Mudança de escrita na palavra Sairé gera polêmica em Santarém

Símbolo do Sairé
Símbolo do Sairé

A proposta do Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Alter do Chão de alterar a escrita da palavra Sairé, para “Çairé” gerou polêmica entre a população de Santarém. Nas redes sociais, internautas criticaram severamente a mudança de grafia, na denominação do maior festival cultural do Pará.

A idéia de alterar a grafia partiu do vice-presidente do Boto Tucuxi, professor Edilberto Ferreira, o que foi acatada por unanimidade no dia 04 de julho.  A intenção é oficializar a escrita do Sairé com “Ç”, a partir desse ano.
Estavam presentes na reunião, representantes dos Botos Tucuxi e Cor de Rosa, coordenação da festa, Associação Indígena, Associação dos Barraqueiros, Associação dos Artesãos da Praça, Santo Antônio Futebol Clube, Luso Brasil Esporte Clube, APA de Alter do Chão, Administração Distrital, Associação do Bairro Nova União, Associação da Rádio Comunitária e o presidente da comunidade, Senhor Cleuton Von.
O Conselho encaminhará a proposta para a Câmara de Vereadores. Este ano o Festival do Sairé ocorrerá de 19 a 23 de setembro.

Disputa entre os botos Tucuxi e Cor de Rosa será no mês em Setembro
Disputa entre os botos Tucuxi e Cor de Rosa será no mês em Setembro

ATRAÇÕES: A programação do Sairé, evento que ocorre todos os anos, no mês de setembro, em Alter do Chão, em Santarém, no oeste do Pará, ainda não está definida, mas alguns artistas já estão sendo confirmados para abrilhantar o festival. Entre os artistas de renome nacional que estarão por aqui, fontes afirmam que a cantora Ivete Sangalo será uma das atrações.

CONTRATAÇÃO: Em nota a Prefeitura de Santarém afirmou que não contratou e nem contratará shows de artistas nacionais para a Festa do Sairé 2013, ficando essa responsabilidade a cargo da coordenação do evento e de seus patrocinadores privados.

Diz a nota que a responsabilidade da Prefeitura está direcionada à implantação da infraestrutura na Vila Balneária e apoio ao evento religioso e aos grupos folclóricos Boto Tucuxi e Boto Cor de Rosa.

Por outro lado, fontes garantem que Ivete virá com um cachê de R$ 600 mil que será pago por um empresário local.

Fonte: RG 15/O Impacto 

Um comentário em “Mudança de escrita na palavra Sairé gera polêmica em Santarém

  • 18 de julho de 2013 em 13:40
    Permalink

    O professor Edilberto Ferreira poderia também \”requerer\” a mudança na ortografia no nome da nossa cidade. Passaria a ser Çantarém. A continuar assim, nos próximos séculos teremos uma nova língua. É muita \”criatividade\”. Ou melhor, invencionice!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *