Moradores denunciam roubo de quelônios na Praça do Centenário

Praça do Centenário
Praça do Centenário

A onda de furtos em Santarém está tirando o sono de moradores de vários bairros da cidade. Diariamente, inúmeros casos de furtos são registrados nas principais unidades de segurança pública da cidade. No inicio desta semana, os moradores da Aldeia denunciaram o furto de quelônios do tanque localizado no meio da Praça do Centenário.

Somente no primeiro semestre de 2013, de acordo com os moradores da Aldeia, já foram contabilizados o sumiço de aproximadamente 12 tracajás do tanque localizada em frente a Igreja de São Raimundo Nonato.

Para evitar o sumiço dos outros quelônios os moradores da área pedem um vigia para a praça.

Uma moradora, que não quis ser identificada, afirma que os animais maiores estão sendo levados por pessoas inescrupulosas. “De vez em quando escuto o pessoal comentar que some tracajá e eles levam os maiores. Aqui é uma praça muito bonita e é onde tem o poço que preserva os bichos, mas os maiores eles sempre levam”.

O agente responsável pela limpeza da praça, Benedito Xavier, afirma que em seu período de plantão (8h às 14h) ele redobra o cuidado aos animais, a fim de evitar o contato direto das pessoas com os quelônios, porém, quando ele encerra o serviço o espaço fica sem vigilância. Os moradores querem que a Prefeitura contrate um vigia para a praça.

O secretário Rosivaldo Colares informou que a Secretaria de Agricultura é a responsável pela manutenção das praças no Município e disse que reunirá com os moradores da área para decidir a melhor forma de evitar o roubo dos animais.

A Praça do Centenário é uma das mais antigas de Santarém e a única que tem quelônios em exposição. Os tracajás que vivem no tanque são doados pelo IBAMA, por pessoas do bairro, de outras áreas da cidade e até por pessoas que desistem de criar os animais em cativeiros.

Fonte: RG 15/O Impacto

2 comentários em “Moradores denunciam roubo de quelônios na Praça do Centenário

  • 15 de julho de 2013 em 17:15
    Permalink

    nós tinhamos vigia a noite toda mas com o novo governo foram demitidos por isso que a praça esta sem vigias e uma pena ver isso sendo noticiado

    Resposta
  • 15 de julho de 2013 em 15:16
    Permalink

    É uma pena que isto esteja acontecendo, umas das minhas melhores dos meus tempos de criança (lá pelo inicio dos anos 80) era quando aos Sábados meu pai me levava para visitar esta praça e até jacarés haviam naquele lugar, era um lugar realmente muito bonito e que deveria ser respeitado por todo santareno que se preze.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *