Forte ventania causa medo e destruição em Belém

Árvore caída sobre veículos
Árvore caída sobre veículos

Um cenário de total destruição. Este foi o resultado da chuva acompanhada de um forte vendaval que começou por volta das 16h e atingiu várias casas de uma área do bairro do Bengui, em Belém, na tarde de domingo (11). Uma casa de alvenaria desabou completamente e telhados de pelo menos 15 residências do local ficaram destruídos. Diversas árvores caíram, sendo que algumas atingiram postes e a fiação elétrica deixando os moradores no escuro. Um morador que tentava consertar o telhado de uma das casas caiu e ficou desacordado no chão à espera de socorro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).

Na passagem São José, Rosana Socorro estava com a filha Nicole, de 8 anos, quando viu a casa, literalmente, cair sobre as duas. “Acho que perdi quase tudo. Eu ia dar banho na minha filha quando aconteceu e foi muito rápido. Tentei correr e me joguei em cima da minha filha pra ela não ser atingida. Mesmo assim ela se machucou e a tia dela levou ela para o hospital. Moro aqui há nove anos. Nunca tinha acontecido isso. Não sei o que vou fazer”, relatou a mulher desolada e com os olhos marejados, que ficou sem um teto para morar. Após o incidente, Rosana foi socorrida pelos vizinhos e, atingida pelos escombros, permaneceu sentada sem conseguir se mover.

Na Passagem Alegre, um morador que teve a casa destelhada, caiu após subir no que restou do telhado e foi atingido por uma perna-manca no chão. O Samu foi acionado pelos moradores e após 30 minutos a ambulância chegou para socorrer Acácio Silva, de 40 anos, que permanecia desmaiado. “Ele estava tentando consertar o telhado quando a perna-manca partiu e ele caiu”, explicou a esposa de Acácio, Marciane Silva.

Já na rua Benfica, dois compartimentos de uma casa onde funciona uma oficina ficaram completamente destelhados. “Eu estava com as minha netas, minha filha e o meu filho tinha acabado de chegar quando aconteceu. Nunca tinha visto isso na vida. Assim que começou a chuva veio aquele vento forte que levou telhas, pernas-mancas, tudo. Vamos dormir assim mesmo, sem telhado”, disse a dona da casa, Maria Vivi.

Árvores caíram em casas e avenida

Moradora da passagem Paulo Maranhão, Lene Monteiro estava na igreja com a filha quando um jambeiro foi arrancado do chão pelo vento e desabou sobre sua residência. “Fiquei desesperada quando cheguei e vi que o jambeiro tinha caído em cima da minha casa”, disse. Ainda na passagem, uma outra árvore caiu no quintal da casa do servidor público, Fernando da Costa, 50 anos. “Foi na hora da ventania, umas quatro horas da tarde. Nós ligamos para os bombeiros, mas até agora não vieram (por volta de 18h30)”, disse.

Edson Félix, que perdeu parte do telhado de sua residência na passagem São José, contou o que viu quando a ventania começou a atingir as casas do local. “Era uma gritaria aqui na rua, era um vento trazendo pau, telha, porta. Foi um desespero”, explicou. E o morador fez um apelo, “a gente pede ajuda de materiais de construção, tijolo, telha. Foram muitas casas atingidas e moradores estão no prejuízo”, pediu Edson.

Na Avenida Augusto Montenegro, já próximo de Icoaraci, outra árvore tomou parte da rua, desabando sobre um veículo e deixando o trânsito lento no local. O Corpo de Bombeiros foi acionado e retirou os galhos e troncos no final da tarde.

Fonte: Diário do Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *