Vacinação antirrábica: Meta da Divisa é imunizar mais de 50 mil animais em Santarém

Sem Título-1Já é neste sábado, 19, o Dia “D” da campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos. A mobilização vai ocorrer de 08h às 17h em 117 postos, distribuídos em todos os bairros da cidade. A meta da Divisão de Vigilância em Saúde (DIVISA) é imunizar 46 mil cães e 19 mil gatos.

Segundo o coordenador da DIVISA, João Alberto Coelho, todos os animais acima de três meses devem ser vacinados, mesmo as fêmeas prenhes ou em amamentação. João Alberto esclarece que Santarém não registra casos de raiva em animais domésticos há mais de 20 anos e a vacina antirrábica vale por um ano.

Nesta edição, a ação tem a colaboração de 500 vacinadores, distribuídos em postos situados em praças, escolas e associações. É necessário que os responsáveis dos animais sejam maiores de idade, para que as equipes consigam conter os animais na hora de injetar as doses.

“Queremos contar com a colaboração da população para continuar a manter a população imune desta doença que possui um vírus letal, sendo que a única forma de prevenção é por meio da vacina”, observa o coordenador.

Amanhã, sexta-feira, 18, equipes de vacinação participarão de reunião onde serão repassados os últimos detalhes da campanha. O encontro será no auditório da Divisão de Vigilância em Saúde, bairro Floresta, a partir das 8h.

DEFINIDA PROGRAMAÇÃO PARA O FESTIVAL DO AÇAÍ

A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria de Agricultura e Incentivo à Produção Familiar (SEMAP), em parceira com comunidade de Santa Luzia, desenvolvem nos dias 02 e 03 de novembro o 15° Festival do Açaí.  O tradicional festival faz parte do calendário da cidade, movimenta a economia da comunidade e da região do Eixo Forte. A localidade é referência no plantio, cultivo, processamento do fruto do açaí e comercialização do vinho e de produtos derivados. Durante o festival, os moradores da comunidade participam de cursos e capacitações para aprimorar o processamento do açaí e aprender novas receitas. Além disso, é desenvolvida uma programação cultural com destaque para manifestações folclóricas da região.

No dia 02/11, às 19h, será realizada a abertura oficial do evento, além do pronunciamento de autoridades, está programada a apresentação de danças regionais, entre elas o carimbó. Nesta noite também será feita a escolha da Rainha do Festival do Açaí, para esta disputa as moças da comunidade desfilam com roupas confeccionadas com material artesanal como raízes, folhas de palmeiras e cipós.

No domingo, 03/11, a partir de 9h serão comercializados os produtos derivados do açaí e o vinho da fruta. Entre as receitas, pudins, bolos, doces, algumas receitas regionais misturam ao açaí a farinha de tapioca, um derivado da mandioca muito consumido no Pará. O artesanato da região também tem um stand especial para apresentação e comercialização da produção local. Toda programação é acompanhada de música ambiente. Outro destaque da programação é o bingo (realizado às 16h) seguido de uma seresta dançante que marca o encerramento da programação.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *