População ameaça bloquear passagem de navios no Rio Trombetas

Uma série de denúncias de desvios de dinheiro da reforma do cais de arrimo, compra de votos nas eleições de 2012 e nepotismo, pelo prefeito Luiz Gonzaga (PV), motivou um grupo de moradores de Oriximiná, no Oeste do Pará, a se mobilizarem para fechar o rio Trombetas, para não deixar passar os navios de cargas para a Mineração Rio do Norte (MRN), em Porto Trombetas.
O grupo organizado avisa que vai se manifestar até que a justiça escute os manifestantes. A idéia partiu de membros de uma rede social. Eles querem a cassação do prefeito Luiz Gonzaga, por conta de supostas irregularidades cometida em sua gestão. O grupo organizado adianta que na primeira semana de agosto, período que coincide com a festa de Santo Antônio, padroeiro de Oriximiná, deve ocorrer o bloqueio do rio Trombetas.
“Vai ser feita a procissão fluvial e nesse período os manifestantes fecharão o rio, impedindo a subida e descida de navios com minério”, avisam os manifestantes.
OUTRA MANIFESTAÇÃO: O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Extrativas de Minerais Não Ferrosos do Oeste do Pará (Stiemnfopa) convoca os trabalhadores da Mineração Rio do Norte (MRN) e a população de Oriximiná para realizar uma manifestação contra a fraude do transporte público que beneficiou a MRN, mas não garantiu o transporte público para a população de Oriximiná.
A manifestação está marcada para ocorrer na primeira quinzena do mês de julho, na cidade de Oriximiná, com data a ser definida após as negociações salariais.
Segundo o Sindicato, a decisão de realizar a manifestação ocorreu após o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, dar um parecer favorável à MRN, reconhecendo uma licitação pública fraudulenta que concedeu à empresa de ônibus CATTANI o direito de explorar um transporte público inexistente em Porto Trombetas (PA).
Para os trabalhadores, as três desembargadoras da 3ª Turma do TRT em Belém, fizeram um julgamento injusto e parcial, pois apesar das fortes provas contrárias, elas insistiram reconhecer o transporte público, advogando a favor da empresa.
O objetivo da manifestação é o de exigir que o prefeito de Oriximiná, Luiz Gonzaga Viana Filho, revogue a licitação fraudulenta, restabelecendo o direito dos trabalhadores receberem a hora transporte, entre a vila de Porto Trombetas e a Mina do Aviso, onde exercem suas funções, e melhore os serviços públicos oferecendo melhor qualidade de vida à população.
Fonte: RG 15/O Impacto