, Veida Almeida.
Maria José Maia apresentou o Programa “Crack, é Possível Vencer”. O programa federal começou em 2011, mas Santarém aderiu ao programa este ano. De acordo com a vice-prefeita, os três primeiros passos foram cumpridos: formação do Comitê Gestor, pactuação de serviços e adesão ao Programa. A partir de julho começam a ser cumpridos dois passos: implantação de serviços, acompanhamento e monitoramento.
Em Santarém, o “Programa Crack é Possível Vencer” integra ações de saúde, segurança pública, assistência social, direitos humanos e a criação de uma rede de serviços para atendimento de usuários e família. Para isso foram definidos eixos temáticos. No eixo cuidado, além de disponibilizar atendimento em saúde, é necessário envolver a família nas atividades do PAC.
O eixo segurança é uma parceria entre os governos municipal, estadual e federal e prevê a instalação e equipamentos como 20 câmeras de segurança e videomonitoramento, além de planejamento estratégico e fortalecimento dos serviços de menor potencia ofensivo. Para o eixo autoridade está prevista a capacitação de policiais. No eixo prevenção foi definida a criação de um portal, um “Viva Voz” (disque 132) e aplicação de campanhas educativas preventivas. Os vereadores colocaram a Comissão de Direitos Humanos da Câmara à disposição do Comitê Gestor do programa para participar das ações.
INAUGURAÇÃO DO SISTEMA DE ENERGIA DA VILA DE BOIM
Fazendo parte das comemorações do aniversário de 352 anos de Santarém, a Prefeitura realizou na sexta-feira, a partir das 19h, a inauguração do sistema de energia da vila de Boim, no rio Tapajós. O sistema vai beneficiar mais de 100 famílias.
PROCON PROMOVE A CAMPANHA CADÊ O PREÇO?
A Procuradoria do Consumidor desenvolve a Campanha: Cadê o Preço? A equipe de fiscalização do órgão vai percorrer o comércio da cidade, notificando os estabelecimentos que estão desobedecendo ao Código de Defesa do Consumidor, quando não colocam preços com clareza, exatidão e visibilidade nos produtos, vitrines ou prateleiras. Para isso, o PROCON convida a população a denunciar os estabelecimentos que não cumprem a lei.
“A maioria das lojas, supermercados, farmácias, tem desrespeitado, esse que é um direito básico do consumidor, conforme explícito no artigo 6º, inciso III, reforçado pelo artigo 31 do Código de Defesa do Consumidor que estabelece que a oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações precisas sobre as características, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores”, argumenta a coordenadoria do Procon, Silvânia Melo.
As denúncias podem ser feitas na sede do Procon. localizado na Av. Borges Leal, 2558 (altos), Aparecida ou pelo telefone 3523-8274. O órgão também vai verificar se os lojistas expõem o exemplar o Código de Defesa do Consumidor, o que é exigido por lei.
MAIS UNIDADES DE SAÚDE INSERIDAS NO PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA A ATENÇÃO BÁSICA
Mais dez Estratégias de Saúde da Família (ESF) e dois Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) foram inseridos no Programa Nacional de Melhoria do Acesso da Qualidade a Atenção Básica (PMAQ). Já faziam parte 16 ESFs. Agora o município passa a ter todas as 26 Estratégias de Saúde cadastradas.
A confirmação da inclusão foi realizada na tarde de quinta-feira, 27, pela Prefeitura Municipal de Santarém, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), a partir da assinatura dos termos de contratualização e recontratualização. Segundo a responsável técnica pelo acompanhamento do PMAQ em Santarém, enfermeira Marifrancis Costa, o programa tem o objetivo de promover a melhoria do acesso e da qualidade da atenção à saúde pública.
As Estratégias de Saúde da Família e os CEOs recebem classificações do Ministério da Saúde a partir de avaliações de diversos indicadores que são realizadas tanto pela equipe de saúde quanto pelo MS. Para as ESFs com conceito muito acima da média é destinado adicional entre R$ 8.500 a R$ 11 mil por mês. Conceito acima da média recebe adicional entre R$ 6.600 a R$ 8 mil e conceito mediano ou abaixo da média, recebe um adicional entre R$ 1.700 e R$ 2.200.
Os Centros Odontológicos são beneficiados com verbas entre R$ 8.250 a R$ 19.250. As equipes com conceito insatisfatório perdem recurso, se não ocorrer a adequação aos requisitos mínimos de qualidade.
NOVA FILARMÔNICA PROMOVE “UMA VIAGEM MUSICAL”
O alunado jovem da Filarmônica Municipal Professor José Agostinho apresentou na sexta-feira, 28, às 19h30, na Casa da Cultura, “Uma Viagem Musical”. O grupo formado por 28 alunos é conhecido como “A Nova Filarmônica”. A apresentação seguiu um repertório com música erudita e popular, composições de Beethoven, Mozart, Legião Urbana, Los Hermanos, Pinduca, entre outros.
CENTRO CULTURAL JOÃO FONA RECEBE EXPOSIÇÃO EM HOMENAGEM A SANTARÉM
Continua a exposição conjunta dos artistas Paulo Cézar Nascimento e Jolene Santana, no Centro Cultural João Fona. A produção de Paulo Cézar Nascimento recebe o nome “Exposição: Santarém”. E da artista Jorlene são inspiradas na linha artística de Paulo, denominada “Exposição: Amazônia em Retalhos, no olhar do Artista Paulo Cézar Nascimento” aplicando as temáticas na arte em tecido. A exposição do artista plástico Paulo encerrou, na sexta-feira, 28, e da artista Jolene prossegue até este sábado, 29.
APRESENTAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO DO ESTADO DO PARÁ EM SANTARÉM
A Coordenadoria Municipal de Saneamento Básico promoveu na sexta-feira, 28, às 08h, no auditório da UEPA, uma reunião em que foram abordados temas sobre os instrumentos de planejamento a serem utilizados pelo Governo do Estado para estruturação do saneamento básico (abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem urbana). Durante a reunião foi apresentada a Política de Saneamento Básico do estado do Pará, o Plano de Saneamento Básico do Pará e o programa do estado para apoio aos municípios na elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico.
UFOPA BUSCA FIRMAR CONVÊNIO COM A SEMAP/CPROF
O secretário adjunto da SEMAP, João Clovis Lisbôa, o coordenador de Incentivo à Produção Familiar, Otávio Macêdo, e engenheiros da CPROF participaram de uma reunião com professores da UFOPA com o objetivo de apresentar estudos e pesquisas científicas relacionados à área de pesca e aquicultura do município de Santarém. O objetivo da reunião foi o firmar convênio técnico científico para o fortalecimento da produção pesqueira usando dados provenientes de pesquisas e captação de recursos.
Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS
PARABÉNS PREFEITO, TENHO UM IRMÃO CADEIRANTE QUE TRABALHA EM MONITORAMENTO DE CÂMERAS NO 7 BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, SEMPRE FOI UM GRANDE POLICIAL MILITAR, ATÉ SER BALEADO EM CONFRONTO COM MARGINAIS, HOJE É CONSIDERADO EMBORA NA RESERVA UM POLICIAL EXEMPLAR EM SUA FUNÇÃO, POR PRESTAR UM SERVIÇO DIGNO A SOCIEDADE!
VALORIZAR UM CADEIRANTE É DA VALOR A VIDA, RESPEITAR O PRÓXIMO!
PAZ E LUZ
FORÇA E HONRA