Prefeito discute em Brasília implantação de área de apoio às operações portuárias na BR-163

Alexandre Von com membros da secretaria Nacional dos Portos
Alexandre Von com membros da secretaria Nacional dos Portos

Durante audiência em Brasília, na Secretaria Nacional de Portos (SEP), o prefeito Alexandre Von foi informado que Santarém deve ganhar nos próximos dois anos mais dois terminais de graneis sólidos – um de combustíveis e outro de fertilizantes – no porto da Companhia Docas do Pará (CDP). Por conta disso, já está sendo discutida a implantação de uma Área de Apoio Logístico Portuário (AALP), que está sendo projetada dentro da SEP. A área, de posse do Ministério do Exército, possivelmente, será implantada em frente ao 8º BEC, do lado oposto da BR-163.

A Área de Apoio Logístico Portuário deverá conter um pátio regulador de carretas para permitir que os veículos que chegarem a Santarém, em direção ao porto, dirijam-se a essa área e, partir de monitoramento e triagem dos produtos, as carretas serão seguirão ao destino final.

“A medida servirá para organizar o fluxo de carretas na área urbana da BR-163, evitando congestionamentos que prejudicam o fluxo normal de veículos ao longo da Rodovia”, explica o prefeito.

REURBANIZAÇÃO DO TRECHO URBANO DA BR-163

No Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) foi discutido o projeto de reurbanização da BR-163 no trecho urbano, inicialmente de 20 km, do porto até a entrada do município de Mojuí dos Campos. “Porém nós defendemos que esse trecho se prolongue até o Km 37 próximo ao município de Belterra”, reitera o prefeito.

Nos próximos dias 24 e 25 estarão em Santarém o diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT, José Florentino Caixeta, técnicos da Secretaria de Portos e da Companhia Docas do Pará (CDP).

“Aqui nós vamos conhecer a proposta do governo federal e sugerir aperfeiçoamento caso necessário”, pondera Alexandre Von.

VISTORIA NO COLOSSO DO TAPAJÓS

Está confirmada para segunda-feira (21), a partir das 9h, a vistoria nas instalações do estádio Colosso do Tapajós. Bombeiros, que integram a Comissão de Vistoria dos estádios, foram designados para avaliar as condições da praça de esportes para receber partidas do Campeonato Paraense 2014.

SEMINFRA REALIZA O NIVELAMENTO DE CRUZAMENTOS EM VIAS DA CIDADE 

Cruzamentos das principais vias de Santarém recebem tratamento especial
Cruzamentos das principais vias de Santarém recebem tratamento especial

A Secretaria  Municipal de Infraestrutura (SEMINFRA) está trabalhando no nivelamento de vias com serviços de drenagem em importantes cruzamentos da cidade. O trabalho consiste no assentamento de tubos de concreto e, posteriormente, aplicação de massa asfáltica para melhorar a trafegabilidade, evitando problemas de ordem mecânica nos veículos.

Atualmente  o serviço acontece no cruzamento da Travessa Professor Carvalho com Avenida Mendonça Furtado. No entanto, outras cruzamentos já receberam ações desse tipo: Rua Afonso Pena com Avenida Barão do Rio Branco, Travessa 24 de Outubro com Dois de Junho, Avenida Dom Frederico com Muiraquitã, Avenida Dom Frederico com Rua São Nicolau,  Travessa Rosa passos c/ Rua Álvaro Adolfo ( dois lados), Travessa Inácio Corrêa com Rua Joaquim Braga, Travessa Turiano Meira com Rua Tocantins, Travessa Turiano Meira com Rua Pedro Gentil, Avenida Elinaldo Barbosa com Rua Gonçalves Dias, Avenida Tropical com Rua Gonçalves Dias, Rua Tocantins com Avenida Curuá- Una,  Travessa Turiano Meira com Avenida Moaçara, Travessa Antônio Justa com Avenida Mendonça Furtado,  Travessa Luiz Barbosa com Avenida Mendonça Furtado, Avenida Frei Vicente com Travessa Marabá, Avenida Frei Vicente com Alameda 17 e Avenida Rui Barbosa com Rua Acássia Prateada.

Outras vias já estão programadas e receberão os mesmos serviços nos próximos dias.

SEMMA PARTICIPA DE CONSULTORIA SOBRE REGULAMENTAÇÃO DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL

O serviço foi contratado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), Programa Municípios Verdes (PMV) e Banco Mundial, por meio do Pará Rural. O encontro reuniu na quinta-feira, 17, representantes dos municípios de Belterra, Mojuí dos Campos e Aveiro. Além de técnicos do INCRA, EMATER, STTR e IDEFLOR.

De acordo com a Consultora de Projeto de Regulamentação do Novo Código Florestal, Luciana Costa da Fonseca, o objetivo é ouvir as aspirações dos gestores municipais, produtores e trabalhadores rurais sobre suas principais prioridades nessa regulamentação. “Neste primeiro momento vamos conhecer a realidade dos municípios e levantar as demandas para que haja a adequação no novo Código Florestal. Vamos avaliar as sugestões para atender as demandas. A previsão é que o trabalho seja concluído em fevereiro de 2014”, informou Luciana.

A consultora reuniu também com o Sindicato dos Produtores de Pecuária e grãos. Na sexta-feira, 18, às 15h, a reunião foi com o Sindicato de produtores do Setor Florestal: reflorestamento, manejo em área privada e concessão. A reunião aconteceu na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), localizada na Avenida Presidente Vargas, 4210, Caranazal.

COMDEC REALIZA ÚLTIMA REUNIÃO ANTES DO SIMULADO DE PREVENÇÃO A DESASTRES

Será na segunda-feira, 21, a partir das 9h, no auditório do Senac, a reunião para fechamento do plano de trabalho dos órgãos de segurança pública, secretarias municipais e coordenadorias diretamente envolvidas na organização do Simulado de Prevenção a Desastres( que será realizado em Santarém, na Serra da Matinha, dia 26). Também participarão da reunião, representantes dos bairros selecionados por terem áreas consideradas de risco: Santo André, Uruará, Mapiri, Matinha, Santarenzinho e Jardim Santarém, além de Ponta de Pedras e Alter do Chão. Na terça-feira, 22, iniciam as oficinas de capacitação que serão ministradas por técnicos da Secretaria Nacional de Defesa Civil, para que os envolvidos na ação saibam como agir durante o simulado.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Um comentário em “Prefeito discute em Brasília implantação de área de apoio às operações portuárias na BR-163

  • 19 de outubro de 2013 em 19:58
    Permalink

    O nivelamento de ruas em cruzamentos melhrou em muito otrfego dos veiculos. Aquela da A. Adolfo com R. Passos era de lascar. Não teve uma única vez que ao passar ali não chamasse uma FDP,

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *