Comitê do Baixo Amazonas acompanhará investimentos do Pacto pela Educação
O Pacto pela Educação do Pará instalou ontem (10) o Comitê Gestor Regional da Região de Integração do Baixo Amazonas, no oeste paraense. O Comitê será responsável, entre outras ações, pelo acompanhamento da implementação de programas e projetos do Pacto nas escolas estaduais da região, e pela identificação de pontos de atenção, por meio de uma comunicação direta com o Comitê Estadual.
O Pacto prevê um investimento de quase R$ 1 bilhão na rede estadual de ensino até 2017, com uma operação de crédito negociada com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que está em fase de assinatura de contrato.
O contexto socioeconômico do Estado, os desafios da educação e as principais ações previstas no Pacto pela Educação, cuja meta principal é elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Pará em 30%, nos próximos cinco anos, foram apresentados pelo representante do Instituto Synergos, parceiro do Pacto, Augusto Pereira Filho.
Ele destacou os números que compõem a realidade da educação básica paraense. Pouco mais de 30% dos jovens, com até 19 anos de idade, concluíram o Ensino Médio, a taxa de abandono escolar chega a 20% e a escolaridade média é de 5,9 anos, enquanto a média nacional é de 7,2 anos. Hoje, destacou ele, o Pará vive a perspectiva de um cenário socioeconômico bastante favorável, mas com um cenário educacional preocupante. “A educação precisa ser o processo de desenvolvimento sustentável”, ressaltou.
Para o secretário de Estado de Educação, Cláudio Ribeiro, que participou da instalação do Comitê, “de nada adianta desenvolver economicamente, se isso me traz mazelas ou, ainda mais, se esse desenvolvimento exclui o cidadão. Quando se melhora a educação, conseguimos fazer com que o munícipe seja participante desse processo de desenvolvimento e, de fato, cidadão”.
Onze programas e projetos prioritários do Pacto, para os anos de 2013 e 2014, já estão em várias escolas estaduais do Baixo Amazonas – o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), Aprender Mais, Uso Pedagógico do Ideb, Mais Educação, Proenem, Entre Jovens, Proem/JF, Dia do Pacto na Escola e Conteúdos Digitais, além da ampliação e reforma de 43 escolas e construção de seis escolas de Ensino Médio nos municípios de Alenquer, Faro, Curuá, Óbidos e Santarém.
Fonte: Agência Pará