Mais nove escolas recebem autorização para emitir certificados

Autoridades presentes na sessão da Câmara
Autoridades presentes na sessão da Câmara

Foi realizada esta semana nas dependências da Câmara Municipal de Juruti, uma sessão solene de entrega de resoluções de autorização das escolas municipais: José Roberto Pimentel (Café Torrado), Getúlio Vargas (Vila de Castanhal), Mário Pereira Filho (Vila de Tabatinga), Mário Francisco Ribeiro (Urucurana), Ana Maria Albuquerque (Igarapé Açú), Teófilo Batista de Lira (São Benedito), Amauri da Silva Moraes (São Paulo), Maria da Silva Pereira (Cidade), e Raimundo de Sousa Coelho (Cidade).
Há vários anos essas escolas vinham funcionando normalmente, mas não podiam expedir os certificados de concussão de ensino aos seus alunos, o que acabava sendo feito pela própria secretaria de educação. Com isso, os estudantes enfrentaram dificuldades para comprovar sua escolaridade, mas agora as escolas estão respaldadas a expedirem esses documentos sem se preocuparem com problemas que anteriormente aconteciam. No ato de receber a documentação notava-se no rosto de cada diretor a felicidade, já que a luta foi incansável.
Na sessão solene estiveram presentes o  vice-prefeito Jonas Morais, vereadores Fladimir Andrade e Heriana Santos, secretária municipal de Educação, Régia Pinheiro, membros do Conselho Municipal de Educação, diretores, secretários e coordenadores.

Em seu pronunciamento a secretária de educação, Régia Pinheiro, destacou o avanço da educação de Juruti lembrando que em anos anteriores a maioria dos professores era leiga, mas hoje praticamente todos os profissionais que estão atuando em sala de aula são graduados e pós-graduados. Ela ressaltou ainda o esforço do atual governo para  continuar avançando na questão educacional e tornar Juruti uma referência na região nesse setor, tanto na qualidade de ensino, quanto em outros aspectos, como o salários dos profissionais.

Prefeito reúne com gerente do Incra e lideranças de assentamentos

Prefeito Marco Aurélio reuniu com superintendente interino do Incra, Adalberto Anequino
Prefeito Marco Aurélio reuniu com superintendente interino do Incra, Adalberto Anequino

O prefeito Marco Aurélio Dolzane do Couto, acompanhado dos presidentes de três associações de assentados do município de Juruti, Izaías Rodrigues Vitor (Acoglec); Cristiano Pereira Pimentel (Apras); Eneias Bruce da Silva (Aprapaevid); e do assessor de imprensa do gabinete, Rui Neri Rebelo, foi recebido na última sexta-feira, 13, pelo superintendente interino do Incra em Santarém, Adalberto Anequino.
O encontro serviu para discutir o PNHR (Plano Nacional de Habitação Rural) também conhecido como Minha Casa Minha Vida Rural. Segundo Marco Aurélio, a presença das lideranças dos assentamentos foi importante para que a direção do Incra sentisse de perto que o interesse não é apenas da administração municipal, mas da própria população desses assentamentos que busca por melhores dias para suas famílias.
De acordo com Adalberto Anequino, o Incra já tem aprovado o recursos necessário para a construção de pelo menos 2.800 casas nos assentamentos de Juruti, o que vai injetar recurso na ordem de R$ 100 milhões na nossa economia. De acordo com ele, falta apenas as associações apresentarem os projetos com indicação das coordenadas para que a construção seja iniciada.

 O prefeito de Juruti garantiu dar todo apoio às associações para que seja feito todo o processo necessário, inclusive colocando pessoas e veículos à disposição dos assentados. Pelas informações do Incra deverão ser beneficiados os seguintes assentamentos de Juruti: Curumucuri, Valha Me Deus, Socó, Paraná de Dona Rosa, Santa Rita, Salé, Balaio e Nova Esperança.

“As coisas estão acontecendo e isso é muito bom para nossas comunidades. Por isso, agradecemos o apoio que o prefeito Marquinho vem dando para nossas associações”, disse o comunitário Izaías Vitor.

Curtas de Juruti

Olimpíada de matemática: No último dia 14 de setembro de 2013, aconteceu na Escola Zelinda de Souza Guimarães as Olimpíadas Brasileiras de Matemática (OBMEP); para isso a SEMED , através da Coordenação do Transporte Escolar, organizou o deslocamento dos alunos de todas as regiões do município de Juruti, inclusive Mamuru Rio e Mamuru Planalto, para participarem do exame. É bom ressaltar que professores, coordenadores, diretores acompanharam os alunos para evitar qualquer problema. Durante a realização do exame a secretária de Educação, Régia Pinheiro, e o Secretário de Finanças, Gustavo Hamoy, estiveram na escola acompanhando o andamento da olimpíada e aproveitaram para parabenizar os participantes.

 Academia da saúde: Já estão em estado acelerado as obras de mais uma opção a ser oferecida pela Prefeitura de Juruti para seus moradores. Trata-se da Academia da Saúde que tem financiamento do Governo Federal e em Juruti tem a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, tendo à frente a competente secretária Ana Márcia Cunha. Esse mais novo espaço de lazer e atividades físicas fica localizado na área em frente ao Fórum de Justiça, no bairro Maracanã. Assim que estiver pronto as pessoas poderão praticar atividades físicas e recreativas sempre sob a supervisão de um profissional capacitado para tal. É a Prefeitura de Juruti buscando melhoria da qualidade de vida para a população.

Calçada Cidadã: Continua com muito sucesso o projeto “Calçada Cidadã”, uma ação do governo Marquinho e Jonas que vem recebendo inúmeros elogios das pessoas que moram em Juruti e daquelas que visitam nossa cidade. Várias ruas de vários bairros já foram beneficiadas. No momento, os operários concluem o trecho mais demorado que fia em frente ao colégio Américo Pereira Lima, onde além da calçada, foi construído espaço para estacionamento de veículos, arborização e bancos. O objetivo do prefeito Marquinho é levar essa estrutura para todos os bairros de Juruti tornando as ruas mais seguras principalmente para o pedestre. Após a conclusão do projeto, que tem a supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura,  através da senhora Andréa Alves, será feita uma campanha de conscientização para que as pessoas não ocupem as calçadas para fins particulares; devem deixar para o uso público.

Mônica Brita volta aos trabalhos, após cirurgia vascular
Mônica Brita volta aos trabalhos, após cirurgia vascular

Pagamento pela Caixa: O Departamento de Pessoal da Prefeitura de Juruti está comunicando a todos os servidores públicos municipais que desejarem receber seus vencimentos pela Caixa Econômica Federal que procurem por todo este mês de setembro o referido setor para realizar todo o processo de autorização. A secretária municipal de Administração, Daliane Guimarães e a Chefe do Setor de Pessoal, Sebastiana Silva, informam que cabe a cada servidor optar por receber seu pagamento pela CEF ou se desejar continuar no banco onde já está nem precisa comparecer à Semad.

Mônica está de volta: A vereadora Mônica Brito (PPS), vice-presidente da Câmara Municipal de Juruti, está de volta aos trabalhos legislativos depois de ficar afastada para a realização de uma cirurgia vascular. A própria parlamentar informou que estava com licença médica de 30 dias em Santarém onde fez seu procedimento cirúrgico no Hospital Regional do Baixo Amazonas. De volta ao Palácio Legislativo, a parlamentar promete continuar seu trabalho em defesa dos interesses da população de Juruti, apresentando projetos que visem o desenvolvimento de nosso município.

Fonte: RG 15/O Impacto e Rui Neri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *