PM implanta Rede Comunitária de Segurança em Oriximiná
A Policia Militar do Para, através da 12ª CIPM, em Oriximiná, fará o lançamento de mais uma ferramenta da filosofia de Policia Comunitária, será na próxima terça-feira, 20, as 16h30, no CIACA.
O objetivo é a formar uma rede de informação através da capacitação em principio de vigias, taxistas, frentistas de posto de gasolina e atendentes de hotelaria que colaboraram com a PM em informações que venham a ser importantes na prevenção de crime e qualquer assunto de interesse publico passam ser repassados de imediato aos policiais.
De acordo com o capitão Marcelo Ribeiro, a comunidade é maior fonte de informação, por saber de tudo o que se passa em Oriximiná. “Sabe onde vende a melhor tapioquinha, a melhor manicure, o melhor sapateiro, sabe aonde vende o feijão mais barato e também sabe que lhe perturba em condutas anti sociais, assim estaremos aperfeiçoando a Policia Inteligente, que democratiza as ações de policia”, garante.
Essa ajuda da RCS, segundo o capitão Marcelo, será de suma importância para denuncias e antecipação de ações delituosas, contribuindo para o controle e diminuição do crime e fazendo valer o Capitulo 5, Art. 144, da CF que diz: “Segurança Publica é dever do Estado, mais direito e responsabilidade de Todos”.
Ele sugere que a população participe das ações de Policia preventiva em Oriximiná, indo até o Quartel e conversando com a PM.
Fonte: RG 15/O Impacto