Rurópolis celebra Independência com desfiles das escolas
A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso País, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso País, durante o processo da Inconfidência Mineira.
Dia do Fico: Em 09 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta idéia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico”.
O processo de independência: Após o Dia do Fico, D. Pedro I tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a Independência do Brasil. D. Pedro I convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o “cumpra-se “, ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil conclamava o povo a lutar pela independência.
O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro I recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.
Estas notícias chegaram às mãos de D. Pedro I quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga levantou a espada e gritou: “Independência ou Morte!”. Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro I foi declarado imperador do Brasil. Cabe relembrar esse fato tão importante para todos nós, já que muitos acham que o dia sete de setembro é um dia como qualquer outro.
Desfile das escolas em Rurópolis: O município de Rurópolis, relembrando esse inesquecível episódio, mobilizou todas as escolas que saudaram a população com lindos desfiles e apresentações de bandas com faixas e cartazes que traziam muitas frases para despertar a população com nosso planeta, mais especificamente com a terra, água e o ar. Mais do que um simples desfile, foi também uma verdadeira demonstração de amor à nossa pátria. Todas as autoridades do Município estiveram presentes, como também um grande número de munícipes. O prefeito Pablo Genuíno agradeceu a participação de todos, alunos e professores, ao secretário de educação e foi enfático em suas colocações, ao dizer que o Município está vivendo um novo tempo, tempo de semear grandes sementes para que possa germinar um grande futuro para nosso povo. “Encontramos muitos obstáculos, mas nem por isso nos acomodamos. Temos muito a fazer, somos cientes disso, mas, também, sabemos que muitas coisas foram feitas em poucos meses. Meu compromisso com Rurópolis vou honrar com trabalho e respeito por todos vocês”, disse o Prefeito do povo, Pablo Genuíno.
Comunidade Água Azul comemora sete de setembro com estilo
A comunidade Água Azul, no Km 85, realizou um belíssimo desfile com as escolas daquele Distrito em comemoração à Independência do Brasil.
As escolas se mostraram muito elegante e colocaram vários temas no desfile para despertar o interesse da população, em comemoração ao dia 07 de setembro. Os desfiles levaram para a avenida vários temas, como meio ambiente, saúde, qualidade de vida, mais educação, povos indígenas, esporte, mais atenção à criança e adolescentes.
Houve também desfile de crianças representando princesas, príncipes e a fauna brasileira. As comemorações foram um verdadeiro show de criatividades dos alunos daquele Distrito.
O prefeito Pablo Genuíno, a primeira Dama Katyussy, o vice Anésio e sua esposa Railda, e os vereadores Nonatinho, Carla, Ismael, Sérgio e Cícero estiveram presentes, como também o Secretário Municipal de Administração, Davi Santos. Todos se mostraram muito satisfeitos com o belíssimo trabalho coletivo dos alunos e professores da comunidade Água Azul.
Após o desfile, o prefeito Pablo, vice Anésio e toda comitiva visitaram a comunidade para ver de perto os trabalhos de pavimentação que foram realizados naquele Distrito.
Por: Assessoria de Imprensa/Marinaldo Braga