População ameaça bloquear passagem de navios no Rio Trombetas

Luiz Gonzaga Viana
Luiz Gonzaga Viana

Uma série de denúncias de desvios de dinheiro da reforma do cais de arrimo, compra de votos nas eleições de 2012 e nepotismo, pelo prefeito Luiz Gonzaga (PV), motivou um grupo de moradores de Oriximiná, no Oeste do Pará, a se mobilizarem para fechar o rio Trombetas, para não deixar passar os navios de cargas para a Mineração Rio do Norte (MRN), em Porto Trombetas.

O grupo organizado avisa que vai se manifestar até que a justiça escute os manifestantes. A idéia partiu de membros de uma rede social. Eles querem a cassação do prefeito Luiz Gonzaga, por conta de supostas irregularidades cometida em sua gestão. O grupo organizado adianta que na primeira semana de agosto, período que coincide com a festa de Santo Antônio, padroeiro de Oriximiná, deve ocorrer o bloqueio do rio Trombetas.

“Vai ser feita a procissão fluvial e nesse período os manifestantes fecharão o rio, impedindo a subida e descida de navios com minério”, avisam os manifestantes.

OUTRA MANIFESTAÇÃO: O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Extrativas de Minerais Não Ferrosos do Oeste do Pará (Stiemnfopa) convoca os trabalhadores da Mineração Rio do Norte (MRN) e a população de Oriximiná para realizar uma manifestação contra a fraude do transporte público que beneficiou a MRN, mas não garantiu o transporte público para a população de Oriximiná.

A manifestação está marcada para ocorrer na primeira quinzena do mês de julho, na cidade de Oriximiná, com data a ser definida após as negociações salariais.

Segundo o Sindicato, a decisão de realizar a manifestação ocorreu após o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, dar um parecer favorável à MRN, reconhecendo uma licitação pública fraudulenta que concedeu à empresa de ônibus CATTANI o direito de explorar um transporte público inexistente em Porto Trombetas (PA).

Para os trabalhadores, as três desembargadoras da 3ª Turma do TRT em Belém, fizeram um julgamento injusto e parcial, pois apesar das fortes provas contrárias, elas insistiram reconhecer o transporte público, advogando a favor da empresa.

O objetivo da manifestação é o de exigir que o prefeito de Oriximiná, Luiz Gonzaga Viana Filho, revogue a licitação fraudulenta, restabelecendo o direito dos trabalhadores receberem a hora transporte, entre a vila de Porto Trombetas e a Mina do Aviso, onde exercem suas funções, e melhore os serviços públicos oferecendo melhor qualidade de vida à população.

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *