CEPLAC incentiva reflorestamento no município de Alenquer

Técnico da Ceplac incentiva plantio do teca como fonte de renda sustentável
Técnico da Ceplac incentiva plantio do teca como fonte de renda sustentável

Paulatinamente o Governo Federal vem reduzindo o desmatamento ilegal na Amazônia legal. Dentro desse contexto, está lançando vários programas através de linha de crédito, pertinente ao incentivo de reflorestamento com árvores de produção extrativista e exótica.

Está comprovado, que nos últimos anos, as derrubadas indiscriminadas, no caso específico de árvores nativas, as quais classificadas de natureza frutífera e madeira de lei estão desaparecendo. Isto acontece, pela égide do capitalismo selvagem. Ou seja, a floresta está dando lugar para as patas de bovinos e bubalinos, com imensas áreas de formação de pastagens, como também para o consumo nacional e internacional.

É lamentável publicar que produtos nobres, tais como: Pau Brasil, Mogno, Jacarandá, Cedro, Cumaru, Castanheiras, etc., devido à escassez o preço está ficando exorbitante. Como medida alternativa de preservação da flora e consumo sustentável, o coordenador local da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – CEPLAC do município de Alenquer, Adalberto Costa de Oliveira, está incentivando produtores rurais a reflorestar suas áreas.

A atuação, do Técnico Agrícola, objetiva tão somente, melhorar a condição de vida do homem do campo sem causar danos ambientais. Salienta o servidor que, no estado do Mato Grosso centenas de produtores rurais estão melhorando suas respectivas economias e renda familiar, através de reflorestamento com árvores oriundas da Ásia.

Detalhe. A árvore é de fácil manejo. A introdução do vegetal (tectona grandis), popularmente conhecida no Brasil como (TECA), é uma das árvores mais nobre do mundo. A mesma se adaptou muito bem na zona tropical e na Amazônia. Sua característica é de grande porte, chegando alcançar 40 m de altura e de grande largura, cujo diâmetro esférico, tem variedade na sua espessura.

 Por isso, a importância de implantar o vegetal no município de Alenquer é uma fórmula de manejo sustentável. “A Teca têm imensuráveis utilidades, dentre estas é utilizada para pisos, janelas, casas, móveis em gerais, construções de instrumentos musicais, peças artesanais e outros”, enfatiza o funcionário da CEPLAC.

FUTRIMANGANDO – Contra senso. Um leitor assíduo do Jornal O IMPACTO, está de bronca com este semanário por não termos publicado uma denúncia, sem prova contra um gestor. Segundo o denunciante que não quis seu nome revelado, o ente comete os seguintes crimes: Malversação do dinheiro público, enriquecimento ilícito, improbidade administrativa, peculato, apropriação indébita, formação de quadrilha e evasão de divisa. Levamos ao conhecimento do referido leitor, que nosso trabalho é ético e com senso de responsabilidade. Trocando em miúdo, são ossos do ofício, só denunciarmos qualquer ato de natureza ilícita, com provas que possam materializar o crime. Afinal, calúnia, injúria e difamação é crime passivo de reparação de danos morais. Portanto, não devemos, não queremos e não pudemos julgar: A, B ou C sobre o artifício de malicie, desafeto e chantagem. Quem quiser dirimir suas dúvidas procure a PF ou MP e, zé-fi-ni!

Por: Hemenegildo Garcia 

Um comentário em “CEPLAC incentiva reflorestamento no município de Alenquer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *