Alcoa apoia encontro de educadores de Juruti
A maneira como a criança é alfabetizada no início da vida escolar pode interferir definitivamente na forma como ela vai aprender nas séries seguintes. Por isso, o professor que atua na educação infantil precisa entender como se dá a trajetória da alfabetização para desenvolver as melhores estratégias de ensino. Foi com esse objetivo que cerca de 70 educadores de Juruti se reuniram no último sábado (3 de agosto) para assistir à palestra “Estudo da Psicogênese da Alfabetização”. A iniciativa foi do Colégio Pitágoras em parceria com a Prefeitura Municipal de Juruti, com apoio da Alcoa.
Participaram do encontro profissionais de educação de nove escolas municipais e do Colégio Pitágoras, que atuam com crianças com idades entre três e cinco anos. Além de professores, participaram também gestores escolares. “Conseguimos alcançar nosso objetivo e todos os participantes se envolveram. Temos muito a contribuir com a educação do município ao proporcionar esse aprendizado aos professores”, comenta Josélia Printes Maria, diretora do Colégio Pitágoras e palestrante no evento.
Para Simone Souza da Silva, professora e coordenadora da área de Educação Infantil, da Secretaria Municipal de Educação de Juruti, o encontro superou as expectativas de adesão e o grupo mostrou interesse na realização de outros eventos semelhantes. “A interação entre os participantes foi excelente. Houve muita troca de experiências e eles se colocaram no lugar do aluno, avaliando teoria e prática de ensino”, comenta. A diretora de ensino destaca que eventos como esses são muito produtivos. “A dinâmica do encontro foi muito boa e trouxe novos aprendizados aos educadores”, reforça.
Sobre a Alcoa
A Alcoa Alumínio S.A. integra a Alcoa Inc, líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado, assim como a maior mineradora de bauxita e refinadora de alumina do mundo. Com atuação em 30 países, a Alcoa Inc. possui 61 mil funcionários e integra pela décima primeira vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Presente na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com cerca de sete mil funcionários na região e possui operações no Brasil, Jamaica e Suriname. Neste ano, a companhia completa 125 anos de atuação no mundo.
No Brasil a companhia atua em toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a mineração da bauxita até a produção de transformados. A Alcoa possui seis unidades produtivas e três escritórios distribuídos no Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. A empresa possui ainda participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho e Barra Grande na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Serra do Facão em Goiás; e Estreito, entre o Maranhão e Tocantins. Em 2012, a empresa registrou faturamento de R$ 2.6 bilhões no Brasil. No mesmo ano foi considerada referência em sustentabilidade, ficando entre as 21 empresas-modelo do Guia Exame de Sustentabilidade, além de ter sido reconhecida como uma das Melhores Empresas para Trabalhar pelo décimo primeiro ano consecutivo, a Melhor Empresa para a Mulher Trabalhar no Brasil, pelo Great Place to Work Institute e pelo segundo ano consecutivo foi eleita uma das melhores Empresas Para Começar Carreira pelo Guia Você/SA. Para mais informações, visite o www.alcoa.com.br e siga @Alcoa no Twitter em twitter.com/AlcoaBrasil e no Facebook em facebook.com/AlcoaBrasil.
Fonte: RG 15/O Impacto e Rosana Maciel