Alcoa falou sobre sustentabilidade nas organizações

Franklin L. Feder, presidente da Alcoa
Franklin L. Feder, presidente da Alcoa

Franklin L. Feder, presidente da Alcoa América Latina & Caribe, foi um dos palestrantes do encontro Plataforma Liderança Sustentável, que aconteceu na sexta-feira (4 de outubro) no auditório Albano Franco, na FIEPA. O evento, inédito em Belém, reuniu gestores, estudantes e demais interessados no assunto, e teve como foco o debate de como as empresas estão envolvendo e educando líderes para a sustentabilidade, além de falar sobre os desafios das organizações dentro do tema e compartilhar experiências.

A sustentabilidade como pilar no planejamento estratégico da Alcoa foi um dos destaques durante a apresentação de Feder. A companhia, que neste ano completa 125 anos de atividade mundial, apresentou recentemente seu Relatório de Sustentabilidade 2012 baseado nas diretrizes da GRI (Global Reporting Initiative), um modelo de relatório completo que é referência nesta área. Dados como redução na emissão de gases e no consumo de água são destaque no documento. Os desafios e conquistas da unidade da companhia em Juruti, no oeste do Estado, também será um dos assuntos abordados. Na época da implantação da mina de bauxita, o licenciamento ambiental foi considerado uma referência no setor. O projeto no Pará completou quatro anos de operação em setembro.

De acordo com Feder, “não basta ser um líder que fala e pratica a sustentabilidade. O importante é que toda a empresa acredite na importância dos conceitos básicos e execute-os”, disse. “O maior desafio de uma organização que busca ser sustentável está em como disseminar entre os seus membros as características básicas de uma empresa sustentável. É fundamental que cada um entenda o seu papel e pratique diariamente a responsabilidade social, ambiental e a cidadania”, ressaltou.

Após as palestras com os líderes convidados, aconteceu o workshop “Liderança Sustentável: como inserir a sustentabilidade na gestão e na cultura da empresa”. Os participantes conheceram cases de inspiração e educação de líderes para a sustentabilidade e, em seguida interagiram entre si por meio de dinâmicas de grupo. O objetivo é conscientizar os gestores locais sobre a importância e o papel de cada um na transformação das organizações.

“Sabemos que as empresas que mais avançam nesse tema são aquelas nas quais a alta liderança acredita e pratica, de fato, os valores da sustentabilidade. Mas sabemos, também, que as lideranças sustentáveis podem estar latentes em vários setores da empresa. O que a Plataforma Liderança Sustentável procura fazer é, justamente, despertar essas potenciais lideranças para que, efetivamente, atuem de maneira prática para tornar as suas empresas mais sustentáveis”, afirma Ricardo Voltolini, idealizador da Plataforma.

A Plataforma Liderança Sustentável é um movimento criado pela consultoria Ideia Sustentável: Estratégia e Inteligência em Sustentabilidade e pretende inspirar, conectar e educar líderes para a sustentabilidade. Este é o 6º encontro regional realizado em 2013. A entrada para o evento em Belém foi gratuita, porém, as vagas foram limitadas.

Sobre a Alcoa – A Alcoa Alumínio S.A. integra a Alcoa Inc., líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado, assim como a maior mineradora de bauxita e refinadora de alumina do mundo. Com atuação em 30 países, a Alcoa Inc. possui 61 mil funcionários e integra pela décima primeira vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Presente na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com cerca de sete mil funcionários na região e possui operações no Brasil, Jamaica e Suriname. Neste ano, a Companhia completa 125 anos de atuação no mundo.

No Brasil a Companhia atua em toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a mineração da bauxita até a produção de transformados. A Alcoa possui seis unidades produtivas e três escritórios distribuídos no Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. A empresa possui ainda participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho e Barra Grande na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Serra do Facão em Goiás; e Estreito, entre o Maranhão e Tocantins. Em 2012, a empresa registrou faturamento de R$ 2.6 bilhões no Brasil. No mesmo ano foi considerada referência em sustentabilidade, ficando entre as 21 empresas-modelo do Guia Exame de Sustentabilidade. Em 2013, foi reconhecida pela décima segunda vez como uma das Melhores Empresas para Trabalhar e pela segunda vez consecutiva como a Melhor Empresa para a Mulher Trabalhar no Brasil, pelo Great Place to Work Institute. Para mais informações, visite o www.alcoa.com.br e siga @Alcoa no Twitter em twitter.com/AlcoaBrasil e no Facebook em facebook.com/AlcoaBrasil

Fábio Abdala, Nícia Coutinho, Renata Puchala, Gustavo Hamoy e Caetano Scannavino
Fábio Abdala, Nícia Coutinho, Renata Puchala, Gustavo Hamoy e Caetano Scannavino

ALIANÇA TAPAJÓS: A iniciativa Aliança Tapajós foi oficializada dentro da programação do Encontro Anual do Fórum Amazônia Sustentável esta semana, em Belém. O protocolo visa desenvolver o potencial de negócios sustentáveis nos municípios de Santarém e Juruti, Oeste do Estado, fortalecendo cadeias de produtos florestais não-madeireiros e agroextrativistas. A iniciativa é uma parceria entre a Alcoa, Natura, o Fundo Juruti Sustentável (Funjus), o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e o Projeto Saúde e Alegria.

Na foto, os parceiros após a assinatura do documento. Da esquerda para a direita: Fábio Abdala, gerente de Sustentabilidade da Alcoa América Latina & Caribe; Nícia Coutinho, representante do Funbio; Renata Puchala, gerente de Sustentabilidade da Natura; Gustavo Hamoy, conselheiro do Funjus; e Caetano Scannavino Filho, coordenador do Projeto Saúde e Alegria.

Fonte: RG 15/O Impacto e Brenda Alvarez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *