HRBA realiza o II Workshop de Gestão de Pessoas do Oeste do Pará
Com o objetivo debater um tema de extrema relevância em qualquer empresa e também de proporcionar maior interação entre acadêmicos das universidades santarenas e o mercado de trabalho, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), administrado pela parceria entre Governo do Estado do Pará e Pró-Saúde, realizou na última semana no auditório do Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES) o II Workshop de Gestão de Pessoas com o tema: “Formação Acadêmica e Mercado de Trabalho”. Estudantes universitários, profissionais do HRBA e do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) participaram durante o dia de uma vasta programação que despertou nos acadêmicos um novo olhar para as exigências do mercado de trabalho, experiência vivenciada durante os estágios obrigatórios e que podem definir um futuro profissional bem sucedido.
Durante o workshop aconteceram palestras sobre a”Formação Acadêmica para o Mercado de Trabalho”, “O estilo de trabalho das gerações X, Y e Z”, Mesas Redondas, Oficina “Abrindo as janelas para o mercado” e um “Show Motivacional”. A programação contou com a presença do Professor Universitário Haroldo Bentes – IESPES, a Gerente de RH da Cargill Ivonete Souza, a Diretora Administrativo do HRBA, Meredith Barcelos, além da Gerente do CIEE, Monique Damasceno e do conferencista nacional, Adil Lancaster.
De acordo com o Diretor de Ensino e Pesquisa do HRBA (DEP), Professor Luiz Fernando Gouveia, a realização do Workshop de Gestão de Pessoas surgiu da necessidade de trabalhar a formação profissional já que as universidades cuidam da formação acadêmica. “Diferentemente dos outros workshops, em que o hospital proporciona conhecimento assistencial ao profissional, nós buscamos mostrar o que a empresa precisa, qual a necessidade destes acadêmicos quando saírem para o mercado, qual foi a sua formação, como eles devem se posicionar, e nesse sentido queremos dar assistência necessária aos acadêmicos como se fosse um alicerce de um prédio, com conhecimento, postura ética, e sempre buscando conhecimento sobre sua profissão”, enfatizou.
Atualmente, o HRBA busca a certificação junto aos Ministérios da Saúde e da Educação como um Hospital Ensino, e mesmo antes da certificação este compromisso do Governo do Estado e da Pró-Saúde já é realidade em Santarém. “Um dos itens que nós almejamos é a formação. O Hospital qualifica seus profissionais na busca da melhor assistência à população e proporcionar aos estudantes uma melhor qualificação enquanto estagiários para que ele venha prestar uma assistência de qualidade e segurança seja na área da saúde ou mesmo na gestão”, falou Luiz Fernando, ao citar os projetos de formação e multidisciplinaridade do HRBA.
Para os estudantes universitários, a realização de debates sobre o comportamento para conquistar uma vaga no mercado de trabalho devem ser realizados com mais frequência. A estudante do curso de Radiologia, Cirene Oliveira, disse que conseguir um emprego é apenas o primeiro passo. “O evento de hoje está mostrando como a gente deve se portar, não apenas para conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Mas, para assegurar a nossa permanência. Hoje o mercado é muito competitivo, antes bastava termos um curso de nível superior. Agora devemos ter um diferencial, e qual será o nosso diferencial é o que está sendo apresentado para que possamos ser contratados e ter uma carreira sólida”, disse Cirene Oliveira.
O estudante de Psicologia, Thales Costa, enfatizou que o caminho do sucesso começa a ser trilhado ainda nas universidades, se consolida após a contratação e precisa ser mantido diariamente. “Ser um bom profissional é algo que inicia deste o primeiro dia de aula. Como é a minha postura como estudante? Como eu serei um profissional diferente? Nossas dúvidas são muitas, e com esse diálogo nós distinguimos a teoria aprendida na universidade com a prática da empresa, no caso do Hospital Regional de Santarém, que trabalha esse tema com uma programação bem diversificada e divertida”, complementou o estudante de Psicologia.
A Gestora do CIEE falou da importância de eventos como o II Workshop de Gestão de Pessoas realizado pelo HRBA. “Esse tipo de evento é uma oportunidade para os acadêmicos conhecerem o mercado de trabalho. Essa iniciativa do Hospital Regional de Santarém, que é a segunda maior entidade em geração de empregos na nossa região, propicia aos estudantes conhecerem qual a postura a ser adotada dentro de uma grande empresa. A visão corporativa não é cultuada dentro das universidades e esse é o momento de tirar as dúvidas sobre o mercado de trabalho”, disse Monique após parabenizar a iniciativa do HRBA.
O Diretor do HRBA, Hebert Moreschi enfatizou que além da assistência de qualidade, segura e humanizada à população do Oeste do Pará, o Hospital Regional também tem o compromisso com a formação e qualificação dos profissionais da saúde. “Estou muito feliz com o sucesso do nosso II Workshop de Gestão de Pessoas. A melhoria contínua dos serviços de saúde de nossa região passa necessariamente pela formação e qualificação de nossos profissionais. Hoje, o HRBA dispões da residência médica, residência multiprofissional e mais de 400 estagiários por mês em diversas áreas de atuação. Parabenizo a Diretora Administro-Financeira, Meredith Barcellos, o Diretor de Ensino e Pesquisa, Luiz Fernando Gouveia e nossa equipe de Gestão de Pessoas pela iniciativa de saírem dos muros do HRBA e irem até às universidades e acadêmicos para repassar informações importantes sobre o mercado de trabalho e que os espera após a formação”, concluiu Hebert Moreschi.
Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/HRBA
Muito legal a iniciativa do HRBA em promover esse evento. O HRBA tem sido muito importante para trazer tecnologias em saúde para nossa região, além disso tem feito com que a qualificação dos profissionais de saúde evolua também.
Parabéns a todos do HRBA pelo trabalho realizado.