Sociólogos do Oeste do Pará criam Sindicato
Dentre encontros, reuniões e definições os sociólogos do Oeste do Pará conseguiram a conquista de criação do seu Sindicato que se confirmará na primeira assembléia geral da fundação do Sindicato dos Sociólogos do Oeste do Pará – SINSOP, que acontecerá no sábado, dia 17 de agosto de 2013, a partir das 8hs, na Câmara Municipal de Santarém.
A comissão Pró Organizadora do Sindicato dos sociólogos do Oeste do Pará convida os sociólogos, cientistas sociais (antropologia, sociologia e política), acadêmicos, além da sociedade civil e organizada para sua posse.
Com o Sindicato implantado a classe terá representatividade expressiva no âmbito regional e federal, promovendo ações que fortaleça a categoria, bem como valida a lei n° 11.684, de obrigatoriedade da disciplina de Sociologia no ensino médio nas escolas públicas e privadas, por profissionais da área. Bem como atuar junto aos ministérios públicos estaduais e federais para que tenham vagas também nos concursos públicos. Além de outras ações.
Na oportunidade, o presidente da Federação Nacional dos Sociólogos – FNS, o sociólogo Ricardo Antunes de Abreu, fará a palestra de abertura com o tema “O papel do Sociólogo na atualidade”. Durante o encontro os sociólogos irão votar, aprovar a proposta do estatuto do Sindicato e escolher a sua primeira diretoria que atuará durantes três anos defendendo os interesses coletivos da categoria.
Pela primeira vez mais de vinte municípios do Oeste do Pará estarão juntos, interagindo e discutindo melhorias para toda a sociedade.
A Comissão Pró-Organizadora está formada pelos seguintes profissionais: Antônio José, Glez Bentes, Hermes Bessa, Luiz Campos, Profº Marcelo, Francisco Lopes e Profª Zenilda.
Fonte: RG 15/O Impacto e Val Araújo