Detentos fazem motim na Penitenciária de Cucurunã

Penitenciária de Cucurunã
Penitenciária de Cucurunã

Detentos dos regimes fechado e semi-aberto do Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura (CRASHM) promoveram um motim na tarde de quarta-feira, 21, durante o almoço. Informações repassadas a nossa reportagem dão conta de que os presos da ala do semi-aberto, ao receber a refeição começaram a jogar as marmitas pra dentro do setor do regime fechado.

Na ocasião, revoltados com a afronta dos detentos do semi-aberto, os presos do regime fechado começaram a cavar um túnel. Ao conseguir passar para o pavilhão do semi-aberto por dentro do túnel, os presos do regime fechado travaram brigas com os colegas de presídio. Houve tumulto entre os presos do semi-aberto e do pavilhão do regime fechado.

Homens do Grupo Tático Operacional (GTO) da Polícia Militar foram chamados para conter a rebelião. A imprensa não teve acesso às dependências da Penitenciária. Não foi permitida a entrada da Comissão de Direitos Humanos da OAB, mas foi questionado com a diretora da casa penal as reivindicações dos presos.

Segundo os policiais militares que estavam de serviço no momento do motim, os detentos atiraram diversos objetos em direção as guaritas, como pedras e pedaços de tijolos. Durante a rebelião, ninguém ficou ferido.

Por volta das 16h, de acordo com a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), a rebelião foi contida. Quatro detentos foram encaminhados para o Centro de Triagem da Susipe, anexo a 16ª Seccional da Polícia Civil, ainda na tarde de quarta-feira. No local, também foi registrado um tumulto envolvendo os apenados.

De acordo com a Susipe, os presos protestaram contra a transferência de quatro colegas de cela, supostos líderes na Unidade Prisional. Durante o motim, os internos teriam quebrado um muro de acesso de um pavilhão para outro e arrancaram grades.

JUSTIFICATIVA DA SUSIPE: Em nota, a Susipe informou que presos do bloco semi-aberto do Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura (CRASHM), em Santarém, quebraram na tarde de quarta-feira, 21, o muro de acesso ao Pavilhão 4 da Unidade Prisional. Os internos também arrancaram as grades de acesso ao Pavilhão 1. Os detentos protestavam contra a transferência de quatro presos identificados pelo Serviço de Inteligência da Susipe como líderes na Unidade Prisional. O Grupo Tático Operacional (GTO) da Polícia Militar (PM) foi acionado. Na ação, os policiais militares utilizaram bombas de efeito moral para conter os internos. Ninguém ficou ferido. O GTO continuará realizando a segurança no CRASHM até que os reparos na estrutura danificada sejam concluídos.

Fonte: RG 15/O Impacto

Um comentário em “Detentos fazem motim na Penitenciária de Cucurunã

  • 22 de agosto de 2013 em 21:50
    Permalink

    a PM tá acabando com a mamata desses pilantras

    TOLERÂNCIA ZERO

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *