O povo brasileiro está acordando
As maiores e as menores cidades do País estão fazendo o dever de casa com seus habitantes nas ruas. Essa participação popular nos rumos do País veio tardiamente para evitar os abusos dos que legislaram em causa própria e a impunidade quando a corrupção era bem maior neste País. O valor do aumento nas passagens foi a gota d`água que faltava; na verdade, o que provocou as manifestações foi o abuso descarado e demasiado nos repasses de valores para educação, saúde, segurança e outras obrigações do governo, principalmente nas periferias e interiores que muitas vezes quando recebem verba esta já chega faltando de alguns valores. Como podem os administradores bem intencionados honrar seus compromissos com boas obras com hospitais, escolas e demais segmentos mais necessários, sem que sejam convidados a prestar contas. São obras paradas pedindo reajustes para terminar, embora com placas indicando os valores liberados e o prazo de término da obra. Isto não acontece somente nas cidades; ao longo da BRr-163 existem pontes de concreto concluídas, mas os veículos continuam passando pelas pinguelas, porque o valor da licitação não deu para terminar as cabeceiras das pontes que permitiriam sua utilização.
Graças a Deus ontem, já no apagar das luzes, os nossos representantes deram sinais que também estão se acordando. No domínio do poder e atendendo o clamor da população derrubaram a PEC-37 e houveram mais pedidos de uso da ficha limpa na nomeação de pessoas para cargos do governo. Também foi cogitado de reduzir o abuso de mais de três dezenas de ministérios, muitos dos quais poderiam ser denominados de ministérios de cabides de emprego de cabos eleitorais de companheiros de partidos e de apadrinhados dos fazem a base de sustentação do governo.
Quero agradecer o diretor proprietário do Jornal O Impacto, que nos cedeu este espaço para expressar nossa opinião e que será mensal e inteiramente do interesse popular da região.