Miritituba realiza com sucesso seu 1º Festival do Buriti
Com público estimado mais de três mil pessoas, o Distrito de Miritituba, no município de Itaituba, Oeste do Pará, promoveu na noite de sábado, dia 15, o seu primeiro Festival do Buriti, numa alusão a presença em abundância dessa palmeira existente no Distrito, inclusive como nome de um bairro.
Na programação cultural numa prévia da apresentação folclórica se apresentou a dupla Daniel e Rafael, que num show Voz e Viola interpretaram vários sucessos da MPB. No decorrer do Festival foram vendidos produtos derivados do Buriti nas barracas, que também venderam bebidas e comidas contribuindo como geração de renda dentro do evento.
O Festival teve organização geral da líder comunitária Bete do Carmo e coordenação artística de Mailson Oliveira, que criou a dança “A lenda do Buriti” com apresentação da Rainha e da Cunhãporanga, onde contou sobre a origem da Palmeira em dança que reuniu quase cinqüenta jovens e crianças, numa performance que arrancou aplausos do público presente.
O 1º Festival do Buruti, segundo sua idealizadora Bete do Carmo, teve apoio de empresários de Itaituba e Miritituba e de toda a comunidade, já que o objetivo da criação do Festival é torná-lo um grande evento que possa entrar no calendário turístico cultural do Município pela sua expressividade folclórica, artística, cultural.
Os patrocinadores do 1º Festival do Buriti de Miritituba foram Empresários Magrão (Hidropará), vereadora Célia Martins, Viola Auto Peças, empresário Valmir Clímaco, Móveis Gazin, Transbrasiliana, Samuel do Óleo, Auto Posto Mimoso e Nem de Miritituba e Rafa Motos, bem como empresas portuárias recém instaladas no Distrito.
Fonte: RG 15/O Impacto e Nazareno Santos