Santarém terá representação na Conferência Nacional das Cidades

Valdir Mathias comandará equipe na Conferência
Valdir Mathias comandará equipe na Conferência

A V Conferência Estadual das Cidades, realizada em Belém, durante os dias 12,13 e 14 deste mês reuniu 663 delegados de 142 municípios eleitos durantes as Conferências Municipais. A delegação de Santarém coordenada pelo Secretario de Planejamento e Desenvolvimento, Valdir Matias Jr. contou com sete dos nove delegados eleitos na conferência municipal. Na Conferência Estadual foram aprovadas as propostas que serão levadas para a Conferência Nacional, que será realizada em novembro deste ano.

De acordo com o titular da SEMDE, Santarém não poderia deixar de apresentar as prioridades do município, já que a população necessita dos programas habitacionais que beneficiem principalmente famílias de baixa renda.

“Alguns assuntos estiveram em pauta: a melhoria da qualidade da água com a implantação de sistema de tratamento, a regularização fundiária das terras do município, este que é um tema bem complexo, mais necessário e importante para a garantia de recursos do governo federal e o planejamento da cidade. O transporte público, acessibilidade e alternativas de transportes para o município”, explicou Matias Jr.

Para o vereador Marcilio Cabral, eleito para representar o Poder Legislativo na Conferência Nacional, Santarém teve uma participação bastante atuante com a escolha de quatro conselheiros para a etapa nacional. Valdir Matias Jr. esteve na mesa coordenando o processo de votação das propostas, como representante da região oeste. Segundo ele, muitas das propostas apresentadas na etapa municipal foram replicadas para a nacional, conforme as especificidades das políticas do Ministério das Cidades.

No final do quesito Poder público Santarém, em união com Carajás e Marajó, conseguiu desbancar as propostas apresentadas por Belém e a região nordeste do estado. No geral, a região oeste ficou com as representações conforme os quesitos:

Poder Público Municipal: Titular: Vereador Marcilio Cabral (Santarém) – Poder Legislativo; Izailton de Souza (Mojuí dos Campos) – Poder Executivo e o suplente do município de Itaituba.

Vitoria do Xingu ficou a terceira representação, como titular e a suplência para o município de Juruti.

Academia: Titular: José de Lima Pereira (FIT/ Santarém) e mais o suplente a ser indicado pela Academia.

Movimento Social: Titular: Giovane dos Santos (Santarém)

As propostas aprovadas na Conferencia Nacional, no período de 20 a 24 de novembro em Brasília, serão para definir as políticas do Ministério das Cidades para o triênio 2014/2016. A delegação santarena será composta por: Valdir Matias Jr (SEMDE); José de Lima Pereira (IGT/SEMDE); Marcilio Cabral (CMS); Rogelio Cebuliski (CMS); Sara Pereira (FAMCOS); Giovane dos Santos (UNECOS); Marilene da Silva (STTR/STM) e ainda Alberto Oliveira (ACES) e Dilson Quaresma (CHDU/PMS). 

PREFEITURA INICIA A RECONSTRUÇÃO DO ANEL VIÁRIO DA GRANDE ÁREA DO SANTARENZINHO 

Várias artérias do Santarenzinho receberão melhorias
Várias artérias do Santarenzinho receberão melhorias

A Prefeitura de Santarém iniciou na terça-feira, 17, a reconstrução do anel viário da grande área do Santarenzinho. Serão quase 5000 metros de pavimentação asfáltica cortando seis bairros: Santarenzinho, Amparo, Novo Horizonte, São Cristóvão, Alvorada e Conquista. A pavimentação do anel viário começou na Rua Tomé de Souza, com a Rodovia Fernando Guilhon e seguirá pelas Ruas São Jorge, Jader Barbalho, Ituqui até chegar à Travessa Resistência, saindo na Rodovia Fernando Guilhon. Os recursos são provenientes de convênio entre a Prefeitura e o Ministério das Cidades, com a Caixa Econômica Federal como agente financeiro e  contrapartida do município. O prefeito Alexandre Von, o secretário de Infraestrutura, Edilson Pimentel, o presidente da Câmara de Vereadores, Henderson Pinto, e as lideranças comunitárias dos bairros da grande área do Santarenzinho – Isabel Castro, Josiel Colares (presidente da Associação de Moradores do Santarenzinho), Petrúcia Carmen (presidente do Conselho Comunitário do Santarenzinho), Rosimery Rabelo (presidente da Associação de Moradores do bairro Alvorada) – estiveram presentes no início dos trabalhos.

De acordo com o prefeito Alexandre Von, o anel viário do Santarenzinho foi pavimentado pela primeira vez há mais de dez anos. “Seguramente vai facilitar a mobilidade e a integração entre os bairros da grande área do Santarenzinho”, observa o prefeito.

A reconstrução do anel será feita em duas etapas: a primeira com a aplicação de uma camada de regularização de três centímetros e depois, na segunda, com a aplicação de uma camada em C.B.U.Q (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) com dois centímetros.

Pavimentação de vias estratégicas 

Na oportunidade, o gestor santareno comentou sobre obras de pavimentação já concluídas, casos da Turiano Meira (entre Mendonça Furtado e São Sebastião), as duas cabeças da Mendonça Furtado, a Borges Leal, até o cruzamento com a Barão do Rio Branco – a Prefeitura deve concluir totalmente o recapeamento chegando até a Avenida Amazonas, na vila Arigó.

“Estamos concluindo a Magalhães Barata no trecho entre a João XXIII e a Avenida Cuiabá. Temos ainda Muiraquitã, em um trecho bastante danificado entre a Sérgio Henn e Curuá-Una. Vamos também para Gonçalves Dias, Álvaro Adolfo, Antônio Simões, Elinaldo Barbosa e anel do Maracanã”, exemplifica.

Além da pavimentação de vias já asfaltadas, o prefeito observou a necessidade de pavimentação de ruas que nunca receberam o serviço.

“Um bom exemplo é a a Turiano Meira, que foi pavimentada da Rui Barbosa até a Muiraquitã, depois foi pavimentada da Moaçara até a Edivaldo Leite, no bairro do Santo André, e ficou um trecho que não une as duas pontas que vai daTuriano até a Avenida Moaçara”, explica.

As Avenidas Dom Frederico Costa e Moaçara também estão no planejamento de reconstrução da pavimentação da Prefeitura. Para a realização do serviço, o município está construindo uma parceria com o governo do estado do Pará para executar a obra.

SMT E EMPRESÁRIOS DEFINEM USO DE COLETIVOS DURANTE O ÇAIRÉ 

Empresários de transportes coletivos de Santarém e equipe de planejamento da SMT reuniram-se para definir como será a programação do transporte coletivo durante a festa do Çairé, que acontece de 19 a 23 de setembro, na vila balneária de Alter do Chão. Na ocasião os empresários se comprometeram a disponibilizar 50 ônibus, podendo aumentar esse número para até 70, credenciando ônibus de fretamento, caso a demanda seja justificada.

Ficou definido também que não haverá aumento da passagem. O valor atual é de R$ 2,50. Os veículos credenciados não poderão desviar da rota usual, que tem ponto de partida da Praça Tiradentes. Em Alter-do-Chão, a concentração será no terminal de passageiros da vila.

Pelos cálculos da equipe responsável pelo controle,  nos horários de pico, deverá sair um ônibus a cada 5 minutos. Uma forma de evitar os congestionamentos é o usuário procurar viajar de forma antecipada. Os horários sugeridos são de Santarém para Alter-do-Chão entre 09 e 11 horas da manhã e retorno entre 15 e 17 horas.

Fonte: R 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *