Barco Abaré será tema de audiência na Alepa

Barco Abaré
Barco Abaré

Diversos comentários de que o barco “Abaré” deve deixar de atender milhares de famílias ribeirinhas do interior de Santarém preocupam parlamentares da Assembléia Legislativa do Pará (Alepa). Hoje, o “Abaré” atende mais de 70 comunidades dos municípios de Santarém, Belterra e Aveiro, levando atendimento médico a milhares de pessoas.

Diante da situação, o deputado estadual Airton Faleiro (PT) propôs a realização de uma Audiência Pública, no próximo dia 21 de agosto, às 14h, no Salão João Batista, da Assembleia Legislativa para debater a utilização do barco “Abaré” que prestava atendimento médico para os municípios de Santarém, Aveiro e Belterra.

Estão convidados para a audiência as prefeituras de Santarém, Aveiro e Belterra, secretarias de saúde dos referidos municípios, Ministério da Saúde, lideranças comunitárias, ONG’s Saúde Alegria e Terra Dos Homens, representantes das câmaras municipais, sindicatos de trabalhadores rurais, Secretaria Estadual de Saúde, Conselho Nacional dos Seringueiros, Fetagri e Central Única dos Trabalhadores.

O atendimento em saúde à bordo do Abaré I acontece com regularidade desde 2006, por meio da parceria do Projeto Saúde & Alegria, Secretarias Municipais de Saúde – SEMSA, com apoio da Fundação Terres des Hommes, da Holanda. O premiado projeto, de referência nacional e internacional, se tornou política pública em dezembro de 2010, com a portaria 2.191, do Ministério da Saúde, instituindo o Abaré I, como a primeira Unidade de Saúde da Família Fluvial (USFF) do Brasil, passando a SEMSA a assumir a gestão dos atendimentos.

Porém, num momento de consolidação da experiência, em fevereiro de 2012, a fundação TDH havia resolvido pela retirada do barco, sem que a Prefeitura tivesse um barco substituto, o que prejudicaria a manutenção do serviço essencial à população do Tapajós.

Em respeito à conquista do modelo de saúde fluvial ter se transformado numa política pública, e a grande contribuição do TDH apoiando esta experiência ao longo dos anos, todos os parceiros almejavam uma solução negociada. Foi o que prevaleceu, num primeiro momento com bom senso do Presidente do Conselho de Gestão e Fiscalização do TDH, Sr. Albert Jaap Van Santbrink, que em conversa com o Coordenador do PSA, Caetano Scannavino, sinalizou restabelecer as tratativas com a Prefeitura de Santarém e demais parceiros visando uma solução.

Fonte: RG 15/O Impacto

Um comentário em “Barco Abaré será tema de audiência na Alepa

  • 8 de agosto de 2013 em 13:02
    Permalink

    Espero que realmente a população ribeirinha continue com assistencia da Abaré…se tornou essencial na saude dos ribeirinhos, por que a dificuldade era muito grande antes da chegada da Abaré…esse trabalho tem importancia fundamental…tem feito diferença…é algo que deu certo e que a população ribeirinha sofrida merece continuar sendo atendidas por esses profissionais…espero que os nossos representantes lutem por isso!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *