Belterra tem representação na Conferência das Cidades em Belém
Encerra neste sábado (14/09) a V Conferência Estadual das Cidades que acontece em Belém. 142 municípios paraenses estão com delegados discutindo assuntos como Saneamento, Habitação, Planejamento Territorial, Transporte e Mobilidade. O Município de Belterra está representado pelo Vereador Willames Sousa e Jeise Nascimento, da Comunidade de Porto Novo escolhidos na Conferência Municipal que aconteceu no dia 31 de maio. O Evento que acontece no Hangar de Convenções da Amazônica, também discute o Estatuto das Cidades e a criação dos Conselhos das Cidades.
Na V Conferência serão aprovadas as propostas que serão levadas para a Conferência Nacional, que será realizada em novembro deste ano. De acordo com o delegado, na Conferência, Willames Sousa o evento é um espaço para construção coletiva de políticas públicas que garantam a melhoria da qualidade de vida das pessoas nos municípios “Os eixos que estão sendo discutidos possibilitarão a construção do Estatuto das Cidades, a criação dos Conselhos das Cidades nos municípios, permitindo assim o fortalecimento do controle social de cada cidade e consequentemente a efetivação de políticas públicas que garantam a melhoria da qualidade de vida nos municípios que participam desta Conferência” ressaltou Delegado.
A representante da Comissão Preparatória Estadual, Silvia Rodrigues, explicou como cada eixo trabalhará a temática da V Conferência:
– No eixo Habitação serão discutidas propostas para programas habitacionais que beneficiem principalmente famílias de baixa renda. Programas como o PAC, Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal e Cheque Moradia, do Governo Estadual, terão espaço de discussão dentro dos grupos temáticos.
– No eixo saneamento, os grupos elaborarão propostas que visem a melhoria da qualidade da água e a implantação de sistemas de tratamento, já que vários municípios ainda não têm definição das áreas da União, do Estado e Municipais.
– O Planejamento territorial é um dos eixos mais polêmicos, pois discute a regularização fundiária nas áreas urbanas das cidades. A regularização é importante porque as prefeituras ficam aptas a receberem recursos do governo federal para investir no planejamento das cidades.
– O eixo Transporte e Mobilidade discute propostas para solucionar os problemas de transporte público, acessibilidade e alternativas de transportes para as cidades.
Durante o evento houve apresentações culturais dentre elas o Grupo Parafolcórico “Frutos do Pará”.
PREFEITURA DE BELTERRA INICIA ABERTURA DA TRANSTAPAJÓS TRECHO DE PINI A ITAPAIUNA
A Prefeita de Belterra, Dilma Serrão e a equipe da Secretaria Municipal de Obras, Viação e Infraestrutura – SEMOVI estão em visita às Comunidades rurais, para avaliação dos trechos críticos das estradas, para dar continuidade aos trabalhos de recuperação das estradas, a exemplo da estrada vicinal no Km 108 da BR 163.
Na última terça (06/09) a Prefeita de Belterra Dilma Serrão, o Secretário da SEMOVI Neilton Miranda e o Vereador Willames Sousa estiveram na estrada Transtapajós com maquinários, para iniciar o serviço de abertura do trecho de Pini à Itapaina.
O trabalho consiste na abertura dos trechos mais estreitos, empiçarramento, limpeza das laterais para o escoamento das águas, construção de pontes e compactação do solo.
De acordo com o secretário, Neilton Miranda, a frota de máquinas e caminhões do município está na região para melhorar os serviços que o Governo Municipal presta para as comunidades que necessitam das estradas em perfeita condições para a trafegabilidade, a exemplo do transporte escolar “Estamos trabalhando incansavelmente para deixar as estradas sempre em boas condições de trafegabilidade, para que as comunidades possam escoar melhor a sua produção e também para que o transporte escolar tenha mais condições de circulação” explicou o secretário.
Os serviços estão sendo realizados pelo Governo Juntos Queremos Mais em parceria com as comunidades da Flona do Alto Tapajós, e nesta acão da Prefeitura serão beneficiadas as comunidades de Pini, Aldeia de taquara, Matanxim, Prainha I, Prainha II e Itapaiúna.
PREFEITURA FAZ A RECUPERAÇÃO DA VICINAL NO KM 108
A Prefeitura Municipal Belterra/PA, por meio da Secretaria Municipal de Obras, viação e Infraestrutura-SEMOVI, que tem à frente o secretário Neilton Miranda, realizou do dia 28 de agosto ao dia 06 de setembro a recuperação da estrada vicinal do Km 108 da BR 163.
Fruto de uma parceria da Prefeitura Municipal, Moradores e Empresários que prestam serviços na região (Galo e Maria Freire) a recuperação além de melhorar a trafegabilidades da população que são atendidas pela vicinal, possibilitará o melhor escoamento da produção, principalmente dos pequenos produtores.
Na última terça (10/09), A Prefeita de Belterra Dilma Serrão, autorizou que uma equipe inicie os trabalhos de abertura, empiçarramento e construção de pontes da estrada Transtapajós.
BELTERRA PARTICIPOU DA CONFERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO EM SANTARÉM
Com o tema “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação” foi realizada nos dias 10 e 11 de setembro, no Auditório da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, a Conferência Regional de Educação (Baixo-Amazonas) em Santarém.
No Primeiro dia do evento houve a apresentação dos Delegados dos Municípios, a leitura do Regimento, formação de grupos por eixos para sistematização das proposições das Conferências Municipais. No segundo dia houve a leitura das propostas e aprovação das mesmas, e a escolha dos Delegados que irão representar o Baixo-Amazonas na Conferência Estadual que será realizada em Belém nos dias 04 e 05 de outubro. Assuntos como Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração foram pautas de estudos no evento.
Estiveram representando o Município de Belterra na Conferência a Presidente do Conselho Municipal de Educação, Dilma Bentes, Professores Helivelton Noronha e Marcos Vinicius, além da Pedagoga Bruna Marques. Os Municípios de Santarém, Monte Alegre, Juruti, Óbidos, Prainha, Oriximiná, Alenquer e Terra Santa também tiveram participantes no evento.
Fonte: RG 15/O Impacto e Tadeu Pinho