Joaquim Barbosa compra apartamento em Miami em nome de empresa

Condomínio em Miami
Condomínio em Miami

A foto acima é de um condomínio de luxo erigido às margens do Rio Miami.

Desde o ano passado (2012), a empresa brasileira “Assas JB Corp.” é proprietária de um dos apartamentos. A “Assas JB Corp.” tem como único dono o presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa.

Pela localização, no centro nobre de Miami, o menor apartamento do condomínio não custa menos de US$ 600 mil. O ministro pagou o apartamento à vista.

> Para driblar o fisco

As pessoas jurídicas gozam de regime diferenciado de tributação nos EUA, por isso Barbosa constituiu a empresa poucos dias antes de efetivar a compra. A “Assas JB Corp.” tem como endereço comercial o endereço residencial de Barbosa em Brasília.

> Tudo legal

O ministro Barbosa afirmou à “Folha” que trabalhou a vida toda e tinha o dinheiro para a operação, que foi feita “em conformidade com a lei norte-americana”.

> Há controvérsias

Barbosa, sempre zeloso pela coisa certa quando o certo não é com ele, deveria saber que empresas não podem ser abertas exclusiva e unicamente para comprar um imóvel. O benefício fiscal é para pessoas jurídicas que efetivamente exercem a atividade para qual foram constituídas.

Se houver uma denúncia ao Ministério Público da Flórida, o órgão pode acionar o ministro para que prove que a empresa está em atividade. Caso contrário poderá ser acionado por fraude fiscal.

> E se fosse um político?

Mas não é isso que eu desejo levantar. Quero apenas fazer, de novo, aquela incômoda pergunta:

“E se a notícia fosse sobre um político que abriu uma empresa apenas para comprar um apartamento de US$ 3 milhões (se fosse um político o valor do apartamento seria triplicado pela imprensa) em Miami?”

Com certeza, em primeiro lugar, seria alardeado que o dinheiro fora oriundo de corrupção e a pressão seria tão grande que o dito político teria que renunciar para não ser cassado e o Ministério Público Federal já estaria com uma petição pronta para denuncia-lo por fraude fiscal e evasão de divisas.

Cada vez mais estou convencido que sou igualzinho ao Barbosa: se eu fosse comprar um imóvel em Miami, com certeza constituiria uma empresa para tal, pois imposto, ninguém paga com prazer. O problema é que se eu for fazer isso não terei da imprensa, do Ministério Público e nem do distinto público, o mesmo tolerante tratamento.

Fonte: Blog do Parsifal 

4 comentários em “Joaquim Barbosa compra apartamento em Miami em nome de empresa

  • 24 de julho de 2013 em 17:09
    Permalink

    Poderia até ser normal, o Presidente do Supremo ter uma empresa particular e Comprar um apartamento em Miami se não fosse ele um falso moralista como o ministro em questão. Imagine se fosse José Dirceu proprietário de uma empresa em Miame, certamente JB o trucidaria.
    Só para lembrar, é bom que se diga, que o salario dos ministros do supremo é um verdadeiro e autênco mensalão

    Resposta
  • 23 de julho de 2013 em 20:03
    Permalink

    Será que JB renunciar´[a igual um politico para não ser cassado e não ir para cadeia.

    Resposta
  • 23 de julho de 2013 em 20:01
    Permalink

    Não podemos confiar em ninguém mais nesse PAÍS, infelizmente é tudo …, isso da nojo, mais eu creio na justiça Americana, como pode um membro da maior corte de nosso país fazer algo as escuras, como esse cidadão provará que essa empresa A “Assas JB Corp.” tem como único dono o presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa. ISSO É UM ESCANDALO QUE POLITICO GOSTARÁ DE USAR CONTRA ELE E ATE BARGANHAR TUDO EM TROCA.
    Tudo essa cambada me inoja.

    Resposta
  • 23 de julho de 2013 em 17:36
    Permalink

    Sempre digo que não acredito nos representantes dos poderes constituidos no pais. Qualquer que seja eles, sempre temos estes exemplos.
    Este Joaquim sempre o achei um belo teatrólogo. E este não votamos. A culpa é do LULA.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *