Conselho Tutelar fiscalizará com rigor menores no Sairé

Conselheiras tutelares
Conselheiras tutelares

Com o objetivo de garantir segurança a adolescentes e crianças durante o Sairé de Alter do Chão, o Conselho Tutelar de Santarém promete intensificar as fiscalizações na vila balneária. O Conselho Tutelar II informou que vai atuar durante a Festa do Sairé para fazer cumprir a portaria do Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Santarém.

A equipe já está toda escalada para os serviços nas praias, praças, bares, casas de shows e em outros estabelecimentos de grande concentração pública.

Segundo a coordenadora do Conselho Tutelar II, Rose Silva, que atua na grande área do Santarenzinho, os trabalhos serão desenvolvidos em parceria com todos os órgãos de segurança de Santarém para garantir a integridade das crianças e adolescentes.

Durante as operações do PTRAN, na Rodovia Everaldo Martins, haverá a presença de um conselheiro para evitar que crianças ou adolescentes sigam nos ônibus desacompanhadas dos pais ou responsáveis legais.

Pela portaria do juizado da infância e da juventude nenhuma criança até 12 anos de idade poderá permanecer além das 24 horas nos eventos.

Os adolescentes poderão permanecer até às 2 horas, se acompanhados dos pais ou responsáveis legais.

SEGURANÇA: Foi realizada na sexta-feira, 13, a última reunião que antecede a festa do Sairé 2013. Participaram a coordenação da festa, presidentes dos botos Tucuxi e Cor-de-Rosa, Magma Eventos, 3º BPM, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos, patrocinadores e todas as Secretarias e Coordenadorias da Prefeitura de Santarém. Na ocasião foram discutidos pontos referentes à segurança, infraestrutura, logística e a programação do Sairé.

O prefeito Alexandre Von destacou a estrutura que está sendo montada na Praça do Sairé e adiantou que a população vai se surpreender positivamente com o que vai encontrar na vila de Alter do Chão. “A Praça do Sairé foi totalmente reconstruída, a capacidade de público praticamente dobrada, fora o trabalho de infraestrutura no entorno. Este será um Sairé bonito de se ver e muito seguro para as famílias que freqüentarem”, disse o Prefeito.

OPERAÇÃO SAIRÉ: O Comando do 3º BPM anunciou que desde quinta-feira, 19, até o dia 23 deste mês, iniciará, na Vila Balneária de Alter do Chão, a “Operação Sairé 2013”, sob responsabilidade de execução do Comandante do 3º BPM, Ten. Cel./PM Risuenho, atendendo toda a área da vila, incluindo barreiras na extensão da Rod. Everaldo Martins (PA 457) e em especial no balneário de Alter do Chão, garantindo a Ordem Pública, mediante atuação no policiamento ostensivo, nas suas diversas modalidades, inclusive com apoio do helicóptero Guardião 05 e Lancha do GTO integrado aos demais órgãos do sistema de Segurança Pública e segmentos sociais locais. Executando as atividades de policiamento ostensivo atuando, sobretudo, de maneira preventiva e eventualmente repressiva visando coibir condutas irregulares praticadas por indivíduos que poderiam atuar de forma negativa, interferindo no bom andamento dos eventos, e na manutenção da ordem pública. O 3º BPM se fará presente nesta operação com um efetivo em torno de 830 policiais.

OUTRAS AÇÕES DE SEGURANÇA: No setor marítimo, o Sub-comandante da Capitania dos Portos, Roberto Mendonça, informou que, “cinco militares e duas lanchas estarão realizando a fiscalização, e na possibilidade da utilização de uma motoaquatica”. Já o efetivo do 4º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) será 200 militares. Devem utilizar 2 lanchas e 2 viaturas (1 na vila balneária e 1 outra na barreira). O titular da Superintendência Regional de Polícia Civil do Baixo e Médio Amazonas, delegado Gilberto Aguiar, informou que as ações de segurança do policiamento civil no evento terão na logística, uma embarcação para suporte.

TRANSPORTE COLETIVO: Empresários de transportes coletivos de Santarém e equipe de planejamento da SMT definiram a programação do transporte coletivo durante a festa do Sairé, que iniciou oficialmente na quinta-feira, 19, com encerramento programado para o dia 23, na vila balneária de Alter do Chão. Na ocasião, os empresários se comprometeram a disponibilizar 50 ônibus, podendo aumentar esse número para até 70, credenciando ônibus de fretamento, caso a demanda seja justificada.

Os empresários definiram também que não haverá aumento da passagem. O valor atual é de R$ 2,50. Os veículos credenciados não poderão desviar da rota usual, que tem ponto de partida da Praça Tiradentes. Em Alter-do-Chão, a concentração será no terminal de passageiros da vila.

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *