Ministério anuncia vinda de 4 mil médicos cubanos
O Ministério da Saúde anunciou hoje (21) que até o final do ano, 4 mil médicos cubanos vão chegar ao Brasil para atuar nas cidades que não atraírem profissionais inscritos individualmente no Mais Médicos. Na segunda-feira chegam 400 profissionais, que vão passar pelo mesmo processo de avaliação dos médicos com diploma estrangeiro e sem revalidação do diploma inscritos na primeira etapa do programa.
Nem o Ministério da Saúde, nem a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), que vai intermediar o acordo com o governo cubano, sabem dizer quanto estes profissionais vão receber pelo trabalho. “O ministério passa o mesmo valor unitário e é a Opas que vai fazer a negociação com Cuba”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acrescentando que o acordo é entre a Opas e Cuba. O ministro ressaltou que os médicos vão suprir a demanda de parte dos 701 municípios que não foram selecionados por nenhum médico na primeira edição do programa.
As duas instituições informaram também que é o governo de Cuba que decide se os profissionais vão poder trazer sua família para o Brasil. O ministro ressaltou que, assim como com os outros profissionais, a alimentação e moradia dos médicos são responsabilidade dos municípios que os receberão.
No dia 4 de outubro, mais 2 mil médicos cubanos devem chegar ao país para uma nova etapa. Assim como os que se inscreveram individualmente, os médicos cubanos que vêm pelo acordo com a Opas não vão precisar passar pelo Revalida (Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior) e, por isso, terão registro provisório por três anos para atuar na atenção básica e com validade restrita ao local para onde forem designados.
Padilha ressaltou que todos os médicos que virão nesta primeira etapa já participaram de outras missões internacionais e têm especialização em medicina familiar e comunitária. Mais de 84% deles têm mais de 16 anos de experiência na medicina.
De acordo com Padilha, o acordo que o governo brasileiro tem com a Opas permite que a entidade faça parceria com outros países e outras organizações. A pasta vai investir R$ 511 milhões até fevereiro de 2014 com a vinda dos médicos cubanos.
Na primeira edição, o Programa Mais Médicos selecionou 1.618 profissionais para atuar em 579 postos da rede pública em cidades do interior do país e periferias de grandes centros. Desse total, 1.096 médicos têm diploma brasileiro e 522 são médicos formados no exterior. Os participantes do programa correspondem a 10,5% dos 15.460 profissionais necessários, segundo demanda apresentada pelos municípios. O balanço foi divulgado hoje (14) pelo Ministério da Saúde.
Todos os médicos com diploma estrangeiro e sem revalidação vão passar por três semanas de capacitação, com foco no funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e na língua portuguesa, antes de começarem a atuar. Durante o período de atuação, terão o trabalho supervisionado por universidades.
Fonte: Agência Brasil
O CAMINHO DOS RIOS PARA A MORTE
A MORTE continua fazendo vitimas de RIOS E IGARAPÉS no SUDESTE e em especial em MINAS GERAIS, NORDESTE E SUL do PAÍS. O preço a pagar por incompetência dos falsos entendedores dos problemas AMBIENTAIS DO BRASIL.
O descaso em efeito dominó é absurdo. O MINEIRO vê os seus RIOS E IGARAPÉS, secando um a um, e sem solução PARA OS GOVERNANTES que não sabem o que é NATUREZA, isso é abuso de poder, mais para aqueles que dependem desse ou aquele RIO para sobreviver tirando deste bem o seu sustento e o de outros BRASILEIROS. AGORA ficou muito difícil, se já era difícil cultivar com águas poluídas, imagine agora sem essa água a quem recorrer.
SE vocês observarem com paciência, e sem nojo de vê a poluição engrossando aquilo que os mineiros chamavam de água. OS MINEIROS esperam pacientemente por um dos milagres que os políticos falam que vão fazer de dois em dois ANOS, já está se aproximando!
PARA QUE A TERRA CONTINUE PRODUZINDO VIDAS, para que o CO2 seja retirado da atmosfera e daí a regulamentação dos termos naturais do PLANETA TERRA.
AOS JOVENS E VELHOS CIENTITAS: O que vocês irão fazer para resfriar o PLANETA, como tornar as águas de RIOS e IGARAPÉS do seu PAÍS, e tornar as FLORESTAS no NORDESTE SERRADO CAATINGA e em todo BRASIL?
DILMA ROUSSEFF: O seu grupo de sábios está fazendo o que para o MEIO AMBIENTE? SE a necessidade no momento é RIOS E IGARAPÉS FLORESTAS e a ilustre guardiã do nosso rico e suado dinheirinho no valor de 1.6 BILHÕES foi destinado a recuperar CASARÕES e não a maior necessidade do PLANETA.
DILMA ficou público e notório a sua despedida da política, até por que o seu Governo está contratando trabalho escravo junto ao Governo de Cuba e o Mundo confirma esse ato de bravura do seu Governo para atender o povo PARAENSE, queremos lhes adiantar que a saúde no ESTADO DO PARÁ, é o pior deste PAÍS ESTÁ BOM ASSIM.
É publico e notório a falta de AGUA EM BELÉM e em todo ESTADO falta AGUÁ em cinco ou dez Bairros todo santo dia, falta dinheiro ou GOVERNO com três mandatos não descobriram essa deficiência a sociedade reclama do LIXÃO DO AURÁ E EM TODO BELEM, as imagens falam por se JATENE OS FONCIONARIOS ESTÃO PREPARANDO UMA NOVA VAIA RECHEADA COM OVOS PODRES.
RAIO atinge a Basílica de Pedro no dia que o Papa anúncio a renúncia, esse foi um marco DIVINO DO PODER DO PAI, CAI SOBRE ESSE INFERNO QUE É A IGREJA CATÓLICA, O PAPA BENTO XVI MENTIU MAIS UMA VEZ PARA SER VISTO PELOS HOMENS, entre o Catolicismo e a IGREJA DO PODEROSO DEUS DE ABRAÃO existe um abismo muito grande que impede esse grupo de vir para o nosso lado, os falsos profetas ou religioso estão contaminados por diversos malefícios, como gays, lésbicas, pederastas e pedófilos, e o forte desse grupo é pegar as suas filhas e filhos para sexos, e além do mais eles são os maiores distribuidores de ( DST’S ) DO PLANETA.
O PODEROSO DEUS DE ABRAÃO ESTÁ REUNINDO A SUA IGREJA.
JOÃO DE DEUS FERREIRA