Áreas de assentamento e reservas extrativistas serão beneficiadas com o Busca Ativa

Integrantes do Projeto Busca Ativa em Santarém, Projeto do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) executado através dos municípios, participaram de reunião na tarde de terça-feira, 16, em preparação ao grande mutirão de cadastramento que será realizado na zona rural de Santarém, começando pelas regiões da Resex Tapajós-Arapiuns e Lago Grande, a partir de amanhã, quarta-feira, 17. O Busca Ativa, estratégia do Plano Brasil Sem Miséria para levar o Estado ao cidadão sem esperar que as pessoas mais pobres cheguem até o poder público, já vinha sendo realizado na área urbana de Santarém e parte agora para áreas de assentamento e reservas extrativistas.
Para a realização desta etapa, a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS) vai contar com a assistência de técnicos do INCRA, agentes comunitários de saúde, agentes ambientais do Ministério do Meio Ambiente e ICMBio. O trabalho na Resex será coordenado pelo gestor da Unidade, Maurício Santamaria.
Além de atualizar e cadastrar os cidadãos destas regiões nos programas de transferência de renda do governo federal, como o Bolsa Família, as equipes do Busca Ativa farão a atualização do cadastro do Bolsa Verde. Programa do governo federal destinado às famílias que atuam em unidades de conservação e assentamentos da reforma agrária. Ele é voltado para grupos sociais em situação de extrema pobreza, que vivem em áreas socioambientais prioritárias.
“O Bolsa Verde é um programa do governo federal que tem uma vertente de transferência de renda e também de inclusão produtiva dessas famílias. O programa garante a cobertura vegetal daquela região e introduz práticas produtivas, para que, posteriormente, as famílias saiam do programa”, explica a coordenadora do Busca Ativa em Santarém, Katrice Branco.
Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS