Definidas estratégias de ordenamento do Porto e da Praça Tiradentes

Porto da Praça Tiradentes
Porto da Praça Tiradentes

As Secretarias de Infraestrutura, Mobilidade e Trânsito, Câmara de Vereadores, representantes de taxistas, mototaxistas, armadores, carregadores e a Associação de Moradores do bairro da Aldeia definiram as medidas que serão adotadas para o ordenamento do porto improvisado na Praça Tiradentes e seu entorno.  Os pontos de taxi serão recuados para dar vaga a cargas rápidas. Os caminhões de descarga de mercadorias ficarão do lado oposto ao de costume e descerão de ré em dois corredores específicos para essa categoria. Ao centro da rampa haverá uma abertura para facilitar a manobra. As mudanças começaram a ser efetivadas já na próxima semana.

Será construído um corredor com proteção destinado ao embarque e desembarque de passageiros. Será providenciada iluminação em toda a extensão das balsas. A limpeza do local será feita em dias alternados: serão disponibilizadas lixeiras e fica proibida a colocação de lixo mesmo que acondicionado na estrutura das balsas.

Uma terceira balsa será usada, para ampliar o atracadouro, dotada de plataforma que vai facilitar o aceso à estrutura. Haverá aumento do contingente de agentes portuários, para controle do acesso. Antes havia apenas um funcionário, o que dificultava o controle, principalmente em relação às cargas consideradas prioritárias.

A maior modificação ficou por conta do remanejamento dos pontos das caminhonetes e motos de aluguel, que passarão a estacionar na lateral alameda superior, no entorno da Praça do Pescador.

Os participantes elogiaram a forma democrática como as discussões foram conduzidas. O representante dos Armadores, Sebastião Lima, chegou a se manifestar assegurando que desde o início da sua atividade como armador “esta é a primeira vez que um governo chama os interessados para uma discussão como essa”.

MUNICÍPIO E COHAB DEFINEM PARCERIA ÀS FAMÍLIAS PREJUDICADAS POR FENÔMENOS NATURAIS

Presidente da Cohab, Noêmia Jacob, reuniu com prefeito Von e secretários
Presidente da Cohab, Noêmia Jacob, reuniu com prefeito Von e secretários

O prefeito Alexandre Von, o coordenador de Defesa Civil, Darlison Maia, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Valdir Matias Jr. e as técnicas da SEMTRAS Márcia Queiroz e Katrice Branco reuniram-se com a presidente da Companhia de Habitação do Pará (COHAB), Noêmia Jacob, para estabelecer ações compartilhadas entre o município e o governo do estado, objetivando permitir o acesso de famílias, que moram em situação de risco ou famílias prejudicadas por sinistros ou fenômenos naturais, ao programa Cheque-Moradia do governo do Pará.

Ficou definido, na parceria, que as quase mil solicitações feitas por famílias ao Programa Cheque-Moradia serão cruzadas com informações prestadas ao CADÚNICO, gerido pela SEMTRAS, para permitir que o primeiro atendimento seja ofertado ao público mais necessitado, inscrito no cadastro.

“Serão contempladas nos próximos meses mais pessoas com deficiência e suas famílias no sentido de receberem um auxílio financeiro, que permita adaptar ou ampliar suas moradias, de acordo com as necessidades desse público diferencial”, explica o prefeito.

DEFINIDAS ATUAÇÕES DE ÓRGÃOS DE SEGURANÇA EM SIMULADO

Representantes de órgãos de segurança pública – Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal, além do Exército, SESPA e Secretarias da administração municipal apresentaram na manhã desta quarta-feira, 28, os planos de trabalho para o Simulado de Prevenção a Desastres, que acontecerá no dia 21 de setembro, em Santarém.

Para o capitão Mardock, que esteve representando o Grupo Tático Operacional (GTO), a participação dos órgãos de segurança no simulado é importante para que eles possam colocar em prática as técnicas de salvamento.  Em setembro, uma semana antes do Simulado, moradores do bairro da Matinha, onde a ação será realizada, passarão por oficinas preparatórias.

SALÃO DO LIVRO 2013 SERÁ DE 1º A 10 DE NOVEMBRO

O maior evento literário da região do Baixo Amazonas, o Salão do Livro, será realizado no período de 1º a 10 de novembro. A sexta edição vai homenagear o santareno Ruy Barata. A coordenadora de cultura da Secult/PA, Ana Catarina Brito, explicou que o salão é mais que uma exposição e venda do livro. Segundo ela, o evento traz uma programação acadêmica e cultural.

Ruy Barata já havia sido homenageado na XVII Feira Pan-Amazônica do Livro, em Belém, no primeiro semestre. A coordenação resolveu estender a homenagem. Segundo Ana Catarina, alguns espaços para esta edição já estão pré-estabelecidos: malocão, tenda principal, palco principal, laboratório da escola do parque, biblioteca do parque, tenda espaço de leitura, área livre, escola do parque, tenda de contação de história, espaço infantil/área livre, cinema, exposições, sessão de autógrafos e entre outros.

Para os encontros literários alguns nomes já foram definidos como do escritor Ignácio de Loyola Brandão, de São Paulo, Stella Maris Rezende, do Rio de Janeiro, Guilherme Fiúza, do Rio de Janeiro, Amaury Braga e  Macista Costa. No setor cultural,  a “Cia do Tijolo”, de São Paulo (teatro e música). Já no papo-cabeça, Zildinha Sequeira, com o assunto “Me erra.  Bullyng, eu tô fora!”, Renato Cortez, “Privacidade nas mídias sociais” e Stella Maris Rezende: “A aventura de Ler na Juventude”.

A segunda reunião está marcada para o dia 09 de setembro.

PREFEITURA INAUGURA ESCOLA NO BAIRRO AEROPORTO VELHO

Na sexta-feira, 30/08, às 17h, a Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizará a inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Profª Delfina de Jesus Amorim, localizada na Rua Boa Vista, no Aeroporto Velho.

A escola foi totalmente reconstruída com base nos padrões do MEC. A estrutura conta com: oito salas de aula, uma sala de recurso, uma biblioteca, uma sala de informática, sala de direção, secretaria, sala dos professores, cozinha, depósito para merenda, área coberta, área de serviço, quadra interna e cinco banheiros, sendo dois para os alunos da educação infantil, dois para alunos do 1° ao 5° ano e um para cadeirantes. O educandário atende a 320 alunos.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Um comentário em “Definidas estratégias de ordenamento do Porto e da Praça Tiradentes

  • 28 de agosto de 2013 em 18:53
    Permalink

    Rapaz blz, mais sera que falta de água em santarém eles vão resolver também????

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *